quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Mota-Engil investe 10,4 milhões de euros na compra de uma empresa em Angola

A Mota-Engil vai efectuar um investimento inicial superior a 15 milhões de dólares (10,4 milhões de euros) na aquisição da maioria do capital da empresa FATRA, que opera no sector trefilaria. A compra foi feita à Fapricela, para colmatar a carência de oferta de rede electrossoldada e de pregos naquele mercado.

Em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Mota-Engil revela ter formalizado hoje “uma parceria com a sociedade Fapricela, S.A., para a implementação de uma unidade industrial de trefilaria na província de Benguela, em Angola. A Fapricela é líder de mercado em Portugal no sector da indústria de trefilaria e alienou a maioria do capital da sua empresa que detinha em Angola, a FATRA”.

A Mota-Engil Angola passa assim a deter 70% do capital da FATRA , “estando previsto, para uma primeira fase, um volume de investimento superior a 15 milhões de dólares”.

A empresa acrescenta que a primeira fase deverá ser concluída durante 2010 e vai criar 75 postos de trabalho. A operação visa produzir “rede electrossoldada e pregos, produtos com muito pouca oferta local, obrigando por isso à importação recorrente destes artigos pelo mercado. Numa fase posterior, estão previstos novos investimentos, com o objectivo da FATRA alargar a sua oferta de produtos de trefilaria e assumir-se como uma empresa de referência em Angola”.


Caso pretenda, visite a fonte da informação aqui

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Rússia lança satélite de telecomunicações dos EUA

Rússia lançou nesta terça-feira (29) um satélite norte-americano de telecomunicações a partir do Cazaquistão, informaram duas agências de notícias oficiais.

"O lançamento aconteceu de acordo com as previsões e o satélite alcançará sua órbita às 12h32 locais (7h32 de Brasília)", afirmou uma fonte da agência espacial russa Roskosmos, citada pela RIA Novosti.

O satélite DirectTV-12, lançado com o foguete Proton-M, deve fornecer acesso à internet e a operadoras de TV fechada a clientes norte-americanos.

Em julho de 1975, ocorreu o encontro espacial entre as naves norte-americana Apollo e a soviética Soyuz, que encerrou a corrida espacial de quase 20 anos que opunha EUA e Rússia (então União Soviética) durante a Guerra Fria.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Pandemia da gripe A vai manter-se

A directora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, afirmou esta terça-feira que o nível de alerta pandémico para a gripe A deve manter-se e que ainda é cedo para determinar o fim da epidemia.


"É demasiado prematura anunciar o fim da pandemia do vírus H1N1. Não seria prudente nem apropriado. É preciso continuar a avaliar a situação nos próximos seis a 12 meses", afirmou a responsável, em conferência de imprensa em Genebra, Suíça.

"Nenhuma análise baseada em factos reais pode concluir que não estamos perante uma pandemia. O vírus propagou-se de forma sustentável em todas as regiões do mundo, afectou 205 países e milhões de pessoas foram infectadas. E temos sorte, porque a maioria destas pessoas teve sintomas leves", sustentou Margaret Chan.

Segundo dados da OMS, o vírus H1N1 já infectou 500 mil pessoas e provocou mais de 11 mil mortos em todo o mundo, desde que foi descoberto em Maio deste ano.

63 MORTOS EM PORTUGAL

Os primeiros sintomas de gripe A foram registados em Portugal em Abril deste ano, mas as primeiras mortes ocorreram já em Setembro. Desde então, já morreram em Portugal 63 pessoas, a maioria das quais com factores de risco associados.

A média de idades das vítimas mortais da gripe A situa-se nos 46,9 anos. A vítima mais jovem tinha apenas quatro meses de vida, enquanto a mais idosa contava 88 anos. O vírus H1N1 afectou principalmente os homens, com um registo de 40 mortes.

Fonte: Correio da Manhã

Os vírus mais famosos de 2009

Do perigoso Conficker C ao incompetente RansonK vai uma grande distância - mas ambos têm duas características em comum: são vírus e alcançaram a (má) fama durante 2009.

A Panda Security acaba de dar a conhecer o anuário dos códigos maliciosos mais famosos de 2009.

O ranking não pretende ser um reflexo do grau de perigosidade ou dos estragos causados pelos vírus - apenas enaltece algumas características que distinguem o modo de actuação dos vários códigos maliciosos.

Eis os vírus vencedores de 2009:

1- O mais problemático: Chama-se Conficker.C, iniciou actividade infectante no último dia de 2008. A persistência e a complexidade do código vitimou milhões de computadores domésticos e empresariais. Tem o nome ideal para chamar a alguém numa fila de trânsito.

2- O mais ilusório: Logo na frase de apresentação, Samal.A começa por dizer "Ah ah you didn't say the magic Word" e espera que se introduza uma palavra. Seja qual for a palavra que o utilizador insira, o código responde com "Samael has come. This the end" e o computador é, invariavelmente, reiniciado - e não, não é magia.

3- O mais vingativo: - Chama-se DirDel.A e é um worm que é distribuído através do ficheiro com o sugestivo nome de Vendetta.exe. Distingue-se por trocar progressivamente pastas de várias directorias do Windows por cópias de si próprio. Mais um caso em que a vingança se serve... lenta.

4- O mais viajado: Sinowal.VZR tinha tudo para ser um código malicioso igual aos outros - não fosse o caso de ter sido distribuído através bilhetes de avião electrónicos forjados. Segundo consta, milhares de computadores deixaram de descolar depois da sua passagem.

5- O mais multi-facetado: Whizz.A é um código malicioso, mas também poderia actuar no circo. Diz quem o viu, que mal assenta arraiais, os PC passam a emitir sons, o ponteiro do rato começa a mexer-se descontroladamente e a gaveta do CD/DVD inicia um "abre e fecha" sem razão. A actuação só termina com umas barras vermelhas, cuja similaridade com cortinas de teatro não será mero acaso.

6- O mais bisbilhoteiro: Waledac.AX é um bisbilhoteiro que caça outros bisbilhoteiros, que decidem instalar uma aplicação que, alegadamente, permite interceptar SMS enviados por telemóveis de outras pessoas. Já dizia o ditado: bisbilhoteiro que espia bisbilhoteiro... manda o PC para o galheiro?

7- O mais afectivo: BckPatcher.C pertence à classe dos códigos maliciosos... como dizer... carentes, que nunca conseguem um número de IP disponível, uma Pen de boas famílias ou uma caixa de correio desejosa de gozar a vida. E por isso mal apanham uma máquina a jeito trocam o ambiente de trabalho pela mensagem "virus kiss 2009". Enfim, flores e chocolates para quê?

8- Os mais hipocondríacos: WinVNC.A e o Sinowal.WRN ganharam a categoria do "medo das doenças e das curas que circulam na Net" com notícias aterradoras da propagação da Gripe A. Ainda não se conhecem os danos, mas é possível que um dia alguém distribua um vírus dissimulado em mensagens que dão conta de uma catástrofe informática causada por WinVNC.A e Sinowal.WRN.

9- O mais incompetente: Ransom.K tinha tudo para dar certo: dispunha de tecnologias que permitiam "sequestrar" documentos infectados e exigia 100 dólares em troca pela libertação. Só que uma simples combinação de teclas permitia libertar os documentos... Um must para os fãs de chihuahuas raivosos.

10 - O mais enganador - O FakeWindows.A alcançou o topo do ranking da dissimulação por fingir que é um processo de activação de licença do Windows XP. O que talvez ajude a explicar por que é que ainda há pessoas que teimam em dizer que o XP não é melhor que o Vista.

11- O mais festivo: O Banbra.GMH não tem nada que saber: apresenta-se por e-mail e anuncia fotos de festas brasileiras com bailarinas que lutam contra o calor dos trópicos em trajes menores. Aos mais crentes, resta lembrar que: 1) o e-mail não contém os números de telefone das senhoras; 2) talvez não seja boa ideia dizer à mulher ou ao patrão que as fotos mostram uma manifestação a favor do acordo ortográfico, caso seja apanhado em flagrante.


Visite a fonte da informação aqui

Fazer uma escuta a um telemóvel? É fácil!

Na Chaos Communication Conference realizada em Berlim, investigadores mostraram como é fácil fazer uma escuta a telemóveis. E nem as SMS escapam. Será que os operadores têm de mudar de sistema de encriptação?

No passado domingo, Karsten Nohl surpreendeu uma plateia de hackers e especialistas de segurança ao dar a conhecer um método que permite criar, sem grande dificuldade, um sistema de escuta de telemóveis que operam sobre o standard GSM, apenas com software e hardware comerciais.

Com o desenvolvimento do dispositivo de escutas, os investigadores quiseram provar que uma mente um pouco mais obstinada pode tirar partido das vulnerabilidades do sistema de encriptação A5/1, que hoje se mantém em uso na maioria dos operadores de redes GSM do mundo.

O A5/1 tem mais de 20 anos de uso e distingue-se por operar com 64 bits.

Nohl apresentou duas "modalidades" de escuta das redes GSM: uma com antenas e software open-source que permite escutar, na própria hora, conversações de telemóveis que se encontram nas imediações e custa cerca de 20 mil euros; e outra que se distingue por gravar as conversações, não permite fazer as escutas na hora, mas custa apenas alguns milhares de euros.

Karsten Nohl começou a trabalhar no projecto de demonstração das vulnerabilidades das redes GSM em Agosto, com o desenvolvimento de software em código aberto em parceria com outros investigadores, noticia IDG News Service.

O grupo de investigadores não chegou a concluir a ferramenta para a intercepção de SMS, mas admite que é algo que um hacker experiente conseguirá fazer sem grande trabalho.

A GSM Association já reagiu a esta apresentação questionando a legalidade desta demonstração.

Hoje, existem 3,5 mil milhões de telemóveis que operam em GSM (80% do mercado móvel mundial).


Visite a fonte da informação aqui

Governo anuncia sistema de rádio digital até fevereiro

Até meados de fevereiro de 2010, o governo federal quer anunciar o sistema de rádio digital a ser adotado no Brasil. Foi o que revelou o ministro das Comunicações, Hélio Costa, em reunião com sete empresários e dirigentes de associações de radiodifusão, em encontro na sede do Ministério das Comunicações.

“O rádio foi o primeiro veículo de comunicação de massa e será o último a entrar na era digital. A digitalização permitirá um novo modelo de negócio e uma nova revolução no rádio”, afirmou o ministro. Segundo Hélio Costa, é chegada a hora de definir um padrão de rádio digital para o Brasil. “A decisão será tomada pelo governo ouvindo os radiodifusores”, disse.

De acordo com o ministro, o rádio digital permitirá ao governo, realizar transmissão em ondas curtas com qualidade de som acima da média, o que representará um avanço na política pública de comunicação. Será possível fazer mais transmissões para atingir lugares distantes da Amazônia, cujas comunidades hoje são servidas apenas pela Rádio Nacional da Amazônia, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Hélio Costa apontou que a digitalização do rádio vai agregar outros serviços ao cidadão, que terá acesso à transmissão de dados, fotos, gravações e até mesmo a impressão de dados. O aparelho de rádio será transformado em uma estação multimídia. “Será uma revolução para o cidadão”, disse.

O ministro das Comunicações esteve reunido com representantes do setor de radiodifusão no início da tarde desta segunda-feira, 28 de dezembro. Junto com técnicos da Secretaria de Comunicação Eletrônica, ele fez uma explanação do estágio dos testes e avaliações dos padrões de rádio digital, tanto do sistema americano IBOC (In-Band-On-Chanel) quanto o europeu DRM (Digital Radio Mondiale).

Os empresários e dirigentes de entidades ouviram as transmissões em ondas curtas feitas pela Rádio Nacional, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), desde a Guiana Francesa, distante 2,8 mil quilômetros de Brasília. A qualidade do áudio e a possibilidade de transmissão de dados simultaneamente impressionou os participantes da reunião.

