Os portugueses estão a pagar mais para abastecer o depósito do carro com gasolina, desde o início do ano. Já no caso do gasóleo, o preço desceu. A contribuir para estas oscilações esteve a evolução das matérias-primas, num período em que o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP) aumentou e o euro desvalorizou frente ao dólar.
Abastecer o depósito com 50 litros de gasolina está 0,70%, ou 0,10 euros, mais caro do que no início do ano, em Portugal. Já quem tem um veículo a gasóleo gasta menos 2,7%, ou 1,9 euros, para abastecer o depósito, segundo os dados disponíveis no site da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGE).
A contribuir para estas evoluções estão vários factores. O primeiro é a evolução dos preços do gasóleo e gasolina desde o início deste ano, nos mercados internacionais.
No caso do gasóleo, o preço da tonelada, em euros, diminuiu até ao final de Maio 6,68%, quando comparado com o final do ano passado. Já no caso da gasolina, o preço por tonelada em euros subiu 3,08%, sendo que os preços em euros estão a ter um comportamento mais penalizador para os consumidores, isto porque o euro caiu quase 2% frente ao dólar, o que torna a factura para os europeus mais pesada.
Outro factor que também penalizou o preço dos combustíveis foi o aumento do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP), que passou de 0,366 euros por litro de gasóleo, em 2012, para 0,368 euros, em 2013. No caso da gasolina, e para o mesmo período, o aumento foi de 0,584 para 0,585 euros por litro.
Para visitar a fonte da informação clique aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário