quarta-feira, 3 de abril de 2013

87% dos finalistas universitários portugueses preferia continuar estudos fora de Portugal


Dados de um inquérito de 2012 mostram que 87% dos jovens finalistas universitários portugueses prefere prosseguir estudos pós-graduados no estrangeiro. Espanha é o destino favorito.

A maioria dos finalistas universitários portugueses gostaria prosseguir os estudos fora de Portugal. Um inquérito realizado junto de 700 jovens que marcaram presença no ano passado na Feira Internacional de Estudos de Pós-Graduação (FIEP). A edição deste ano realizar-se-á a 16 de Abril.

O estudo, hoje divulgado, concluiu que 87% dos finalistas gostaria de realizar os estudos pós-graduados no estrangeiro. Espanha surge como o destino favorito dos inquiridos (33%), seguido do Reino Unido (27%) e dos Estados Unidos da América (11%).

Apenas 13% dos participantes no estudo gostavam de prosseguir estudos em Portugal.

Quando obrigados a escolher entre o ensino público e o privado, 29% opta pelo primeiro, contudo 58% dos inquiridos afirma que este factor é indiferente.

Um programa que se ajuste ao que procuram (46%) e o prestígio da universidade (21%) são os critérios mais valorizados quando têm de eleger um mestrado.

Melhorar a formação (36%) e especializarem-se numa determinada área (30%) são os principais objectivos que levam os finalistas universitários portugueses a realizarem estudos pós-graduados. O facto de, com mais formação, ser mais fácil encontrar emprego é importante, segundo 49% dos inquiridos mas não é decisivo assegura 51%. Porém, 44% acredita que “a aposta nos estudos é sinónimo de valorização para encontrar um emprego”.

Depois de concluírem o mestrado 43% dos participantes gostaria de trabalhar numa organização multinacional e 32% prefere outro tipo de empresa. Apenas 18% pretende criar o seu próprio emprego.


Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário