sexta-feira, 29 de março de 2013

'Situação meteorológica de risco moderado a elevado' em quatro distritos


Quatro distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido a previsões de chuva forte e persistente, ventos de rajada e agitação marítima, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Vila Real, Viseu, Coimbra e Aveiro são os quatro que o IPMA considera estarem em "situação meteorológica de risco moderado a elevado" até às 09:00, devido a "períodos de chuva forte e persistente, em especial nas zonas elevadas".

Estas regiões também estão sob aviso amarelo, ou seja, apresentam riscos para determinadas actividades, devido ao vento de rajada e, nas zonas litorais, a ondas de quatro a cinco metros.

Outros 10 distritos -- Bragança, Braga, Porto, Viana do castelo, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Lisboa e Setúbal - estão sob aviso amarelo devido a chuva forte a vento de rajada e, nas zonas litorais, a agitação marítima, refere o IPMA.

De acordo com o instituto, a previsão do tempo para hoje aponta para céu geralmente muito nublado e chuva, por vezes forte nas regiões Norte e Centro, em especial até meio da tarde.

Nestas zonas é também possível ocorrer trovoada e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

O vento vai soprar moderado a forte (30 a 40 km/h), mas deverá ter rajadas da ordem de 70 km/h até ao meio da tarde no litoral a norte do Cabo de Sines.

Nas terras altas, em especial das regiões Norte e Centro, o vento soprará forte a muito forte (50 a 65 km/h) de oeste, com rajadas da ordem de 95 km/h até ao fim da tarde.

As temperaturas mínimas previstas são de 12º no Porto, 13º em Lisboa e 14º em Faro, com as máximas a chegar aos 15º, 17º e 18º, respectivamente.



Para visitar a fonte da informação clique aqui


Sem comentários:

Enviar um comentário