A 16.º edição do festival AVANCA - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia, que decorre em julho, registou este ano o maior número de sempre de inscrições, tendo recebido mais de 2400 filmes, anunciou hoje a organização.
As inscrições para o prémio Estreia Mundial, encerraram a 11 de junho, tendo sido recebidos mais de 300 filmes, a que acrescem as mais de 2000 obras propostas para as restantes categorias.
No total, segundo o diretor do festival, Costa Valente, foram recebidos 2402 filmes de longa e curta-metragem, abarcando a ficção, a animação e o documentário, produzidos em 69 países.
Espanha é o país com mais filmes inscritos, seguindo-se Alemanha e França. De fora da Europa, os países com mais produções são Israel, Brasil e Irão.
Para o mesmo responsável, estes números são "muito significativos", dada a exigência do caráter inédito das obras, assim como a obrigatoriedade de os filmes não estarem disponíveis no espaço da "Web".
As obras recebidas a concurso serão agora vistas por um júri de pré-seleção que irá escolher os cerca de 60 filmes para a competição oficial do AVANCA 2012, que vai decorrer de25 a29 de julho, em Avanca, Estarreja.
Uma das novidades da edição deste ano é um "workshop" promovido pela recém-criada Academia Portuguesa de Cinema, que terá como orador a atriz Anabela Teixeira e mais quatro pessoas da academia - um produtor, um realizador, um diretor de fotografia e um responsável pelo som.
"Vai ser um espaço onde vamos fazer os filmes para promover a sessão da entrega dos prémios Sophia [prémios portugueses de cinema], tirando partido do facto de Avanca ter um espaço de produção de filmes", disse à Lusa Costa Valente.
Organizado pelo Cine-Clube de Avanca e pela Câmara Municipal de Estarreja, com uma forte participação internacional, o Festival de AVANCA destaca-se por um espaço de "workshops" internacionais dirigidos por grandes nomes das principais cinematografias mundiais.
Para visitar a fonte da informação, clique aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário