terça-feira, 2 de outubro de 2012

Rajoy nega pedido de ajuda de Espanha mas "acreditem no que acharem mais oportuno"


O primeiro-ministro espanhol voltou a desmentir a notícia avançada pela Reuters que dizia que Espanha está a preparar um pedido de intervenção externa este fim-de-semana. Mariano Rajoy, recorrendo à ironia, afirmou "podem pensar o que acharem mais oportuno e conveniente porque alguém vai acertar". Veja o vídeo.

“Nunca filtrei informação na minha vida. E não penso fazê-lo e isso faz de mim um ser muito popular junto de alguns jornalistas que não estão aqui nestes momentos”, mas “também não posso estar a contestar os boatos todos os dias”, até “porque há dias em que os boatos são contraditórios”, afirmou o presidente de Governo na conferência de imprensa.

Sobre um eventual pedido de ajuda financeira, Rajoy diz que “há duas possibilidades: a agência tem razão e tem melhor informação que eu, o que é muito possível, ou que não é assim, o que também é uma possibilidade”, referindo-se à agência Reuters que noticiou que Madrid estava a preparar um pedido de intervenção externa para este fim-de-semana.

“Mas se vos serve de algo aquilo que eu disser, e se lhes parece que o que digo é mais importante do que esse boato, eu digo-vos que não.” Espanha não está a preparar qualquer pedido de intervenção externa, sublinhou.

“Assim podem pensar o que acharem mais oportuno e conveniente porque alguém vai acertar”.

"Os espanhóis estavam algo hesitantes mas agora estão prontos para pedir ajuda”, escrevia ontem a agência noticiosa, citando um alto responsável europeu. A agência citava ainda diplomatas europeus e um alto responsável alemão segundo os quais a chanceler Angela Merkel prefere, neste momento, evitar novos pedidos de resgate individuais. “Não faz sentido enviar decisões iminentes sobre a Grécia, Chipre e possivelmente também sobre a Espanha para o Bundestag (parlamento federal alemão) uma por uma”, disse essa mesma fonte alemã. “Faz sentido juntá-las, tanto pela substância como politicamente.”

Um porta-voz do Governo alemão disse, porém, à Reuters que “a Alemanha não está a pressionar no sentido de uma decisão ou de outra”. Já uma porta-voz de Rajoy dizia também não ter conhecimento de qualquer intenção da Alemanha de vetar um pedido de ajuda.

Ontem, o vice-presidente da Comissão Europeia, Olli Rehn, assinalou que Bruxelas "está disposta e preparada para agir" se o governo espanhol optar por pedir um resgate. Olli Rehn reuniu-se, em Madrid, com o chefe do Executivo de espanhol, Mariano Rajoy, o ministro da economia, Luis de Guindos e responsáveis do Banco de Espanha. Após essa ronda de encontros, Rehn deixou claro que, até à data, Espanha não solicitou aos parceiros que accionassem os fundos europeus com vista à montagem de um programa de assistência financeira. No entanto, assegurou, os mecanismos europeus estão "dispostos e preparados para agir conforme se revelar necessário".





Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário