quarta-feira, 11 de julho de 2012
«GTA» e «Super Mario» no Google Play são malware para Android, alerta empresa
A Google Play tornou a ser alvo de malware, segundo a Symantec, que detectou primeiro a ameaça. Desta feita, o Trojan «disfarçou-se» de dois populares videojogos, «Super Mario Bros» e «GTA 3 Moscow City», tendo sido descarregado mais de 100 mil vezes.
Recorde-se que recentemente a Google Play foi alvo de um malware que tentou chegar a dispositivos Android. Depois de alertada, a empresa procedeu à sua eliminação, mas não terá conseguido restabelecer totalmente a segurança, segundo o zdnet.com.
A empresa de segurança informática Symantec, que descobriu primeiro a ameaça, detectou-a como sendo «Android.Dropdialer», e descreve-a como «um trojan para dispositivos Android que envia SMS para um telefone Premium».
O trojan faz-se passar por uma aplicação wallpaper, mas também instala uma função que faz com que sejam enviadas mensagens de texto dispendiosas, o que gera receita para os criadores do malware.
A Symantec explica que tornou a ver a ameaça no Google Play, a «posar» como «Super Mario Bros» e «GTA 3 Moscow City».
O par de «jogos» Super Mario e GTA surgiram no Google Play a 24 de Junho e foram descarregados 50.000 e 100.000 vezes. A Google só notou o problema depois de a Symantec ter apontado a ameaça.
Paralelamente, a F-Secure diz ter provas que a Google não «limpou» convenientemente o Gogle Play. Em dez segundos, a empresa terá encontrado mais variantes do mesmo malware, «disfarçadas» de «GTA 3: Las Vegas», «Instagram After Effects», «FIFA 11 Russian Edition» e «Odnoklassniki Life».
(Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário