sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Chuva afeta 779 mil em SC; 26 cidades estão em emergência

A Defesa Civil de Santa Catarina registrou, por volta das 17h desta sexta-feira, 26 cidades em situação de emergência e outras duas em estado de calamidade pública em decorrência das chuvas que atingem o Estado desde a última quarta-feira (7). As cidades em estado de calamidade pública são Brusque e Rio do Sul. Há mortos. 

As chuvas afetaram, ao todo, 77 cidades e 779 mil pessoas. Entre elas, há 54.686 desalojados (estão em casas de amigos e parentes) e 7.850 desabrigadas (dependem de abrigos públicos). Os temporais causaram também três mortes, segundo prefeituras. A Defesa Civil Estadual, no entanto, contabiliza apenas uma.

A morte confirmada é de um homem de 66 anos, identificado como Valdemiro Carminatti, e ocorreu em Guabiruba. As outras duas mortes confirmadas pela Prefeitura de Rio do Sul são de dois adolescentes. Eles usavam uma canoa em uma rua alagada, quando encostaram o remo na fiação elétrica. Os dois morreram eletrocutados --os nomes não foram informados.

A cheia do rio Itajaí-Açu desprendeu as réguas usadas para medição do nível da água. Pos isso, não é mais possível saber a situação da cheia. A tendência anterior, entretanto, era de diminuição do nível.

A Defesa Civil e o CEOPS (Centro de Operação do Sistema de Alerta) afirmam que estudam uma forma alternativa de monitorar a evolução das águas do rio em Blumenau.

Em novembro de 2008, as fortes chuvas causaram deslizamentos e enchentes em Santa Catarina. O desastre provocou mortes em 16 cidades. Ao menos 62 municípios decretaram situação de emergência. No total, 135 pessoas morreram. 
Blumenau é uma das cidades que sofre com as chuvas


Visite aqui a fonte da informação 

Sem comentários:

Enviar um comentário