quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Galp e EDP ultrapassam Jerónimo Martins no "ranking" das cotadas mais valiosas

No início da semana, e reflectindo o comportamento normal do PSI-20, a Jerónimo Martins era a empresa mais valiosa em bolsa, com uma capitalização de mercado de 10,01 mil milhões de euros. Hoje, quinta-feira, a Galp Energia assume a liderança e a dona dos supermercados Pingo Doce passa directamente para o terceiro posto da lista.
 
De segunda a quinta-feira, as acções da Jerónimo Martins perderam cerca de 1,5 euros por título, fruto de um “fraco conjunto de resultados” no segundo trimestre de 2013 devido ao “pobre” desempenho das vendas na Polónia, que para o Barclays foi o pior de sempre.
 
Esta depreciação de cerca de 9% em menos de três dias levou a uma diminuição da capitalização de mercado de 10,01 mil milhões de euros para 8,99 mil milhões. Este deslize tirou a empresa do primeiro lugar da lista de empresas mais valiosas do PSI-20, sendo agora suplantada pelo Galp Energia e pela EDP, com capitalizações de mercado em torno dos 10 mil milhões.
 
Mas a queda da empresa liderada por Pedro Soares dos Santos já vem de antes da apresentação dos resultados. Há sete dias que os títulos estão a cair, acumulando neste período uma descida acima dos dois dígitos.
 
Com estas quedas recentes, a Jerónimo Martins está negativa no ano. As acções acumulam uma queda de 0,31%, depois de acumularem ganhos nos últimos quatro anos. Por outro lado, a Galp Energia, agora a empresa portuguesa com maior capitalização de mercado, já registou um avanço de 4,59% desde o início do ano, ao passo que a EDP, a segunda da lista, apreciou 16,51%.
 
Polónia desilude
 
As receitas das lojas da Biedronka que estavam abertas há um ano (“like-for-like” ou LfL) ficaram aquém das estimativas, desapontando o mercado. Durante a sessão de ontem, quarta-feira, a dona dos supermercados Pingo Doce chegou a cair 13,9% para 13,50 euros, tocando em mínimos de 31 de Outubro de 2012.
 
Os analistas têm consciência que o fraco desempenho do trimestre reduziu a visibilidade do potencial de crescimento da Biedronka, mas ainda assim acreditam que a unidade está a ganhar o seu espaço na Polónia, devido à sua escala superior, densidade de vendas, e lucros, que deverão assegurar taxas de crescimento respeitáveis num ambiente macroeconómico menos áspero.
 
O BESI decidiu também manter a recomendação de “comprar”, mas reviu em baixa o preço-alvo das acções da Jerónimo Martins para 17 euros, o que confere às acções da empresa um potencial de valorização de 18,13% face ao valor actual de 14,39 euros.
 
Face a estes resultados, os analistas do Citi e do BESI mantiveram a recomendação de “comprar” mas reviram em baixa o preço-alvo da retalhista, de 20 e 18,7 euros para 17 euros, o que lhe confere uma potencial valorização de 16,79% face à cotação actual de 14,555 euros.
 
 
 
Para visitar a fonte da informação clique aqui
 

Sem comentários:

Enviar um comentário