De acordo com o ministro das Comunicações, nas próximas semanas deverão ser realizados novos testes com transmissões digitais da Rádio Cultura e da CBN de São Paulo, além de emissoras de Belo Horizonte. O objetivo é verificar o funcionamento da recepção e transmissão do DRM em ondas médias e FM.

Estavam presentes na reunião o presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel; o presidente da (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), Alexandre Gadred, o vice-presidente da Agert, Hilmar Kannenberg, e o presidente da Associação das Emissoras de Rádio e TV do Estado de São Paulo (AESP), Edilberto de Paula Ribeiro. Os empresários José Inácio Pizzani e Marco Aurélio Jajour também participaram da reunião, bem como o engenheiro da EBC, Emerson Weirich.

O engenheiro eletrônico Flávio Ferreira Lima, que coordena o grupo de estudos do governo federal para avaliação do sistema RRM, relatou os avanços e as avaliações dos testes que vêm sendo realizados. Ele demonstrou, em caráter experimental, como seria a recepção em um aparelho de rádio digital com acesso a tecnologia DRM.

Atualmente, além de Ferreira Lima, trabalham na realização de testes de rádio digital os professores Rodolfo Sabóia, do Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro); Ronaldo de Andrade Martins, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Cássio Gonçalves do Rego, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Luiz da Silva Mello, do Centro de Estudos em Telecomunicações da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; e José Maria Matias, da Universidade Bilbao de Espanha.

Eider Moraes/ASCOM/Ministério das Comunicações

Negócios lidera subidas em Portugal

A Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragens (APCT) divulgou hoje os últimos dados recolhidos, que permitem traçar o cenário dos meses entre Janeiro e Outubro, face ao mesmo período de 2008. Apenas os dois económicos - Negócios e "Diário Económico" - conseguem resultados positivos em termos de circulação paga. Em termos homólogos, o Negócios cresceu 15,35% e o "Diário Económico" teve uma subida de 9,68%.

No campo dos generalistas, a queda de circulação paga foi transversal a todos os meios, tal como já se tinha verificado no primeiro semestre. No seu conjunto, os jornais diários caíram 6,8% face ao mesmo período de 2008. Mas este efeito é atenuado pelo "i" que ainda não conta com comparação homóloga. O diário do grupo Lena tem uma média de circulação paga de 12.167 exemplares. Excluindo este efeito, os restantes cinco generalistas protagonizam uma descida superior a 10%, que se traduz em menos 35.695 exemplares vendidos.

O "Correio da Manhã", da Cofina, mantém a liderança de mercado, com uma média de 118.532 exemplares vendidos por dia. Este foi o diário que menos desceu, tendo um recuo inferior a 1%. Segue-se o "Jornal de Notícias", da Controlinveste, com uma média de 91.422, menos 12,45% em termos homólogos. O "Público", da Sonaecom, desceu 9,34%, para uma circulação paga média de 37.997, mantendo-se à frente do "Diário de Notícias", que desceu 16,96% para 34.408. O principal recuo atinge o "24 horas", que desceu mais de 27%.

Visite a fonte da informação aqui

Britânico executado na China tinha droga "capaz de causar 26.800 mortes"

A Embaixada chinesa em Londres afirmou hoje, terça-feira, que a China "respeitou os direitos" do cidadão britânico executado, e justificou que a pena de morte decorreu do tráfico de uma quantidade de heroína "suficiente para causar 26.800 mortes".

Em comunicado divulgado em Londres, a chancelaria chinesa fez eco da rejeição chinesa de que o condenado, Akmal Shaikh, sofresse de perturbações mentais, conforme alegava o Reino Unido, que pediu a Pequim novo julgamento e clemência.

"Akmal Shaikh foi condenado por um grave crime de tráfico de droga. A quantidade de heroína que trazia para a China era de 4.030 gramas, suficiente para causar 26.800 mortes e ameaçar numerosas famílias", diz o comunicado da embaixada.

"Os direitos do senhor Akmal Shaikh foram respeitados" e os relatórios médicos realizados não revelam traços "da sua presumível doença mental", adianta o comunicado, que refere também que "numa sondagem recente na internet, 99 por cento das pessoas interrogadas apoiavam a decisão do tribunal".

"Os sistemas judiciais da China e do Reino Unido podem ser diferentes, mas tal não deverá ser um obstáculo à melhoria das nossas relações bilaterais numa base de respeito mútuo", conclui o comunicado.

Londres convocou para consultas o embaixador da China em Londres e apresentou um protesto formal pela execução do cidadão britânico.

Shaikh, de 53 anos, casado e pai de três filhos, foi executado às 02:30 de Lisboa, tornando-se no primeiro europeu a quem foi aplicada a pena de morte na China em quase 60 anos.

Foi detido em 2007 por posse de droga no aeroporto de Urumqi, capital da região autónoma chinesa de Xinjiang, onde chegou proveniente de Dushanbé, capital do Tajiquistão, e condenado à morte um ano depois.

As pressões políticas do governo britânico para que lhe fosse comutada a pena foram infrutíferas e o primeiro-ministro, Gordon Brown, expressou hoje a sua consternação pela aplicação da pena de morte a Akmal Shaikh, uma vez que não foram tidos em conta os relatórios que apontavam para o facto de o acusado sofrer de doença bipolar.

A China executou 1.718 pessoas em 2008, o que, segundo dados da AI, representa 72 por cento do total mundial.

O último europeu executado na China foi o italiano António Riva, um piloto militar da I Guerra Mundial, que foi julgado em Pequim em 1951 acusado de ter conspirado para assassinar o então líder máximo da China, Mao Zedong.

A Amnistia Internacional (AI), tal como a União Europeia, condenaram hoje a execução do cidadão britânico.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Ordem dos Médicos reitera que não existe tratamento para homossexualidade

O Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos reiterou que não existe qualquer tratamento para a homossexualidade. Apoiado num parecer do Colégio de Psiquiatria, este órgão entende que a homossexualidade não é uma doença, mas sim uma variante do comportamento sexual.

O Conselho Nacional Executivo da Ordem dos Médicos emitiu, esta terça-feira, uma nota em que reforça que a homossexualidade não tem tratamento.

Apoiado num parecer do Colégio de Psiquiatria, este órgão da Ordem dos Médicos considerou que a homossexualidade não é uma doença, mas sim uma variante do comportamento sexual.

O parecer do Colégio de Psiquiatria foi elaborado a pedido do bastonário da Ordem dos Médicos, que entende que esta nota está em linha com aquilo que sempre defendeu.

Contactado pela TSF, Pedro Nunes lembrou, contudo, que um médico tem o direito e o dever de ajudar um doente, homossexual ou heterossexual, a resolver problemas de sexualidade.

Esta nota surge na sequência de uma petição lançada em Maio em que se exigia que a Ordem tomasse uma posição sobre esta tema, após alguns especialistas terem falado em alegados tratamentos para a homossexualidade.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Hélton e Sidnei na lista do Internacional de Porto Alegre


Clube brasileiro quer atacar Taça Libertadores e procura jogadores no mercado europeu.

O guarda-redes titular do FC Porto, Helton, interessa ao Internacional de Porto Alegre, avançou a Rádio Gaúcha. Segundo aquele órgão de comunicação social o clube brasileiro precisa de um jogador para a baliza pois não conseguiu resgatar Renan, guarda-redes do Xerez – que milita na Liga espanhola – cujos direitos desportivos pertencem ao Valência. A Rádio Gaúcha diz ainda que o Internacional precisa de um central, mantendo sob observação Naldo, colega de Hugo Almeida no Werder Bremen. A alternativa a Naldo é o defesa do Benfica, Sidnei.

Entretanto, no quotidiano portista realce para o facto de Farías e Falcao terem feito tratamento, situação impeditiva de participarem no apronto orientado por Jesualdo Ferreira. Sábado, com a Oliveirense, o FC Porto tem o primeiro compromisso de 2010, em jogo relativo à Taça de Portugal.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui