quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Resultados de empresas e China desanimam Wall Street

Os principais índices bolsistas dos Estados Unidos fecharam a cair mais de 1%, a registar as perdas mais acentuadas das últimas oito semanas, penalizados pelos resultados de empresas como a IBM, CSX e Morgan Stanley, que desapontaram os investidores. Além disso, a China instou os bancos a reduzirem a concessão de empréstimos, o que também contribuiu para as desvalorizações.

O índice industrial Dow Jones fechou a ceder 1,14%, fixando-se nos 10.603,15 pontos. O S&P 500 perdeu 1,06%, para se estabelecer nos 1.138,04 pontos.

Por seu turno, o índice tecnológico Nasdaq terminou a sessão a valer 2.291,25 pontos, com uma desvalorização de 1,26%.

O Morgan Stanley caiu mais de 1%, depois de reportar resultados abaixo das estimativas. O mesmo aconteceu com a IBM, que resvalou mais de 3%, depois de anunciar uma queda das receitas da consultoria em negócios no quarto trimestre.

A CSX não fugiu à tendência negativa, registando a maior queda dos últimos nove meses. A terceira maior empresa de caminhos de ferro dos EUA apresentou um lucro operacional abaixo das projecções dos analistas.

A Exxon Mobil e a Newmont Mining perderam perto de 2%, penalizadas pela desvalorização dos preços do petróleo e do ouro.


Visite a fonte da informação aqui

Défice orçamental ascende a 14 mil milhões em 2009

O défice orçamental do subsector Estado ascendeu a 14.081,3 milhões de euros em 2009, mais 8.901,5 milhões do que no ano anterior, avança o Ministério das Finanças em comunicado, acrescentando que, desde acréscimo, 69% é devido à redução da receita e 31% ao aumento da despesa.

De acordo com a síntese de execução orçamental de 2009, publicada pela Direcção-Geral do Orçamento de 2009, a receita fiscal do subsector Estado registou um decréscimo de 13,9% relativamente a 2008 e a despesa total do período de Janeiro a Dezembro do ano passado cresceu a uma taxa de 6%, e a despesa corrente primária a 4,5%, em comparação com 2008, com o grau de execução a situar-se nos 97,3%.


Visite a fonte da informação aqui

Rali Árctico: Raikkonen participa ao volante do novo C4 WRC

Kimi Raikkonen, da Citroën Racing, vai competir no rali do árctico, no final deste mês de Janeiro. Esta participação vai servir de preparação para o campeonato do Mundo.

O piloto finlandês que integrou a Citroën Racing em Dezembro de 2009, vai agora competir ao volante de um C4 WRC.

Caso pretenda, visite a fonte da informação aqui

West Ham custa 120 milhões a ex-dono do Birmingham

David Sullivan, antigo proprietário do Birmingham, comprou metade do capital do clube de futebol britânico West Ham, com opção de aquisição para os restantes 50 %. Sullivan terá controlo operacional e comercial da sociedade no âmbito do negócio com a CB Holding, uma participada do banco Iceland Bank Straumer. Uma compra da totalidade de capital envolverá 105 milhões de libras (120 milhões de euros) e Sullivan procura parceiros para este investimento.

Um dos possíveis parceiros é o homem de negócios malaio Tony Fernandes, que fez uma tentativa falhada de compra do clube.

David Sullivan partilhará a presidência do West Ham com David Gold, que durante muito tempo foi seu parceiro no Birmingham.

"A nossa primeira prioridade é segurar o estatuto de clube da primeira liga para o West Ham", frisou Sullivan. Acrescentando que está a prever contratar jogadores para reforçar a equipa, logo que se reunir com o treinador.


Visite a fonte da informação aqui

Contribuintes vão pagar nacionalização do BPN

Os cofres públicos terão que suportar o impacto da nacionalização do Banco Português de Negócios, disse hoje, quarta-feira, o presidente da Caixa Geral de Depósitos, que garantiu no entanto que o custo será reduzido.

"Só no final do processo de privatização será possível apurar [os custos que o Estado terá com a nacionalização do BPN]. Não tenho dúvida que algum custo haverá", disse hoje, quarta-feira, o presidente do banco público, Faria de Oliveira, na Assembleia da República.

Contudo, Faria de Oliveira assegurou que "é um custo claramente recomendável para evitar um mal muito maior, com o risco de se estender ao resto do sistema financeiro português a crise".

O presidente da CGD falava em audição na Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia da República, a pedido dos deputados do CDS/PP.

Faria de Oliveira frisou que "serão valores muito reduzidos", recordando que "o papel comercial do BPN emitido com garantia do Estado serve como colateral ao financiamento da CGD junto do BCE", pelo que esta é "uma operação neutra".

"Hoje o BPN tem condições para ser privatizado", assegurou o presidente da CGD, apontando para "as potencialidades de sinergias dos eventuais interessados em crescer no mercado português".

"Durante o ano de 2009, a concessão destes financiamentos para apoiar necessidades de liquidez no BPN não tiveram qualquer efeito negativo na nossa capacidade de financiar a economia", voltou a reforçar Faria de Oliveira.


Fonte: Jornal de Notícias

Cimpor cai quase 3% mas ainda vale mais 8% do que preço oferecido pela CSN

A Cimpor fechou hoje a perder 2,71% para negociar nos 6,212 euros, pressionada pelo facto de a brasileira Votorantim ter anunciado ontem que não equaciona a possibilidade de lançar uma oferta de compra concorrente à da compatriota Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

A Votorantim referiu que mantém conversações, desde 2008, com accionistas da Cimpor, para a eventual compra de uma posição minoritária na cimenteira portuguesa, mas essa notícia não foi suficiente para animar a Cimpor, que tem subido e descido fortemente ao sabor das informações sobre as empresas interessadas numa aquisição ou fusão, como é o caso da CSN e da Camargo Corrêa, também brasileiras.

A empresa liderada por Bayão Horta esteve já a afundar 4,46%, para 6,10 euros mas fechou a desvalorizar 2,71% para os 6,212 euros. Apesar da queda, este valor é ainda superior em 8% aos 5,75 euros por acção propostos pela CSN na sua oferta de compra.

Entretanto, Faria de Oliveira, presidente da Caixa Geral de Depósitos, defendeu hoje que a Cimpor deve fazer uma “aliança estratégica”, em vez da cedência do controlo. Se assim for, conseguir-se-á “manter o centro de decisão da Cimpor em mãos nacionais”, salientou.

“Preferia a solução de uma aliança estratégica”, disse o presidente do banco estatal, que controla 10% da cimenteira portuguesa. Faria de Oliveira sugere assim que será contra a OPA sobre a Cimpor, uma vez que este cenário afasta o controlo da empresa de accionistas portugueses, mas considera “extremamente positivo” existir interesse de três empresas oriundas de um “país amigo” no capital da Cimpor.


Caso pretenda, visite a fonte da informação aqui

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Avast! AntiVirus Free v5.0 final

A Alwil Software lançou hoje a versão final do avast! AntiVirus Free 5.0.

O avast! AntiVirus Free v5.0 contém melhorias na performance bem como no seu mecanismo de detecção de malwares.

O programa é compatível com o Windows XP, Windows Vista e Windows 7, com a particularidade de ser gratuito.

Download: avast! AntiVirus Free v5.0

Ministério das Comunicações muda prefixo de telefone

A partir da meia-noite da próxima quinta-feira, 28 de janeiro, o Ministério das Comunicações vai mudar o prefixo dos seus telefones fixos. Sai do 3311 para 2027. Assim, o atendimento pelo telefone geral, que atualmente é feito pelo 3311-6000 passa a ser pelo 2027-6000. A mudança é devido ao novo contrato de prestação de serviço de telefonia fixa com a operadora GVT.

Caso pretenda, visite a fonte da informação aqui

Acesso móvel à internet cresce 211,63% em 2009

A banda larga móvel apresentou crescimento de 211,63% em 2009, pulando de 2,78 milhões de acessos em dezembro de 2008 para 8,66 milhões em igual período do ano passado.

Só em dezembro, o número de adições líquidas de aparelhos 3G e minimodems chegou a 544 mil. Em novembro de 2009, o número de terminais registrado era de 8,11 milhões.

A implantação da banda larga móvel no Brasil começou em meados de 2008. A expectativa da Anatel é de que o acesso móvel à internet supere as conexões fixas, avaliadas em 13,5 milhões, ainda este ano.

Fonte: TeleSíntese

Nelsinho Piquet diz que recusou oferta para ficar na F-1

O brasileiro Nelsinho Piquet afirmou nesta terça-feira que recebeu uma proposta para continuar na Fórmula 1, mas optou por deixar a categoria e disputar a temporada da Nascar. O piloto não citou qual foi a proposta que teria recebido, mas admitiu que estava cansado de disputar o Mundial.

"Eu poderia ter ficado na Fórmula 1, se quisesse. Uma equipe me convidou para correr lá", disse Piquet em entrevista à SpeedTV, emissora norte-americana especializada na cobertura de automobilismo.

"Eu estava muito cansado de tudo que envolvia a Fórmula 1. Por isso tomei a decisão de começar uma nova fase da minha carreira, com o desafio de correr na Nascar", afirmou o brasileiro.

Nelsinho estreou na Fórmula 1 em 2008 e teve uma temporada de estreia considerada boa, com direito a um segundo lugar na Alemanha. No ano passado, contudo, ele ficou muito abaixo das expectativas, e acabou demitido após o GP da Hungria.

Depois da demissão de Nelsinho, eclodiu na imprensa o escândalo do GP de Cingapura do ano anterior, quando o brasileiro bateu de propósito para beneficiar o companheiro de equipe Fernando Alonso, que venceu aquela prova. Piquet não foi punido oficialmente, mas viu a maioria das portas da categoria se fecharem.


Caso pretenda, visite a fonte da informação aqui