segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mercedes e BMW entre as cinco marcas mais vendidas em Portugal

Quase todas as marcas automóveis estão a sofrer quebras nas vendas em Portugal. Mas as de gama alta estão a ser menos castigadas, conseguindo ganhar quota de mercado.

Entre as cinco marcas de automóveis de ligeiros de passageiros mais vendidas em Portugal, no mês de Setembro, duas são de gama alta, o que nunca aconteceu este ano.

A Mercedes surge em terceiro lugar, com 560 unidades vendidas, enquanto a BMW fecha o “top5” com 506 unidades vendidas. No sexto lugar surge outra marca de gama alta e também germânica: a Audi vendeu 471 unidades, mais 16% do que no mesmo mês de 2011. Em termos homólogos a Mercedes caiu 9,1% e a BMW subiu 0,6%.

Em sentido contrário, as marcas habitualmente mais vendidas em Portugal apresentam tendências bem mais negativas. A Volkswagem caiu 34,1% e foi a marca mais vendida, com a Renault a surgir em segundo lugar, com uma quebra de 18,3%, de acordo com os dados divulgados pela ACAP.

Entre as 34 marcas que venderam automóveis em Setembro em Portugal, apenas duas conseguiram aumentar vendas (BMW e Audi), o que ilustra o momento difícil que atravessa o mercado em Portugal. Marcas como a Opel, Ford, Citroen, Seat viram as suas vendas cair mais de 40%, com o mercado a apresentar uma quebra conjunta de 30,9%.

O comportamento do mercado automóvel em Setembro ilustra que a quebra de rendimento das famílias portuguesas está a afectar sobretudo a compra de automóveis de preço mais reduzido. O que permite às marcas de gama alta, apesar de até estarem a vender menos, ganharem quota de mercado.

Em cada 100 carros que foram vendidos em Setembro, 25 eram de uma destas três marcas: BMW, Audi e Mercedes. Esta última vendeu quase do dobro da Citroen em Setembro (300 unidades). Nota ainda para o ganho de quota de mercado das marcas alemãs. Entre as sete mais vendidas, cinco são germânicas. Às três referidas anteriormente junta-se a Volkswagen (que é líder em Setembro) e a Opel.

Um mês é curto para tirar uma conclusão sobre a tendência global do mercado, mas analisando os dados do acumulado dos primeiros nove meses do ano, as conclusões são semelhantes. A BMW surge em quarto lugar, a Audi em quinto e a Mercedes em sétimo. Estas três marcas alemãs representaram 18% do mercado entre Janeiro e Setembro.

Tendo em conta as marcas de luxo, a tendência também é de queda. A Ferrari vendeu apenas oito unidades (-42,9%) e a Porsche comercializou 212 veículos (-9,8%). A Jaguar destoa com um aumento de 85% até Setembro, para 89 unidades vendidas.


Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário