quinta-feira, 25 de abril de 2013

Pesos pesados dão quinta sessão seguida de ganhos ao PSI-20


A Jerónimo Martins continuou a revisitar máximos históricos e a EDP fechou na cotação mais alta desde 2011. Num dia em que nenhuma empresa de Lisboa fechou em baixa, a Sonaecom foi a que mais subiu, com uma valorização próxima de 6%.
A Jerónimo Martins, a EDP, a Galp Energia e Portugal Telecom registaram valorizações em torno de 2% e foram as empresas que mais contribuíram para a quinta sessão consecutiva de ganhos do PSI-20.

O principal índice da bolsa portuguesa somou 1,76% para os 6.240,59 pontos, sem que nenhuma empresa encerrasse a cair. Apenas a Cofina (dona do Negócios) terminou o dia inalterada.

As bolsas europeias, que tinham estado a negociar em baixa, inverteram para terreno positivo com o impulso dado pelo facto de a economia do Reino Unido ter evitado entrar novamente em recessão no primeiro trimestre. Já Lisboa esteve sempre a ganhar durante toda a sessão.

No fecho, o comportamento da praça nacional foi suportado, em primeiro lugar, pela Jerónimo Martins. Depois de um crescimento de 10% dos lucros no primeiro trimestre, o Goldman Sachs subiu para 21 euros o “preço-alvo” que atribui à retalhista. Já o Santander baixou a recomendação de “comprar” para “manter”. Em bolsa, as acções da dona dos supermercados Pingo Doce avançaram 2,04% para fecharem nos 18,47 euros, um novo máximo histórico.

A Sonae, que ontem também disparou à boleia da concorrente, somou hoje 0,27% para os 0,74 euros.

Energia ganha perto de 2%

A puxar por Lisboa esteve, igualmente, o sector da energia. A EDP ganhou 1,99% para terminar nos 2,62 euros, tocando na cotação mais elevada desde Maio de 2011. A subsidiária EDP Renováveis fechou nos 3,915 euros ao somar 1,42%.

Com os preços do petróleo em alta nos mercados internacionais, a Galp Energia valorizou-se 1,77% para os 12,10 euros.

Sonaecom lidera subidas com máximo de 2010

O ganho mais acentuado foi registado, contudo, no sector das telecomunicações. A Sonaecom somou 5,85% para os 1,81 euros, fechando naquele que é o valor mais alto desde Fevereiro de 2010.

A Zon Multimédia avançou 2,48% para os 3,393 euros, depois de o UBS ter dito, numa nota de “research” ontem publicada, que a cotação actual é boa para investir. A Portugal Telecom terminou a sessão nos 3,944 euros ao valorizar-se 1,77%.

BCP sobe apesar de “rating” não melhorar

Na banca, o dia foi igualmente positivo. O BCP somou 0,97% para os 10,4 cêntimos. O banco foi hoje alvo de duas notícias em sentido contrário. O Bank Millennium, banco polaco controlado em 65,5% pela instituição portuguesa, aumentou os lucros do primeiro trimestre em 9%, para 120 milhões de zlotys (28,7 milhões de euros), superando as previsões dos analistas. Por outro lado, a Standard & Poor’s avisou que a venda da unidade grega do BCP, anunciada no início da semana, não altera o “rating” especulativo que atribui ao banco.

Depois de apresentar um crescimento de 3,1% dos lucros no primeiro trimestre, o BPI subiu 1,52% para fechar nos 1,071 euros. O BES superou o avanço com um ganho de 2,40% para os 0,855 euros.


Fonte: Jornal de Negócios

Sem comentários:

Enviar um comentário