quinta-feira, 24 de março de 2011

Portugal reduziu emissão de quatro gases poluentes

Portugal está a sujar menos o ar ao reduzir a emissão de gases poluentes, grande parte produzidos pelo setor energético, e em 2009 cumpriu os limites definidos internacionalmente, afirmou hoje o secretário de Estado do Ambiente.

Os dados para 2009 do inventário nacional de emissões de poluentes atmosféricos revelam "bons resultados na redução de emissões de dióxido de enxofre, óxidos de azoto, compostos orgânicos voláteis e amónia", que são ou acidificantes, responsáveis pelas chuvas ácidas, ou substâncias eutrofizantes, que fazem com que as águas fiquem com excesso de nutrientes, como explicou Humberto Rosa.

O governante disse à agência Lusa que de 2008 para 2009, "em cada um destes poluentes, houve reduções, em alguns casos muito significativas. Por exemplo, o dióxido de enxofre desceu cerca de 31% em relação a 2008", devido à diminuição do consumo de fuelóleo na produção de energia elétrica, ao funcionamento dos sistemas de dessulfurização de duas centrais termoelétricas a carvão e à redução da quantidade de crude utilizado nas refinarias.

(Leia mais aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário