quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Acesso à Internet por telemóvel impulsiona serviço de banda larga móvel

O acesso ao serviço de banda larga cresceu no segundo trimestre face ao mesmo período do ano passado e foi impulsionado pelo número de ligações à Internet através do telemóvel.
 
O número de utilizadores de banda larga móvel aumentou para 11,6 milhões de acessos habilitados no final do segundo trimestre, o que representa um crescimento de 4,4% face ao período homólogo, segundo os dados divulgados pela Autoridade Nacional das Telecomunicações (Anacom).
 
A contribuir para o crescimento dos acessos móveis de banda larga esteve a adesão aos serviços de Internet no telemóvel. O total de acessos através de telefones móveis cresceu 22,6% para 3,5 milhões, refere o regulador que cita dados da Marktest relativos ao mesmo período. O crescimento dos acessos móveis de banda larga foi contrariado pela queda homóloga de 16,2% das ligações através da placa/modem, acrescenta.
 
A Anacom revelou esta tarde os dados relativos ao mercado móvel de telecomunicações em Portugal, dando conta da existência de um total de 16,7 milhões de estações móveis. Contudo, o número de ligações activas, excluindo as estações de ligação máquina-máquina (“machine-to-machine” ou M2M), o número de ligações saldou-se em 11,8 milhões.
 
Assim, a penetração do serviço móvel de telecomunicações saldou-se em 123,1 por 100 habitantes. O regulador recorda que a Marktest reportou antes que 92,5% da população residente em Portugal era residente do mercado móvel no final de Junho.
 
O número mensal de minutos de conversação através de telemóveis foi de 155, em média, por utilizador, ao longo do segundo trimestre. Deste, 119 foram entre dois dispositivos ligados através da mesma rede, 21 foram entre utilizadores de fornecedores diferentes e 6 dos minutos de chamadas com origem na rede móvel tiveram a rede fixa como destino. Outros seis minutos foram para redes internacionais e três tiveram como destino números curtos (como o 112) ou não geográficos (como os iniciados por 800).
 
Durante o segundo trimestre foram enviadas 6,8 mil milhões de mensagens através do serviço de mensagens escritas (SMS), o que reflecte uma quebra de 3,4% face ao período homólogo. Ainda assim, face o primeiro trimestre contabiliza-se um aumento de 2,7%. 
 
 
Para visitar a fonte da informação clique aqui
 

Sem comentários:

Enviar um comentário