O defesa central do Vitória de Guimarães, Sereno, assinou hoje pelo Valladolid até ao final da temporada, anunciou o clube espanhol, que milita na Liga principal, no seu site na internet.
Sereno, 24 anos, chegou ao Vitória de Guimarães na temporada 2005/06 proveniente do Elvas, cidade de onde é natural, e terminava o contrato com os minhotos no final da presente época.
O jogador, que foi chamado por Carlos Queiroz para a selecção B de Portugal, é o último reforço do Valladolid, 17. classificado da Liga espanhola, e realiza terça-feira o seu primeiro treino ao serviço daquele clube.
"Depois de muitos meses a tentar, o Real Valladolid conseguiu a sua contratação", lê-se na nota publicada no site do clube.
Fonte: O Jogo
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Adebayor: “Agradeço ao Man. City por ter dado tempo para que voltasse”
O avançado togolês marcou, no passado domingo, um dos golos da vitória do Manchester City sobre o Portsmouth (2-0) e dedicou-o aos colegas de selecção que perdeu no atentado de Cabinda.
“Foi um momento difícil na minha vida. Fico feliz por ter deixado para trás essas lembranças terríveis”, confidenciou Emmanuel Adebayor.
“Durante todo este tempo, os adeptos estiveram comigo, a telefonar ou a mandar mensagens de apoio. Isso comoveu-me muito. Também agradeço ao meu clube por tudo o que fizeram e por terem dado tempo para que voltasse”, afirmou, em declarações ao site oficial do clube.
Fonte: O jogo
“Foi um momento difícil na minha vida. Fico feliz por ter deixado para trás essas lembranças terríveis”, confidenciou Emmanuel Adebayor.
“Durante todo este tempo, os adeptos estiveram comigo, a telefonar ou a mandar mensagens de apoio. Isso comoveu-me muito. Também agradeço ao meu clube por tudo o que fizeram e por terem dado tempo para que voltasse”, afirmou, em declarações ao site oficial do clube.
Fonte: O jogo
CSN pede à CMVM que obrigue CGD a esclarecer se tem acordo para "frustrar sucesso da OPA"
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) pretende que a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários obrigue a Caixa Geral de Depósitos a clarificar os direitos de voto detidos na Cimpor, bem como a esclarecer se tem algum acordo que tenha como objectivo “frustrar a OPA” da empresa brasileira.
Este pedido consta de um requerimento enviado na sexta-feira pela CSN à CMVM e hoje publicado pelo regulador.
Solicita a CSN que “a CGD seja notificada para divulgar a participação qualificada (superior a 20% dos direitos de voto) que lhe é imputável”.
A empresa brasileira entende que é esta a participação qualificada na Cimpor, uma vez que o banco do Estado detém um “acordo de recompra” da posição da Investifino. O requerimento da CSN surge depois da Investifino ter comunicado que detém 20,26% dos direitos de voto da Cimpor e de o Negócios ter noticiado que a CGD beneficia de um direito de preferência sobre as acções objecto da opção de recompra.
A CSN conclui que “a confirmar-se a existência de alguma preferência da CGD sobre algumas ou todas as acções detidas pela Investifino, os direitos de voto inerentes a todas as acções detidas por esta presumem-se imputadas à CGD”.
Por isso a CSN entende que a CGD deveria comunicar ao mercado que detém 20,26% dos direitos de voto da Cimpor (e não os 10% que comunicou), pelo que solicita à CMVM que obrigue a CGD a “divulgar a participação qualificada (superior a 20% dos direitos de voto) que lhe é imputável por força da imputação bidireccional resultante da alínea h) do nº 1 do art. 20º do CVM”.
O interesse da CSN em ver esta questão esclarecida está relacionado com o facto de a imprensa noticiar que a CGD está a estudar um acordo com a Votorantim para “promover a estabilidade accionista da Cimpor”. Recorde-se que na semana passada, a CMVM emitiu um comunicado onde confirmava que a Votorantim tinha contactado a CGD, mas que a potencial venda de uma participação estaria dependente de a empresa se tornar accionista. Algo que estará a ser negociado com a francesa Lafarge.
“Não é credível que outros investidores se disponham a celebrar um acordo parassocial com a CGD com vista à criação de um 'núcleo accionista' se a participação da CGD na Cimpor puder ser objecto de qualquer opção de compra”, salienta a CSN.
Por isso, a CSN solicita ainda à CMVM que CGD seja “intimada a esclarecer os termos e condições essenciais do acordo com a Investifino” e que esclareça ainda “o mercado de que qualquer comportamento que seja susceptível de consubstanciar um acordo tendente a frustrar o sucesso da OPA em curso será, só por si, gerador de imputação aos subscritores do mesmo entre si dos direitos de voto detidos por cada um deles, com as consequências daí resultantes”.
Fonte: Jornal de Negócios
Este pedido consta de um requerimento enviado na sexta-feira pela CSN à CMVM e hoje publicado pelo regulador.
Solicita a CSN que “a CGD seja notificada para divulgar a participação qualificada (superior a 20% dos direitos de voto) que lhe é imputável”.
A empresa brasileira entende que é esta a participação qualificada na Cimpor, uma vez que o banco do Estado detém um “acordo de recompra” da posição da Investifino. O requerimento da CSN surge depois da Investifino ter comunicado que detém 20,26% dos direitos de voto da Cimpor e de o Negócios ter noticiado que a CGD beneficia de um direito de preferência sobre as acções objecto da opção de recompra.
A CSN conclui que “a confirmar-se a existência de alguma preferência da CGD sobre algumas ou todas as acções detidas pela Investifino, os direitos de voto inerentes a todas as acções detidas por esta presumem-se imputadas à CGD”.
Por isso a CSN entende que a CGD deveria comunicar ao mercado que detém 20,26% dos direitos de voto da Cimpor (e não os 10% que comunicou), pelo que solicita à CMVM que obrigue a CGD a “divulgar a participação qualificada (superior a 20% dos direitos de voto) que lhe é imputável por força da imputação bidireccional resultante da alínea h) do nº 1 do art. 20º do CVM”.
O interesse da CSN em ver esta questão esclarecida está relacionado com o facto de a imprensa noticiar que a CGD está a estudar um acordo com a Votorantim para “promover a estabilidade accionista da Cimpor”. Recorde-se que na semana passada, a CMVM emitiu um comunicado onde confirmava que a Votorantim tinha contactado a CGD, mas que a potencial venda de uma participação estaria dependente de a empresa se tornar accionista. Algo que estará a ser negociado com a francesa Lafarge.
“Não é credível que outros investidores se disponham a celebrar um acordo parassocial com a CGD com vista à criação de um 'núcleo accionista' se a participação da CGD na Cimpor puder ser objecto de qualquer opção de compra”, salienta a CSN.
Por isso, a CSN solicita ainda à CMVM que CGD seja “intimada a esclarecer os termos e condições essenciais do acordo com a Investifino” e que esclareça ainda “o mercado de que qualquer comportamento que seja susceptível de consubstanciar um acordo tendente a frustrar o sucesso da OPA em curso será, só por si, gerador de imputação aos subscritores do mesmo entre si dos direitos de voto detidos por cada um deles, com as consequências daí resultantes”.
Fonte: Jornal de Negócios
Banif recomenda aumentar exposição à Galp e EDP
O Banif Investment Banking recomenda que, em Fevereiro, a estratégia de investimento seja “mais cautelosa”. Numa óptica mais defensiva, a casa de investimento considera que este mês as carteiras devem ser constituídas com uma exposição maior à Galp e à EDP. Sendo que a PT, Brisa e Jerónimo Martins também consta da lista.
O Banif divulgou o “portfolio” de Fevereiro, considerando que este mês a estratégia a seguir deva ser baseada “numa abordagem mais cautelosa”.
Daí, “recomendamos acções defensivas” e uma exposição variada, “favorecendo acções que combinem crescimento de lucros/resistência, dividendos elevados e/ou avaliações atractivas”.
“Como adoptámos seguir uma estratégia defensiva e cautelosa, mantemos as mesmas empresas no nosso grupo ‘Tier I’”, revela o Banif, acrescentando que aumenta “o peso [da carteira de investimentos] na Galp e na EDP”.
Assim, além destas duas cotadas, surgem na lista da empresas onde se deve ter maior exposição, em Fevereiro, a Portugal Telecom, a Brisa e a Jerónimo Martins.
Assim, o Banif recomenda uma exposição de 10% na petrolífera, 9% na operadora de telecomunicações e 7% nas restantes três cotadas.
No relatório publicado, ao qual o Negócios teve acesso, a casa de investimento realça ainda que o desempenho negativo a que se assistiu na Mota-Engil, em Janeiro, deverá ser anulado, depois de resolvido o problema que se instalou devido à oposição do Tribunal de Contas em relação a algumas concessões das auto-estradas.
“Esta situação parece estar perto de uma solução pela Estradas de Portugal”, o que “deve diminuir as notícias negativas em torno da ME, resultando numa recuperação do preço da acção”.
Visite a fonte da informação clicando aqui
O Banif divulgou o “portfolio” de Fevereiro, considerando que este mês a estratégia a seguir deva ser baseada “numa abordagem mais cautelosa”.
Daí, “recomendamos acções defensivas” e uma exposição variada, “favorecendo acções que combinem crescimento de lucros/resistência, dividendos elevados e/ou avaliações atractivas”.
“Como adoptámos seguir uma estratégia defensiva e cautelosa, mantemos as mesmas empresas no nosso grupo ‘Tier I’”, revela o Banif, acrescentando que aumenta “o peso [da carteira de investimentos] na Galp e na EDP”.
Assim, além destas duas cotadas, surgem na lista da empresas onde se deve ter maior exposição, em Fevereiro, a Portugal Telecom, a Brisa e a Jerónimo Martins.
Assim, o Banif recomenda uma exposição de 10% na petrolífera, 9% na operadora de telecomunicações e 7% nas restantes três cotadas.
No relatório publicado, ao qual o Negócios teve acesso, a casa de investimento realça ainda que o desempenho negativo a que se assistiu na Mota-Engil, em Janeiro, deverá ser anulado, depois de resolvido o problema que se instalou devido à oposição do Tribunal de Contas em relação a algumas concessões das auto-estradas.
“Esta situação parece estar perto de uma solução pela Estradas de Portugal”, o que “deve diminuir as notícias negativas em torno da ME, resultando numa recuperação do preço da acção”.
Visite a fonte da informação clicando aqui
domingo, 31 de janeiro de 2010
Internet pode aumentar desempenho de Marina nas eleições de 2010
Ex-ministra do Meio Ambiente e pré-candidata à Presidência, a senadora Marina Silva (PV-AC) aparece em último lugar nas pesquisas de intenção de voto, mas tem grandes chances de avançar na disputa eleitoral se investir nas ferramentas da internet durante a campanha eleitoral. É no que acredita Antônio Lavareda, especialista em marketing eleitoral e colunista da Band News FM, que lançou recentemente o livro “Emoções ocultas e estratégias eleitorais” (Ed. Objetiva).
“A internet pode ser um instrumento absolutamente valioso, sobretudo no caso da Marina Silva. Se ela tiver uma operação de internet muito boa, poderá ter um desempenho que venha a impactar de fato os resultados eleitorais de 2010”, afirmou Lavareda em entrevista ao eBand.
Apesar de ser apontada pelo analista como uma candidata com “alto poder carismático” e que “infunde um nível de confiança bastante grande”, Marina, segundo o analista, larga com desvantagem na corrida pelo Palácio do Planalto, já que, ao lançar a candidatura pelo PV, seu tempo de propaganda na TV e no rádio é reduzido.
Horário eleitoral
Em 2008, Barack Obama era senador em primeiro mandato e não contava com grande estrutura de campanha. Ele conseguiu a candidatura democrata e foi eleito presidente, em grande parte, graças à arrecadação recorde e ao exército de voluntários obtidos através da internet.
Segundo a legislação, 66% do tempo da propaganda eleitoral é distribuído de acordo com o número de representantes do partido e suas coligações na Câmara dos Deputados. Estimativas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontam que o PT, sozinho, tem aproximadamente seis vezes mais tempo para expor seu programa eleitoral em relação ao PV, partido quantativamente pouco expressivo e, segundo Lavareda, com possibilidades pequenas de coligações expressivas em 2010.
A solução apontada pelo especialista é apostar na internet. O uso da rede para campanhas foi liberado na mini-reforma eleitoral aprovada pelo Congresso no ano passado. “Marina precisa ultrapassar os limites do PV, montar uma operação poderosa na internet para dar presença, visibilidade e força para a candidatura. [Ela precisa estar] presente nas redes sociais, articulada nas diferentes ferramentas que a internet propicia.”
Problemas e soluções para campanhas
Para Lavareda, além de fazer uso de mídias alternativas, os candidatos deveriam ser beneficiados por alterações na lei que regula rádio e televisão durante as eleições. “O maior problema da legislação é o tempo demasiadamente curto de campanhas eleitorais na televisão e no rádio”, aponta o analista. “As campanhas ficam limitadas a 45 dias e, nesse período, há uma grande concentração de propaganda que acaba saturando o eleitor e o desinteressando.”
Hoje, a campanha eleitoral tem início na primeira semana de julho. Em 2010, os comerciais vão ao ar a partir do dia 17 de agosto e param de ser exibidos em outubro. A sugestão do colunista é estender a exibição da mesma quantidade de propagandas por quatro meses, o que, segundo ele, “melhoraria a qualidade das campanhas e tornaria o processo eleitoral muito mais informativo ao eleitorado”.
O excesso de propaganda institucional – aquela que promove as ações do governo – é outro ponto prejudicial da legislação mencionado por Lavareda. “Não é necessário esse volume para informar a população. É abusivo no sentido em que os candidatos apoiados por governantes acabam tendo benefícios eleitorais indiretos dessa exposição, o que causa uma grande assimetria de meios entre o candidato do governo e os da oposição”, opina. “Essa assimetria demasiada é nociva para a melhor prática democrática.”
Fonte: eBand
“A internet pode ser um instrumento absolutamente valioso, sobretudo no caso da Marina Silva. Se ela tiver uma operação de internet muito boa, poderá ter um desempenho que venha a impactar de fato os resultados eleitorais de 2010”, afirmou Lavareda em entrevista ao eBand.
Apesar de ser apontada pelo analista como uma candidata com “alto poder carismático” e que “infunde um nível de confiança bastante grande”, Marina, segundo o analista, larga com desvantagem na corrida pelo Palácio do Planalto, já que, ao lançar a candidatura pelo PV, seu tempo de propaganda na TV e no rádio é reduzido.
Horário eleitoral
Em 2008, Barack Obama era senador em primeiro mandato e não contava com grande estrutura de campanha. Ele conseguiu a candidatura democrata e foi eleito presidente, em grande parte, graças à arrecadação recorde e ao exército de voluntários obtidos através da internet.
Segundo a legislação, 66% do tempo da propaganda eleitoral é distribuído de acordo com o número de representantes do partido e suas coligações na Câmara dos Deputados. Estimativas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) apontam que o PT, sozinho, tem aproximadamente seis vezes mais tempo para expor seu programa eleitoral em relação ao PV, partido quantativamente pouco expressivo e, segundo Lavareda, com possibilidades pequenas de coligações expressivas em 2010.
A solução apontada pelo especialista é apostar na internet. O uso da rede para campanhas foi liberado na mini-reforma eleitoral aprovada pelo Congresso no ano passado. “Marina precisa ultrapassar os limites do PV, montar uma operação poderosa na internet para dar presença, visibilidade e força para a candidatura. [Ela precisa estar] presente nas redes sociais, articulada nas diferentes ferramentas que a internet propicia.”
Problemas e soluções para campanhas
Para Lavareda, além de fazer uso de mídias alternativas, os candidatos deveriam ser beneficiados por alterações na lei que regula rádio e televisão durante as eleições. “O maior problema da legislação é o tempo demasiadamente curto de campanhas eleitorais na televisão e no rádio”, aponta o analista. “As campanhas ficam limitadas a 45 dias e, nesse período, há uma grande concentração de propaganda que acaba saturando o eleitor e o desinteressando.”
Hoje, a campanha eleitoral tem início na primeira semana de julho. Em 2010, os comerciais vão ao ar a partir do dia 17 de agosto e param de ser exibidos em outubro. A sugestão do colunista é estender a exibição da mesma quantidade de propagandas por quatro meses, o que, segundo ele, “melhoraria a qualidade das campanhas e tornaria o processo eleitoral muito mais informativo ao eleitorado”.
O excesso de propaganda institucional – aquela que promove as ações do governo – é outro ponto prejudicial da legislação mencionado por Lavareda. “Não é necessário esse volume para informar a população. É abusivo no sentido em que os candidatos apoiados por governantes acabam tendo benefícios eleitorais indiretos dessa exposição, o que causa uma grande assimetria de meios entre o candidato do governo e os da oposição”, opina. “Essa assimetria demasiada é nociva para a melhor prática democrática.”
Fonte: eBand
Ministério da Justiça e Anvisa alertam para uso correto do protetor solar
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgaram nesta semana um boletim sobre o uso correto de protetor solar. O documento ratifica a importância da proteção contra os raios ultravioletas, que contribuem para o desenvolvimento de câncer de pele e o envelhecimento precoce.
O documento destaca que o uso diário de protetor solar com fator de proteção (FPS) de no mínimo 15 é indispensável para todas as pessoas, independentemente da cor da pele. Outra orientação é evitar a exposição ao sol entre as 10h e as 16h, assim como usar chapéu com abas e óculos escuros. Também é importante lembrar de passar protetor nas orelhas, no pescoço, nariz, nos pés e nas mãos.
A recomendação do boletim, assim como da cartilha do Instituto Nacional de Câncer (Inca), é que o protetor solar seja aplicado na pele pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol. Ele deve ser reaplicado após o contato com a água e depois de duas horas de exposição contínua ao sol.
O boletim lembra que esses cuidados devem ser tomados durante todo o ano e não só no verão, pois os raios ultravioleta conseguem alcançar a Terra também em dias nublados e com pouca luminosidade.
Segundo o Inca, o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. A pesquisa, divulgada em novembro de 2009, prevê que ao longo deste ano deverão ocorrer 113 mil casos de câncer de pele não melanoma, causado principalmente pela exposição ao sol.
Visite a fonte da informação aqui
O documento destaca que o uso diário de protetor solar com fator de proteção (FPS) de no mínimo 15 é indispensável para todas as pessoas, independentemente da cor da pele. Outra orientação é evitar a exposição ao sol entre as 10h e as 16h, assim como usar chapéu com abas e óculos escuros. Também é importante lembrar de passar protetor nas orelhas, no pescoço, nariz, nos pés e nas mãos.
A recomendação do boletim, assim como da cartilha do Instituto Nacional de Câncer (Inca), é que o protetor solar seja aplicado na pele pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol. Ele deve ser reaplicado após o contato com a água e depois de duas horas de exposição contínua ao sol.
O boletim lembra que esses cuidados devem ser tomados durante todo o ano e não só no verão, pois os raios ultravioleta conseguem alcançar a Terra também em dias nublados e com pouca luminosidade.
Segundo o Inca, o câncer de pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país. A pesquisa, divulgada em novembro de 2009, prevê que ao longo deste ano deverão ocorrer 113 mil casos de câncer de pele não melanoma, causado principalmente pela exposição ao sol.
Visite a fonte da informação aqui
Enfim, site do Sisu começa a operar com rapidez
Enfim, os estudantes que tentam acessar o site do Sistema de Seleção Unificada estão conseguindo efetuar a inscrição e acompanhar a concorrência nos cursos escolhidos. Com o sistema mais rápido, a expectativa é que o número de inscritos aumente, já que até a noite desse sábado (30), apenas 180 mil candidatos conseguiram completar o cadastro e escolha das graduações. Ao todo, 2,5 milhões de pessoas fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e podem concorrer a uma das 47.913 vagas em 51 instituições de ensino superior, usando a nota do exame.
No mural do JC Online, os internautas contam que tiveram êxito nas tentativas. "Hoje o sistema está impressionante. Pegou de primeira. Não sei que milagre foi esse", disse o estudante identificado apenas como Daniel. "Finalmente consegui me inscrever!! Tava rapidinho que foi uma beleza", comentou Carla. Mas ainda há quem reclame de problamas no acesso. "Há mais de 42 horas que estou tentando nscrever minha filha e não consigo. O aviso que aparece é 'as credenciais fornecidas são inválidas'. Vou até a página do Inep, entro com o número da inscrição do Enem e constato que está tudo certo. Volto ao Sisu e continua a mesma coisa. Não sei mais o que fazer", disse Edna.
Quem estiver tendo problema com as credenciais deve tentar trocar a senha do Enem, pelo site do Inep. Quando conseguir acessar a página do Sisu, o aluno deverá informar o número de inscrição do Enem e a senha. O sistema pedirá então que seja digitada uma nova senha, que valerá para os acessos seguintes no Sisu. O vestibulando poderá escolher apenas um curso e instituição e continuar acompanhando o processo de inscrição até quarta-feira (3), quando essa primeira fase será encerrada.
Você está encontrando dificuldade para acessar o Sisu ou conseguiu concluir a inscrição? Comente no mural do JC Online.
SISU - O processo será divido em três etapas. Na primeira delas, que acontece até a próxima quarta-feira (3), cada estudante poderá escolher uma opção de curso e instituição. Durante todo esse período, o sistema vai atualizar diariamente a nota de corte (nota mínima para o candidato ficar entre as vagas do curso). Isso dá ao estudante a possibilidade de alterar a opção de inscrição caso não tenha nota suficiente para obter a vaga no curso que escolheu inicialmente. Cada aluno poderá mudar a opção quantas vezes quiser durante esse período. Para ampliar as chances de conseguir uma vaga, recomenda-se que os candidatos acessem diariamente o Sisu, para mudar de opção caso a nota já não seja suficiente para entrar no curso após as mudanças dos outros candidatos.
Algumas instituições vão conferir pesos diferentes para cada uma das provas do Enem. O próprio Sisu vai informar sobre os pesos e calcular de acordo com os critérios de cada universidade.
Ao final da etapa, o sistema vai classificar os candidatos de acordo com as notas e com as vagas oferecidas em cada curso e instituição. Caso haja notas iguais para o mesmo curso, o primeiro critério de desempate será a nota da redação. Em seguida, serão observadas as notas em cada uma das provas objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias). Se persistir o empate, será considerada a data e a hora de efetivação da inscrição pelo candidato, prevalecendo a inscrição mais antiga. Os alunos classificados terão até o dia 12 de fevereiro para realizarem as matrículas diretamente nas instituições.
O MEC afirmou que se houver possibilidade de prorrogação de inscrição, a decisão será tomada.
Nas segunda e terceira etapas ficarão disponíveis apenas as vagas que não foram ocupadas na etapa anterior (confira calendário abaixo). O processo de escolha será o mesmo da primeira etapa.
Todos os estudantes que fizeram o Enem poderão concorrer a qualquer uma das vagas do Sisu. No entanto, no caso de serem aprovados tanto numa das instituições que integram o sistema quanto em uma outra instituição federal que não faz parte, eles só poderão efetivar a matrícula em uma das duas. Ou seja, a partir deste ano, não será possível matricular-se em duas instituições de ensino superior públicas.
Confira o calendário (no horário do Recife):
Primeira etapa
Inscrições: Até as 22h59 de 3 de fevereiro
Resultado: 5 de fevereiro
Matrículas nas universidades: de 8 a 12 de fevereiro
Segunda etapa
Inscrições: das 5h do dia 15 de fevereiro até as 22h59 do dia 20 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrículas nas universidades: 23 a 26 de fevereiro
Terceira etapa
Inscrições: das 5h do dia 1° de março até as 22h59 do dia 3 de março
Resultado: 5 de março
Matrículas nas universidades: de 9 a 12 de março
Visite a fonte da informação aqui
No mural do JC Online, os internautas contam que tiveram êxito nas tentativas. "Hoje o sistema está impressionante. Pegou de primeira. Não sei que milagre foi esse", disse o estudante identificado apenas como Daniel. "Finalmente consegui me inscrever!! Tava rapidinho que foi uma beleza", comentou Carla. Mas ainda há quem reclame de problamas no acesso. "Há mais de 42 horas que estou tentando nscrever minha filha e não consigo. O aviso que aparece é 'as credenciais fornecidas são inválidas'. Vou até a página do Inep, entro com o número da inscrição do Enem e constato que está tudo certo. Volto ao Sisu e continua a mesma coisa. Não sei mais o que fazer", disse Edna.
Quem estiver tendo problema com as credenciais deve tentar trocar a senha do Enem, pelo site do Inep. Quando conseguir acessar a página do Sisu, o aluno deverá informar o número de inscrição do Enem e a senha. O sistema pedirá então que seja digitada uma nova senha, que valerá para os acessos seguintes no Sisu. O vestibulando poderá escolher apenas um curso e instituição e continuar acompanhando o processo de inscrição até quarta-feira (3), quando essa primeira fase será encerrada.
Você está encontrando dificuldade para acessar o Sisu ou conseguiu concluir a inscrição? Comente no mural do JC Online.
SISU - O processo será divido em três etapas. Na primeira delas, que acontece até a próxima quarta-feira (3), cada estudante poderá escolher uma opção de curso e instituição. Durante todo esse período, o sistema vai atualizar diariamente a nota de corte (nota mínima para o candidato ficar entre as vagas do curso). Isso dá ao estudante a possibilidade de alterar a opção de inscrição caso não tenha nota suficiente para obter a vaga no curso que escolheu inicialmente. Cada aluno poderá mudar a opção quantas vezes quiser durante esse período. Para ampliar as chances de conseguir uma vaga, recomenda-se que os candidatos acessem diariamente o Sisu, para mudar de opção caso a nota já não seja suficiente para entrar no curso após as mudanças dos outros candidatos.
Algumas instituições vão conferir pesos diferentes para cada uma das provas do Enem. O próprio Sisu vai informar sobre os pesos e calcular de acordo com os critérios de cada universidade.
Ao final da etapa, o sistema vai classificar os candidatos de acordo com as notas e com as vagas oferecidas em cada curso e instituição. Caso haja notas iguais para o mesmo curso, o primeiro critério de desempate será a nota da redação. Em seguida, serão observadas as notas em cada uma das provas objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias). Se persistir o empate, será considerada a data e a hora de efetivação da inscrição pelo candidato, prevalecendo a inscrição mais antiga. Os alunos classificados terão até o dia 12 de fevereiro para realizarem as matrículas diretamente nas instituições.
O MEC afirmou que se houver possibilidade de prorrogação de inscrição, a decisão será tomada.
Nas segunda e terceira etapas ficarão disponíveis apenas as vagas que não foram ocupadas na etapa anterior (confira calendário abaixo). O processo de escolha será o mesmo da primeira etapa.
Todos os estudantes que fizeram o Enem poderão concorrer a qualquer uma das vagas do Sisu. No entanto, no caso de serem aprovados tanto numa das instituições que integram o sistema quanto em uma outra instituição federal que não faz parte, eles só poderão efetivar a matrícula em uma das duas. Ou seja, a partir deste ano, não será possível matricular-se em duas instituições de ensino superior públicas.
Confira o calendário (no horário do Recife):
Primeira etapa
Inscrições: Até as 22h59 de 3 de fevereiro
Resultado: 5 de fevereiro
Matrículas nas universidades: de 8 a 12 de fevereiro
Segunda etapa
Inscrições: das 5h do dia 15 de fevereiro até as 22h59 do dia 20 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrículas nas universidades: 23 a 26 de fevereiro
Terceira etapa
Inscrições: das 5h do dia 1° de março até as 22h59 do dia 3 de março
Resultado: 5 de março
Matrículas nas universidades: de 9 a 12 de março
Visite a fonte da informação aqui
Etiquetas:
Brasil,
Educação,
Internet,
Tecnologia
Geleia de frutas
As compotas de geleia são muito apreciadas tanto ao pequeno como num lanche.
Assim, deixo abaixo uma excelente receita de geleia de frutas, que mistura frutas vermelhas, açúcar cristal e suco de limão.
Geleia de frutas
Preparação: 20 minutos
Rendimento: 750 g
Conservação em geladeira ou freezer
Ingredientes
- 450 g de frutas vermelhas mistas
- 450 g de açúcar cristal
- suco de 1 limão grande
Modo de preparação
- Misture bem as frutas e o açúcar numa panela grande e junte o suco de limão. Aqueça em fogo brando, mexendo com cuidado até o açúcar dissolver.
- Aumente o fogo e deixe ferver por 3-5 minutos, até obter o ponto de geleia.
- Envasilhe quente em potes esterilizados, vede e rotule.
A escolha das frutas
Uma das grandes vantagens desta receita é que não importa a proporção das diferentes frutas utilizadas, mas sim o seu peso total que, deve ser igual ao do açúcar. Caso utilize morangos, tire os cabinhos.
Assim, deixo abaixo uma excelente receita de geleia de frutas, que mistura frutas vermelhas, açúcar cristal e suco de limão.
Geleia de frutas
Preparação: 20 minutos
Rendimento: 750 g
Conservação em geladeira ou freezer
Ingredientes
- 450 g de frutas vermelhas mistas
- 450 g de açúcar cristal
- suco de 1 limão grande
Modo de preparação
- Misture bem as frutas e o açúcar numa panela grande e junte o suco de limão. Aqueça em fogo brando, mexendo com cuidado até o açúcar dissolver.
- Aumente o fogo e deixe ferver por 3-5 minutos, até obter o ponto de geleia.
- Envasilhe quente em potes esterilizados, vede e rotule.
A escolha das frutas
Uma das grandes vantagens desta receita é que não importa a proporção das diferentes frutas utilizadas, mas sim o seu peso total que, deve ser igual ao do açúcar. Caso utilize morangos, tire os cabinhos.
Rodovias do PR têm 17 pontos com problemas; 13 cidades sofrem com falta de água
O secretário de Transportes do Estado do Paraná, Rogério Tissot, informou que as estradas estaduais têm 17 pontos com problemas, como queda de barreira e pontes. Tissot acompanhou o governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), na visita feita neste domingo à região norte, que foi afetada pelas fortes chuvas desde sexta-feira (29).
Requião e Tissot sobrevoaram as cidades de Sengés --onde quatro pessoas morreram--, Tomazina e Pinhalão. "O principal objetivo é restabelecer o tráfego. A Secretaria dos Transportes já tem 35 pontes e vigas disponíveis e as equipes já estão trabalhando nos locais em que houve queda de barreira", afirmou Requião, por meio da assessoria.
Ainda segundo a assessoria do governo do Estado, a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) trabalha desde sábado para restabelecer a normalidade dos sistemas de abastecimento de água, que foram danificados pelas fortes chuvas. Em todo o Paraná, 13 cidades tiveram o fornecimento prejudicado parcial ou totalmente.
O problema mais crítico é em Ibaiti, onde uma encosta cedeu levando árvores e terra para dentro das instalações da captação de água. Conjuntos de motobombas e instalações elétrica foram danificados. A previsão é de que o sistema comece a voltar à normalidade na segunda-feira (1º), se o tempo melhorar. Até lá, a cidade seria abastecida com caminhão-pipa.
Em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, e Itaperuçu, 50% da produção foi comprometida com a inundação dos equipamentos elétricos que bombeiam a água. A previsão para normalização do abastecimento é para a noite deste domingo.
Segundo balanço divulgado hoje pela Defesa Civil do Estado, são 4.041 pessoas afetadas em 14 cidades paranaenses, 12 feridos, 748 desalojados (em casas de amigos e parentes), 778 desabrigados (dependem de abrigos públicos), 719 casas danificadas e 73 casas destruídas em todo o Estado.
Mortes
Em Sengés, no norte do Paraná, próximo à divisa com o Estado de São Paulo, quatro pessoas morreram, uma está desaparecida e 38 estão desabrigadas. Entre os mortos, estão uma criança de três anos, uma mulher 34 e um homem de 70.
A chuva deixou Sengés isolada depois de provocar duas crateras de cerca de dez metros de profundidade na rodovia PR-239 (prolongamento da PR-151). As pontes entre São João da Boa Vista (SP) e Itararé (SP), nas PR-151 e PR-90, caíram. A cidade também ficou sem comunicação. Telefones fixos e móveis não funcionam.
Estradas
A concessionária Rodonorte, responsável pela manutenção das rodovias PR-151 e PR-239, informou que um grupo de profissionais da empresa está no local, mas ainda não há previsão de quando o tráfego será normalizado. A recomendação é de que os motoristas trafeguem pela rodovia Régis Bittencourt.
Para os motoristas que seguem do Paraná para o Estado de São Paulo, uma alternativa é trafegar pela PR-92 até Wenceslau Braz e, depois, pelas estradas PR-151 e PR-272 até em São Paulo.
De São Paulo para o Paraná, a opção é seguir por Itapeva (SP), no sentido Taquarituba, pela SP-255, passando por Taguaí (SP) e Fartura (SP) até chegar em Carlópolis (PR).
Na BR-476 (estrada da Ribeira) foram registradas oito quedas de barreiras pela PRF (Polícia Rodoviária Federal. O tráfego é parcial e liberado apenas para automóveis.
A PR-151, que passa por Ponta Grossa, Sengés e Itararé (SP), tem quedas de barreiras nos km 200 e 185. A SP 239, no km 8, também há registro da mesma ocorrência.
No km 15 da PR-90 existe uma cratera de, aproximadamente, 7 metros. O desvio é feito por Campo Magro (PR). No km 27, parte do asfalto baixou e o tráfego está liberado em meia pista. Nos km 37 e 39 -- trecho sem pavimentação -- a passagem está bloqueada. O desvio é feito por Bateias (PR).
A rodovia PR-192, conhecida como rodovia dos Minérios, também está com problemas causados pela chuva. Os quilômetros 7 e 9,5 estão alagados e veículos leves não conseguem transitar. barreiras nos quilômetros 28 e 19 bloquearam meia pista.
Fonte: Folha Online
Requião e Tissot sobrevoaram as cidades de Sengés --onde quatro pessoas morreram--, Tomazina e Pinhalão. "O principal objetivo é restabelecer o tráfego. A Secretaria dos Transportes já tem 35 pontes e vigas disponíveis e as equipes já estão trabalhando nos locais em que houve queda de barreira", afirmou Requião, por meio da assessoria.
Ainda segundo a assessoria do governo do Estado, a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) trabalha desde sábado para restabelecer a normalidade dos sistemas de abastecimento de água, que foram danificados pelas fortes chuvas. Em todo o Paraná, 13 cidades tiveram o fornecimento prejudicado parcial ou totalmente.
O problema mais crítico é em Ibaiti, onde uma encosta cedeu levando árvores e terra para dentro das instalações da captação de água. Conjuntos de motobombas e instalações elétrica foram danificados. A previsão é de que o sistema comece a voltar à normalidade na segunda-feira (1º), se o tempo melhorar. Até lá, a cidade seria abastecida com caminhão-pipa.
Em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, e Itaperuçu, 50% da produção foi comprometida com a inundação dos equipamentos elétricos que bombeiam a água. A previsão para normalização do abastecimento é para a noite deste domingo.
Segundo balanço divulgado hoje pela Defesa Civil do Estado, são 4.041 pessoas afetadas em 14 cidades paranaenses, 12 feridos, 748 desalojados (em casas de amigos e parentes), 778 desabrigados (dependem de abrigos públicos), 719 casas danificadas e 73 casas destruídas em todo o Estado.
Mortes
Em Sengés, no norte do Paraná, próximo à divisa com o Estado de São Paulo, quatro pessoas morreram, uma está desaparecida e 38 estão desabrigadas. Entre os mortos, estão uma criança de três anos, uma mulher 34 e um homem de 70.
A chuva deixou Sengés isolada depois de provocar duas crateras de cerca de dez metros de profundidade na rodovia PR-239 (prolongamento da PR-151). As pontes entre São João da Boa Vista (SP) e Itararé (SP), nas PR-151 e PR-90, caíram. A cidade também ficou sem comunicação. Telefones fixos e móveis não funcionam.
Estradas
A concessionária Rodonorte, responsável pela manutenção das rodovias PR-151 e PR-239, informou que um grupo de profissionais da empresa está no local, mas ainda não há previsão de quando o tráfego será normalizado. A recomendação é de que os motoristas trafeguem pela rodovia Régis Bittencourt.
Para os motoristas que seguem do Paraná para o Estado de São Paulo, uma alternativa é trafegar pela PR-92 até Wenceslau Braz e, depois, pelas estradas PR-151 e PR-272 até em São Paulo.
De São Paulo para o Paraná, a opção é seguir por Itapeva (SP), no sentido Taquarituba, pela SP-255, passando por Taguaí (SP) e Fartura (SP) até chegar em Carlópolis (PR).
Na BR-476 (estrada da Ribeira) foram registradas oito quedas de barreiras pela PRF (Polícia Rodoviária Federal. O tráfego é parcial e liberado apenas para automóveis.
A PR-151, que passa por Ponta Grossa, Sengés e Itararé (SP), tem quedas de barreiras nos km 200 e 185. A SP 239, no km 8, também há registro da mesma ocorrência.
No km 15 da PR-90 existe uma cratera de, aproximadamente, 7 metros. O desvio é feito por Campo Magro (PR). No km 27, parte do asfalto baixou e o tráfego está liberado em meia pista. Nos km 37 e 39 -- trecho sem pavimentação -- a passagem está bloqueada. O desvio é feito por Bateias (PR).
A rodovia PR-192, conhecida como rodovia dos Minérios, também está com problemas causados pela chuva. Os quilômetros 7 e 9,5 estão alagados e veículos leves não conseguem transitar. barreiras nos quilômetros 28 e 19 bloquearam meia pista.
Fonte: Folha Online
Egipto vence CAN e faz o "tri"
O Egipto conquistou hoje, domingo, a sua sétima Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol ao vencer o Gana, por 1-0, na final de Luanda, Angola.
Nagy Gedo, melhor marcador do torneio, saiu mais uma vez do banco para marcar o único golo do desafio, aos 85 minutos, garantindo o triunfo que atenua a dor do país pela ausência no Mundial2010 da África do Sul.
O Egipto, que venceu a prova pela sétima vez, faz assim história na CAN, pois é o primeiro país a conquistar o "tri", depois dos triunfos em casa em 2006, no Gana em 2008 e agora em Angola.
O renovado e surpreendente Gana, que perseguia o quinto troféu, perdeu a possibilidade de reconquistar o título, 28 anos depois do último êxito na prova.
Fonte: Jornal de Notícias
Nagy Gedo, melhor marcador do torneio, saiu mais uma vez do banco para marcar o único golo do desafio, aos 85 minutos, garantindo o triunfo que atenua a dor do país pela ausência no Mundial2010 da África do Sul.
O Egipto, que venceu a prova pela sétima vez, faz assim história na CAN, pois é o primeiro país a conquistar o "tri", depois dos triunfos em casa em 2006, no Gana em 2008 e agora em Angola.
O renovado e surpreendente Gana, que perseguia o quinto troféu, perdeu a possibilidade de reconquistar o título, 28 anos depois do último êxito na prova.
Fonte: Jornal de Notícias
Subscrever:
Mensagens (Atom)