quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sono irregular aumenta risco de obesidade e diabetes

Uma má notícia para quem dorme pouco ou com horários irregulares. Uma nova pesquisa indica que a falta de sono ou padrões de sono que contrariam o relógio biológico humano podem aumentar o risco de desenvolver diabetes e obesidade.

O estudo, feito por cientistas da Harvard Medical School e do Brigham and Women´s Hospital, nos Estados Unidos, foi publicado na revista Science Translational Medicine.

Os cientistas avaliaram 21 voluntários saudáveis num ambiente controlado durante seis semanas. Foram regulados factores como horas de sono, em que período do dia os participantes dormiam, dieta e outras actividades. A ideia foi simular situações que levam ao sono irregular, como turnos de trabalho alternados (diurno e nocturno) ou jet lag recorrente.

Inicialmente, os participantes dormiram cerca de 10 horas por noite. Em seguida, passaram três semanas com uma média de 5,6 horas dormidas a cada 24 horas, com períodos de sono alternados, de modo a simular trocas de turno. Para terminar, os voluntários passaram os últimos nove dias da pesquisa a dormir períodos normais e à noite.

Os cientistas observaram que a interrupção prolongada do sono normal e do ritmo circadiano afectou a produção de insulina nos voluntários, levando ao aumento de glicose no sangue. Em alguns casos, a elevação atingiu níveis considerados pré-diabéticos.

Os participantes também apresentaram uma importante queda nas suas taxas metabólicas, que, segundo os autores do estudo, pode ser traduzida num ganho de peso superior a 4,5 quilos por ano.

A boa notícia é que o estudo verificou que os efeitos prejudiciais puderam ser invertidos em grande parte com o regresso do sono para padrões normais.

Os investigadores ressaltam que os voluntários não se exercitaram durante o período do estudo e pretendem avaliar no futuro interacções entre sono, dieta e exercício físico.


(Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação)

Sem comentários:

Enviar um comentário