segunda-feira, 18 de junho de 2012

Bolsa sobe pela terceira sessão e contraria perdas em Espanha e Itália

PSI-20 fechou a sessão a subir 0,27%, impulsionado pela Galp Energia e EDP, numa sessão que também foi de ganhos para o BCP e o BPI. Em Madrid e Milão a sessão foi de fortes perdas.

A bolsa portuguesa fechou hoje em alta pela terceira sessão consecutiva, num dia em que ficou imune às quedas acentuadas que se registaram em Madrid e Milão.

O PSI-20 avançou 0,27% para 4.575,53 pontos, com 13 cotadas em alta e sete em queda. No resto da Europa o comportamento foi distinto, com a bolsa de Madrid a destacar-se pela negativa, enquanto a praça de Atenas subiu mais de 4%, em reacção ao resultado das eleições gregas, já que a Nova Democracia conseguiu uma vitória pode poderá formar governo com o Pasok, outro partido que apoia a troika no país.

Contudo, o resultado das eleições gregas não foi suficiente para retirar pressão sobre Espanha, já que os juros da dívida pública do país atingiram um novo recorde, superando a fasquia dos 7% no prazo a 10 anos. A pressão sentiu-se também sobre a bolsa, com o IBEX a ceder 3,14%, pressionado pela banca. Em Itália o cenário foi pouco diferente, com o índice da bolsa de Milão a cair 3,03%.

Em Lisboa os juros da dívida pública caíram e a bolsa conseguiu contrariar o sentimento negativo. A Galp Energia, que foi fortemente pressionada na semana passada, foi a acção que mais impulsionou o índice português, com a petrolífera a avançar 1,62% para 9,075 euros. Seguiu-se a Portucel, que avançou 3,48% para 1,901 euros. A EDP também se destacou pela positiva, com uma valorização de 0,46% para 1,758 euros.

Na banca o sentimento foi misto, com o Banco Comercial Português a subir 1,01% para 0,10 euros e o Banco BPI a somar 2,44% para 0,504 euros. A Fitch cortou o “rating” de viabilidade dos dois bancos, depois destes recorrerem a ajuda do Estado para reforçar capital. O BES, que não foi afectado por este corte, fechou a sessão a cair 0,39% para 0,508 euros.

Nas telecomunicações o dia foi também distinto, com a PT a cair 1% para 3,257 euros, enquanto a Sonaecom ganhou 3,67% e a Zon Multimédia avançou 2% para 2,141 euros. Uma eventual fusão entre a Sonaecom e a Zon geraria sinergias de 330 milhões de euros, segundo um ‘research' do BESI, citado pelo Económico.

Para visitar a fonte da informação, clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário