Dezenas de milhar de pessoas estão reunidas num parque de Birmingham (centro) para assistir à última grande missa do Papa Bento XVI, no último dia da visita de Estado de quatro dias ao Reino Unido.
Cinquenta e cinco mil fiéis são esperados para a missa, durante a qual o pontífice beatificará John Henry Newman, um anglicano convertido ao catolicismo no século XIX.
Segundo o Sunday Telegraph, o Papa deverá durante a missa renovar um apelo para se juntarem à fé católica aos anglicanos dececionados com a decisão da igreja Anglicana de ordenar mulheres padres ou de benzer casamentos homossexuais.
No ano passado, o Papa já tinha anunciado uma "Constituição apostólica" oferecendo aos anglicanos a adesão à Igreja Católica mas conservando uma liturgia "própria da tradição anglicana".
A deslocação de quatro dias de Bento XVI, a primeira visita de Estado de um Papa ao Reino Unido, foi em parte consagrada à aproximação das igrejas católica e anglicana, quase cinco séculos depois da rotura perpetrada pelo rei inglês Henrique VIII.
Na sexta feira, Bento XVI tornou-se no primeiro pontífice a entrar na abadia anglicana de Westminster, onde privou com o chefe da Igreja anglicana.
In' SIC
Sem comentários:
Enviar um comentário