quinta-feira, 25 de julho de 2013

Google lança dispositivo que permite ver vídeos do telemóvel na televisão

A empresa mãe do mais popular motor de pesquisa da internet apresentou esta quarta-feira o novo “tablet” Nexus 7 e uma versão actualizada do sistema operativo Android. A maior surpresa foi, no entanto, o Chromecast, um aparelho que permite ver vídeos na televisão, a partir de telemóveis, “tablets” e computadores, que funciona em vários sistemas operativos.
 
Quarta-feira foi dia de apresentações para a Google. A tecnológica norte-americana deu a conhecer ao mercado três novos produtos – o novo Nexus 7, o Chromecast e o Android 4.3.
 
O mais pequeno “tablet” da Google foi apresentado pela primeira vez há um ano e conhece agora a sua primeira actualização. Esta nova versão do Nexus 7, que tal como a primeira também é produzida pela Asus, continua a ter um ecrã de sete polegadas, mas o parelho consegue ser ligeiramente mais pequeno e também mais leve que o seu antecessor, com menos 50 gramas.
 
Comparado com o primeiro Nexus 7, o novo “tablet” da tecnológica norte-americana apresenta um ecrã melhorado e uma capacidade de processamento superior, que lhes são conferidas por um ecrã com maior resolução e processador “quad-core” de 1.5 Ghz e 2 gigabytes de RAM. A câmara é de cinco megapixéis. A principal novidade é, no entanto, uma câmara traseira, que não existia no modelo anterior.
 
O novo “tablet” vai estar à venda ainda este mês nos Estados Unidos e chegará depois a outros mercados, incluindo países europeus. Ainda não se sabe quando vai estar disponível em Portugal.
 
Os preços do novo Nexus 7 vão variar entre os 229 dólares (versão básica com uma capacidade de 16 gigabytes) e os 349 dólares (versão com mais capacidade). A versão original do Nexus 7 foi lançada no mercado há um ano por 199 dólares e com uma capacidade de oito gigabytes.
A Google tem ainda outro modelo no mercado, de dez polegadas, lançado em Novembro passado, que é fabricado pela Samsung.
 
Com a introdução deste novo “tablet”, a Google pretende expandir a sua presença no mercado hardware e, ao mesmo tempo, manter-se na linha da frente dos serviços online para os dispositivos móveis. A apresentação da versão mais recente do Nexus 7 foi feita um dia depois da Apple, na apresentação trimestral de resultados, ter comunicado um abrandamento na venda de iPads.
 
“O novo Nexus 7 está concebido para ser rentável para todas as pessoas envolvidas. Para nós, para os comerciantes e todas as pessoas incluídas”, afirmou à Reuters o vice-presidente da, Google, Sundar Pichai, responsável pelo Android e pelo Chrome.
 
O anúncio do novo dispositivo acontece uma semana antes da Motorola, adquirida pela Google em Maio de 2012, por 12,5 mil milhões de dólares, apresentar o Moto X, o primeiro dispositivo desenvolvido pela Motorola depois de ter sido comprada.
 
O Android 4.3 que ainda é Jelly Bean
 
Tal como tem sido costume, a apresentação de um novo Nexus foi acompanhada pelo lançamento de uma nova versão do sistema operativo da tecnológica norte-americana, o Android.  
 
Mas, contrariando as expectativas de mercado, a Google ainda não apresentou a versão 5.0 do Android (Key Lime Pie). Optou por apresentar a versão 4.3 do Android Jelly Bean.
 
No que toca a funcionalidades, não existem muitas novidades. A mais expressiva é a possibilidade de se criar sessões para diferentes utilizadores, tal como num computador.  
 
O dispositivo que permite ver vídeos “online” na TV
 
Para além do novo Nexus 7 e do Android 4.3, a Google apresentou ainda o Chromecast, talvez a maior surpresa da apresentação.
 
O Chromecast, aparelho que se assemelha a uma “USB flash drive”, é um dispositivo que pode ser ligado a um televisor e permite visualizar vídeos do YouTube ou de outros serviços, como o Netflix, que estejam a correr num dispositivo móvel, na televisão. O telemóvel, “tablet” ou computador funciona como uma espécie de controlo remoto e o vídeo é exibido no televisor, enquanto o utilizador executa outras nos dispositivos móveis.
 
“Claro que as pessoas querem ver os vídeos do YouTube do Netflix que correm no telemóvel em ecrãs maiores, mas a experiência do utilizador neste tipo de ligação ao televisor tem sido difícil”, afirma Rishi Chandra, directora de gestão de produto na  Mountain View. “Se se tivesse de parar de utilizar o telemóvel para ver alguma coisa na TV, não seria uma solução viável”, acrescenta Chandra.
 
O Chromecast funciona em vários sistemas operativos (Windows, Mac OS X, Android e iOS).
 
Para visitar a fonte da informação clique aqui
 

Sem comentários:

Enviar um comentário