segunda-feira, 8 de julho de 2013

PSI-20 soma 2% e fica perto de anular perdas causadas por Portas

O BCP subiu 6,9%, a Sonaecom avançou 5,9%. Foram as empresas que mais valorizaram o PSI-20 esta segunda-feira. Portugal esteve na linha da frente na Europa e foi a principal razão para os ganhos generalizados na região.
 
Foi um dia totalmente positivo em Lisboa. O PSI-20 esteve toda a sessão a registar valorizações sempre superiores a 1%. O fecho também foi com ganhos. O que permitiu quase compensar as perdas causadas pelo pedido de demissão de Paulo Portas.
 
O principal índice da Bolsa de Lisboa terminou o dia nos 5.529,02 pontos, com uma subida de 2,25%. Antes do pedido de demissão do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, entretanto revogado, o índice estava a cotar nos 5.530,42 pontos. Depois recuou 5%. Falta, por isso, pouco mais de um ponto para que essa descida seja anulada.
 
Lisboa marcou uma das maiores subidas na Europa. A contribuir para a evolução positiva das acções no Velho Continente esteve, precisamente, o acordo alcançado pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e o líder do segundo partido que forma a coligação governamental, que, caso seja aprovado pelo Presidente da República, irá evitar o cenário de eleições antecipadas.
 
Foi hoje noticiado pelo "El País" que a Comissão Europeia estaria a preparar uma linha de crédito preventiva para o período em que Portugal regressar aos mercados, o que foi entretanto desmentido por Bruxelas. Mas as notícias não impediram os ganhos do PSI-20.
 
O BCP foi o banco que mais subiu e que mais sustentou o desempenho do índice. O banco liderado por Nuno Amado disparou 6,9% para os 9,3 cêntimos.
 
O BPI subiu 5,35% para 0,926 euros ao passo que o BES fechou nos 0,635 euros ao ganhar 4,79%. Os investidores retiraram alguma pressão da dívida portuguesa e as taxas de juro associadas às obrigações nacionais deslizaram. Esse movimento beneficia a banca (que foi o sector mais penalizado pelo aumento que se verificou na semana passada).
 
O Banif, que hoje arrancou um novo passo no plano de capitalização, subiu 1,18% para os 8,6 cêntimos. O Espírito Santo Financial Group não seguiu a tendência da restante banca nacional e terminou sem alterações nos 5,22 euros.

Empresas da Sonae em forte alta
 
As empresas da família Sonae também estiveram em evidência na sessão desta segunda-feira. A Sonae avançou 5,52% e está nos 0,727 euros. A concorrente Jerónimo Martins marcou uma subida menos expressiva, apenas de 0,25%, para fechar nos 16,01 euros.
 
Também a Sonaecom ganhou 5,91% para os 1,63 euros. A Zon Multimédia, com que a operadora Optimus está em processo de fusão, terminou o dia nos 3,82 euros ao somar 3,24%. A Portugal Telecom registou um avanço de 1,98% para os 2,878 euros.
 
Ainda do grupo Sonae, a Sonae Indústria apreciou 3,84% para os 0,487 euros. A Semapa, Altri, Mota-Engil, Cofina e Portucel também apresentaram avanços superiores a 2%.
 
Na energia, a EDP ganhou 1,73% para os 2,411 euros, a Renováveis somou 2,97% para os 3,99 euros e a Galp Energia subiu 0,17% para os 11,56 euros.
 
 
Para visitar a fonte da informação clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário