segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Autoridade da Concorrência aprova compra do Finibanco pelo Montepio

A Autoridade da Concorrência "decidiu não se opor à operação" de compra do Finibanco pelo Montepio, tendo aprovado a operação sem quaisquer condições.

A Autoridade da Concorrência aprovou a compra do Finibanco pelo Montepio, sem impor quaisquer condições.

O regulador liderada por Manuel Sebastião acaba de anunciar que “decidiu não se opor à operação, uma vez que a mesma não é susceptível de criar ou reforçar uma posição dominante, da qual possam resultar entraves significativos à concorrência efectiva nos mercados identificados”.

Depois de analisar o impacto desta operação de concertação em 23 mercados relevantes, “designadamente, as actividades de oferta de produtos e serviços bancários a particulares e pequenos negócios, de oferta de produtos e serviços bancários a Pequenas e Médias Empresas (PME), de cartões de pagamento e de seguros”, a Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu dar “luz verde” ao negócio anunciado no final de Julho. Uma posição que implicou a consulta prévia do Banco de Portugal e do Instituto de Seguros de Portugal.

Esta decisão não foi alheia ao facto de “na banca universal em Portugal, existir um conjunto de instituições de crédito de dimensão superior à das participantes na operação de concentração”, refere o comunicado da AdC.

“No que respeita à área dos seguros, também não foram detectados problemas de natureza concorrencial decorrentes da operação de concentração em causa, quer no que respeita aos mercados dos segmentos vida, quer ainda no mercado nacional de prestação de serviços de mediação”, adianta o regulador.


In' Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário