sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Europa dá "luz verde" à sexta tranche de ajuda à Grécia

Após o parlamento grego ter ontem aprovado um novo pacote de austeridade, foi hoje a vez do Eurogrupo desbloquear a sexta tranche de ajuda à Grécia, no valor de 8 mil milhões de euros. Acompanhe aqui todos os desenvolvimento sobre a Cimeira Europeia de 23 de Outubro.

18h46 Os ministros das Finanças da Zona Euro, reunido hoje em Bruxelas, aprovaram mais uma tranche do pacote de resgate aprovado o ano passado. A luz verde de Bruxelas estava dependente da aprovação de mais um pacote de austeridade, algo que ocorreu ontem no parlamento grego.

O dinheiro deverá ser entregue nas primeiras semanas de Novembro, faltando apenas a aprovação do Fundo Monetário Internacional, refere um comunicado do Eurogrupo.

O mesmo comunicado sublinha que houve uma deterioração das condições económicas e que os desafios continuam a ser "enormes". Ainda assim, o Eurogrupo elogia os esforços de consolidação orçamental realizados pelo governo grego, "que lhe vai permitir cumprir os objectivos de 2012".

A aprovação desta tranche é a primeira decisão de uma maratona negocial, que começou hoje com o Eurogrupo e que só terminará na quarta-feira com a cimeira europeia. Pelo caminho, estão ainda agendados um encontro bilateral entre Merkel e Sarkozy, no sábado, e outra cimeira europeia no domingo. 

Leia mais aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário