O Billabong Azores Islands Pro, que começa na segunda-feira nas ondas da Ribeira Grande, nos Açores, vai contar com a participação de seis surfistas nacionais, incluindo Tiago "Saca" Pires, o único português que disputa o World Tour.
Na Praia do Monte Verde, na costa norte da ilha de S. Miguel, estarão o campeão nacional Justin Mujica, o vice-campeão nacional Frederico Morais e o luso-alemão Nicolau Von Rupp.
Ruben Gonzalez, o único surfista com quatro títulos nacionais, e Filipe Jervis, vice-campeão europeu Pro Junior em 2010, são os outros portugueses que estarão em prova.
O Billabong Azores Islands Pro arranca na segunda-feira com a última etapa do circuito mundial feminino de qualificação, tendo início no dia seguinte a prova masculina, que é a última do calendário mundial com o estatuto Prime que se disputa na Europa.
Na prova masculina, o surfista australiano Josh Kerr, atual quinto classificado no "ranking" mundial, é o mais bem cotado numa lista de inscritos onde também se destaca o português Tiago "Saca" Pires, actual 17.º classificado.
Entre os inscritos, estão também os norte-americanos Damien Hobgood, CJ Hobgood e Patrick Gudauskas e o havaiano Fred Patacchia, que disputam o circuito mundial da Associação de Surf Profissional (ASP).
A prova açoriana, dotada com 250 mil dólares de "prize-money", atribui 6.500 pontos ao vencedor, que podem ser importantes numa altura em que se define o "ranking" para a entrada no "top-32" que disputa o circuito mundial ASP.
Na competição feminina, estarão nos Açores sete surfistas do "top-20" do "World Tour", entre as quais a norte-americana Courtney Conlogue, atual sétima classificada no "ranking" mundial, a peruana Sofia Mulanovich, campeã mundial em 2004, e a francesa Pauline Ado, que é a única europeia atualmente na elite feminina mundial de surf.
A prova contará com a participação das portuguesas Francisca Pereira dos Santos e Joana Rocha.
Para visitar a fonte da informação, click aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário