quarta-feira, 27 de março de 2013

Síndrome de Burnout


O que fazer quando não consegue gerir as exigências do meio onde trabalha

A síndrome de Burnout é um estado físico, emocional e psicológico de exaustão.

«Ocorre quando o indivíduo sente que não consegue responder ou gerir as excessivas e constantes exigências do meio onde trabalha», descreve Fernando Magalhães, psicólogo clínico.

Identifique o seu perfil e saiba o que deve fazer:

Frenético

Este perfil está associado a um maior número de horas de trabalho. Se dedicar mais de 40 horas semanais à sua tarefa, corre seis vezes maior risco de ter este perfil.Recorra a atividades que lhe permitam relaxar e desligar-se dos pensamentos, como a meditação (mindfulness) e o yoga, mantenha-se em contacto com a natureza e animais, saia com amigos, faça jogos de grupo (como futebol ou basquetebol) e use técnicas de gestão de pensamento ansioso.

Sem desafios 

Este perfil caracteriza as pessoas dedicadas a tarefas monótonas, com as quais se aborrecem, têm três vezes mais  probabilidade de pertencer a este grupo. Faça atividades que permitam a expressão da criatividade (pintura, desenho, escrita criativa, entre outras), que suscitem desafios e emoções fortes (desportos radicais como canoagem, por  exemplo).

Desgastado

Este perfil está relacionado com a falta de reconhecimento em pessoas com uma trajetória longa, mas que não são valorizadas.

Um trabalhador com mais de 16 anos de serviço no mesmo local corre um risco cinco vezes superior de ser afetado pela síndrome de Burnout.

Realize atividades que permitam um reconhecimento do seu valor pessoal.

Exponha trabalhos pessoais (fotografia, desenho ou opiniões pessoais) num blogue ou sítio de internet e desenvolva talentos em áreas como teatro ou voluntariado, mantendo-se ativo no meio social.



Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário