quinta-feira, 24 de março de 2011

Macacos-de-Gibraltar reconhecem fotos dos seus amigos


Numa experiência realizada por cientistas alemães, macacos-de-Gibraltar não treinados demostraram grande interesse nas fotografias que lhes foram mostradas. Pela reacção às fotografias, os investigadores acreditam que os macacos adultos reconheceram os rostos familiares.

Este estudo, publicado na revista Animal Cognition, foi liderado por Julia Fischer do Centro Alemão dos Primatas da Universidade Gottingen.

Julia e a sua equipa, quando estavam a observar macacos no parque de vida selvagem Rocamadour, no sudoeste de França, tinham como auxiliar álbuns com fotografias de macacos para ajudar na identificação dos indivíduos em estudo. “Um dos macacos agarrou um destes álbuns e começou a olhar para as fotografias,” recordou Fischer.

Após a grande curiosidade dos macacos pelas imagens a equipa decidiu averiguar se os macacos reconheciam as fotografias. Para este fim, montaram uma experiência em que mostraram aos macacos, imagens de membros do grupo e de outros macacos não familiares.

Quando foram apresentadas fotos de rostos familiares aos macacos adultos, estes olharam rapidamente para o lado. “Os animais adultos passaram mais tempo a olhar para animais que não conheciam, sugerindo que reconheciam nas fotografias os indivíduos do seu grupo,” refere Fischer. “Os juvenis não mostraram nenhuma diferença; estavam muito interessados em todas as fotografias.”

A investigadora refere que foi claro que as fotografias intrigaram os macacos juvenis. Mostraram vários sinais de mal-estar. “Alguns não sabiam o que fazer e até tentaram cumprimentar as fotos."

Os investigadores ficaram surpreendidos que macacos não treinados tivessem tanto interesse nas fotografias. “Não pensávamos que respondessem desta forma. Achávamos que as fotos não seriam relevantes; na sua vida real não têm nada parecido.”


Visite aqui a fonte da informação

Sem comentários:

Enviar um comentário