sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Toshiba prevê que Portugal tenha 100 mil ‘tablets’ em 2011

A tecnológica apresentou o Folio 100, um ‘tablet’ multimédia e para usar em casa. E não só.

Em 2011 deverão existir cerca de 100 mil ‘tablets' em Portugal. Esta é, pelo menos, a expectativa da Toshiba, que lançou a sua versão do equipamento tecnológico do momento, o Folio 100. "O mercado dos ‘tablets' no próximo ano, em Portugal, deverá atingir as 100 mil unidades. E este é o potencial mínimo, olhando para os outros mercados", diz Jorge Borges, director de marketing da Toshiba Portugal, não especificando quantos destes equipamentos serão da marca japonesa. "Até ao final do ano esperamos vender milhares de Folios em Portugal. O ‘tablet' é o produto do Natal", antecipa o responsável da tecnológica.

O equipamento da Toshiba, que já está à venda em Portugal, "assume-se como o primeiro ‘tablet' de 10 polegadas a chegar ao mercado nacional", defende. Direccionado sobretudo para uso em casa como equipamento multimédia, o Folio custará 399 euros e só está disponível, para já, na versão ‘wi-fi'. "Dentro de alguns meses será lançada a versão 3G mas o preço não ultrapassará os 600 euros", refere Jorge Borges.

A versão 3G do Folio será lançada ao mesmo tempo que a versão 3.0 do Android Market, o mercado de aplicações do sistema operativo da Google. Até porque as aplicações existentes na versão actual do Android não existem para ‘tablet' de 10 polegadas, por uma questão de dimensão. Estas serão disponibilizadas na próxima versão do sistema operativo. Enquanto isso não acontece, a Toshiba criou a sua própria loja de aplicações, a Toshiba Marketplace. Para já tem disponíveis menos de 100 aplicações mas, com a colaboração dos programadores, espera chegar às mil até final do ano.

"O Folio é um ‘tablet' para consumo multimédia, em casa, e partilha de conteúdos", aponta Jorge Borges, referindo que será uma opção do consumidor escolher um ‘tablet' com estas características ou com outras. Actualmente, no mercado nacional, existe apenas o Samsung Galaxy Tab, em parceria com a Vodafone e a TMN, um ‘tablet' de 7 polegadas e com um preço acima de 600 euros. E, claro, o iPad da Apple, equipamento que iniciou a euforia em torno dos ‘tablets' e deverá chegar ao mercado nacional no final do ano.


Características Folio 100

- Ecrã ‘multitouch' tem 10,1 polegadas e peso de 760 gramas, com a possibilidade de ‘plug in' para ‘Flash'.

- Sistema operativo Android 2.2.

- Capacidade de armazenamento de 16GB, porta USB e autonomia da bateria até sete horas.

- Vem com o Toshiba_Media Player, o Fring, o Document to Go e o Evernote.


Visite aqui a fonte da informação

Sem comentários:

Enviar um comentário