O risco de um surto de dengue fez o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, pedir hoje a colaboração das autoridades locais de todo o país.
"A dengue é sobretudo um assunto de limpeza, de cuidado preventivo. É importante que os prefeitos realizem campanhas de limpeza e de prevenção", disse o presidente, após a divulgação de um estudo sobre os riscos da doença.
O levantamento do Ministério da Saúde em 370 cidades mostrou que 24 municípios correm o risco de um surto de dengue, com larvas do mosquito transmissor em mais de quatro por cento das moradas.
O estudo mostra também que outras 154 cidades estão em estado de alerta para a doença transmitida pelo Aedes aegypti, com índice de infestação entre um e 3,9 por cento.
Ao receber um grupo de prefeitos, em Brasília, Lula da Silva disse que as ações de limpeza podem evitar a proliferação das larvas do mosquito transmissor.
O presidente pediu que as cidades em alerta adotem medidas preventivas urgentes para evitar possíveis surtos e um aumento do número de mortes e doentes.
Lula da Silva disse esperar que a ciência consiga desenvolver um método de combate ao mosquito transmissor da dengue.
Segundo as últimas estatísticas do Ministério da Saúde, entre 01 de janeiro e 16 de outubro deste ano, foram registados 936.260 casos de dengue, com 592 mortes e 14.342 pacientes graves.
Visite a fonte da informação clicando aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário