terça-feira, 17 de setembro de 2013

“Swaps” em Portugal chegam ao Parlamento alemão

O Ministério das Finanças alemão enviou uma carta ao Parlamento onde explica que o Governo português está a negociar com a banca contratos “swaps”, mas ainda “não é possível” apurar o impacto no Orçamento do Estado.
 
O Governo português está em negociações com os bancos “com o objectivo de reduzir esses encargos”, revelou o Ministério das Finanças alemão numa carta, datada de 16 de Setembro, enviada ao Parlamento alemão, a que a Bloomberg teve acesso. Em causa está a negociação dos contratos de “swaps” realizados entre empresas públicas e bancos que o Executivo português está a fazer para tentar reduzir as perdas potenciais associadas a estes contratos.
 
No final do ano passado, as perdas potenciais destes contratos chegaram a ser de três mil milhões de euros, tendo já sido reduzidas para cerca de 1,5 mil milhões de euros.
 
“Ainda não é possível” saber qual o impacto estimado dos encargos com os “swaps” no Orçamento português, adianta o Ministério, que cita a informação cedida pelo próprio Executivo liderado por Passos Coelho.
 
A Bloomberg não explica em que contexto foi enviada a carta, não se conseguindo perceber se foi a pedido dos deputados ou se iniciativa do próprio Ministério. Sendo a Alemanha o maior fiador dos resgates europeus, esta carta possivelmente terá sido fornecida no envio de informação regular que o Ministério tem de prestar ao Parlamento alemão.
 
Na mesma carta, o Ministério tutelado por Wolfgang Schäuble salienta que, de qualquer forma, as regras europeias determinam que as poupanças conseguidas através de negociação de “swaps” não são consideradas como redução de dívida, assumindo assim que, o impacto será limitado.
 
Na mesma carta é referido que Portugal está numa fase “determinante” do seu programa de ajustamento.
 
 
Para visitar a fonte da informação clique aqui
 

Sem comentários:

Enviar um comentário