A agência norte-americana responsável pela gestão da Internet e pelos nomes de domínios (Icann) anunciou ter desenvolvido uma melhoria "substancial" na segurança da Internet, impedindo os ciber-criminosos de utilizar falsos sites para enganar internautas.
Desenvolvido em parceria com a empresa Verisign, especializada em segurança na Internet, e com o departamento norte-americano do Comércio, este sistema atribui aos sites uma identificação encriptada que prova que são legítimos.
O sistema impedirá a existência de sites similares a sites reconhecidos, mas que incitam os internautas a fazer o download de vírus ou a revelar dados pessoais.
Rod Beckstrom, director do Icann, falou no sistema numa conferência sobre segurança na Internet, ontem, quarta-feira, em Las Vegas. "É sob todos os pontos de vista uma evolução histórica", assegurou.
O sistema "Domain Name System Security Extensions" (DNSSEC) acrescenta simplesmente um código secreto e específico a cada endereço da Internet.
Assim, as aplicações utilizadas actualmente na Internet poderão assegurar-se que um site é efectivamente aquele que deve ser, explicou Dan Kaminsky, especialista em segurança virtual.
Motores de busca como o Google podem, por exemplo, ser capazes de dizer se a página de identificação de um banco é, ou não, autêntica."Quando um cliente recebe um e-mail de um banco, deve estar certo que provem de um banco", sublinhou Dan Kaminsky.
Sem comentários:
Enviar um comentário