terça-feira, 28 de agosto de 2012

Depois dos telemóveis, Brasil controla qualidade na banda larga fixa

A Anatel vai monitorizar a qualidade no acesso à internet em banda larga, nas redes fixas. Isto depois de já ter lançado acções para controlar as redes móveis. Na internet são os consumidores que vão ajudar a fazer as medições.

A Anatel está apostada em controlar a qualidade com que os utilizadores têm banda larga fixa. O regulador do mercado de comunicações brasileiro vai apresentar, esta quarta-feira, o projecto de medição da qualidade da banda larga fixa no Brasil, anunciou a entidade.

Os consumidores vão ser chamados a fazer as medições. A recolha de informação vai ser feita através de 12 mil voluntários no Brasil que vão receber, gratuitamente, um medidor de parâmetros de qualidade da internet.

A Anatel acredita que terá os primeiros resultados em Dezembro deste ano.

"Os resultados dessas medições permitirão à Anatel conhecer com maior precisão a qualidade do serviço em todo o País e, assim, adoptar as medidas necessárias para que sejam cumpridas as metas estabelecidas na regulamentação da Agência", diz a entidade em comunicado.

A Anatel tem estado, particularmente, atenta à qualidade e à disponibilidade das redes de acesso. Já nas redes móveis avançou, recentemente, com medidas para que a qualidade fosse reforçada, impedindo alguns operadores, entre os quais a Oi, a Claro e a TIM, de venderem mais cartões de acesso. Esse impedimento já foi levantado. Mas o regulador garantiu que vai continuar atento.

Agora avança para aferir a qualidade das redes fixas no acesso à internet em banda larga.

(Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação)

Sem comentários:

Enviar um comentário