quinta-feira, 21 de julho de 2011

Candidaturas às 54 mil vagas no ensino superior começam hoje

Milhares de estudantes começam hoje a escolher as universidades e politécnicos onde vão prosseguir os estudos. O concurso nacional de acesso ao Ensino Superior abre nesta quinta-feira com mais de 54 mil vagas disponíveis e com a novidade de as candidaturas terem que ser feitas online.

A grande alteração do concurso nacional de acesso deste ano é o fim das tradicionais filas junto das Direcções Regionais de Educação. Os estudantes em condições de se candidatarem ao Ensino Superior são obrigados a fazê-lo no portal na internet da Direcção Geral do Ensino Superior (DGES).

A ferramenta criada em 2007 passa agora a ser a única forma válida de apresentar a candidatura. O sítio online vai também permitir aos estudantes fazerem no mesmo momento o pedido de bolsa de estudo, de forma a encurtar o prazo de análise dos processos pelos Serviços de Acção Social.

A primeira fase do concurso nacional de acesso do Ensino Superior começa hoje e prolonga-se até 17 de Agosto. Os resultados serão conhecidos a 19 de Setembro. A segunda fase de candidaturas começa nesse mesmo dia, prolongando-se até ao final do mês. As vagas sobrantes vão estar disponíveis para concurso entre 6 e 14 de Outubro.

O número de lugares disponível nas universidades e instituto politécnicos estabilizou face ao ano passado. No total, há 54068 vagas, mais 82 do que no ano lectivo anterior. As vagas existentes repartem-se por 1.181 cursos. Este ano foram acreditados cinco novos cursos de licenciatura, 49 do 2º ciclo e 25 do terceiro (doutoramento).

O ensino universitário é o que oferece mais lugares, com 27.037 em regime normal e 1.753 em regime pós-laboral. Os institutos politécnicos podem receber até 20.974 novos alunos no regime normal, a que se somam 3.994 nos cursos pós-laborais. Novidade é o crescimento da oferta de ensino à distância, com mais 330 vagas em dez cursos.

Direito, Enfermagem e Medicina estão entre os cursos com maior número de vagas. 450 estudantes vão poder entrar na licenciatura em Direito da Universidade de Lisboa, ao passo que este curso, na Universidade de Coimbra, aceitará 330 alunos. Porto e Lisboa continuam a ser as cidades que concentram maior número de vagas no Ensino Superior. A Universidade do Porto é aquela onde existem mais vagas (4160), ao passo que o Instituto Politécnico do Porto tem o quarto maior número de lugares disponíveis (3281). A segunda e terceira instituições com mais vagas são a Universidade de Lisboa e a Universidade Técnica de Lisboa, onde podem entrar, no próximo ano, 3920 e 3741 novos alunos, respectivamente.

O documento com o número de vagas dos cursos nas universidades portuguesas pode ser visto aqui e o documento que compara o número de vagas entre as universidades e politécnicos portugueses pode ser visto aqui.


Visite a fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário