O último Presidente do apartheid na África do Sul, Frederik de Klerk, foi lembrado, na terça-feira, 20 anos depois, de ter proferido o discurso histórico, no Parlamento, anunciando a libertação dos prisioneiros políticos, entre eles Nelson Mandela, e a legalização dos partidos que lutavam contra o regime de segregação racial.“Este discurso foi um marco na história da África do Sul. Para os sul-africanos brancos, ele marcou a vontade de acabar com séculos de humilhação e dissensões e abandonar a posição dominante que ocupavam há 300 anos”, declarou Dave Steward, director da Fundação FW (Frederik Willem) de Klerk.“Para os sul-africanos negros, os acontecimentos de Fevereiro de 1990, o discurso de FW e a libertação de Mandela anunciaram uma nova era de dignidade, de igualdade e de direitos políticos”, prosseguiu.Para marcar este aniversário, a Fundação organizou, na terça-feira, na Cidade do Cabo uma conferência intitulada “20 anos após o dia 2 de Fevereiro de 1990: olhar para trás, olhar para a frente”. Várias personalidades, entre elas o próprio De Klerk, deviam discursar.O último presidente branco da África do Sul pronunciou o famoso discurso no dia 2 de Fevereiro de 1990, cinco meses depois da sua eleição, num momento em que a tensão nos guetos estava no auge e a economia sofria as consequências das sanções internacionais.“Foi um gesto corajoso, para evitar que o país mergulhasse no caos”, disse Paul Graham, director do Instituto para a Democracia na África Austral. Nove dias depois do discurso, Nelson Mandela, o herói da luta contra o apartheid, saiu da prisão, depois de passar 27 anos atrás das grades.A libertação de Mandela surpreendeu muitos sul-africanos. “Sempre tive a certeza de que Mandela seria libertado um dia, mas não pensava que estaria vivo para ver isso”, declarou, à AFP, o ex-arcebispo da Cidade do Cabo e militante contra o regime de segregação racial Desmond Tutu.As negociações entre Mandela e De Klerk, iniciadas quando o primeiro ainda estava preso, levaram o país, então à beira da guerra civil, para a democracia.“Nelson Mandela foi um dos primeiros a dar-se conta da necessidade de uma solução pacífica e negociada”, disse De Klerk, 73 anos, à AFP.“Ele trouxe uma contribuição indispensável às negociações e à promoção da reconciliação nacional da nossa nova sociedade”, acrescentou o ex-militante do Partido Nacional, responsável pela criação do quadro legal do apartheid.Em 1993, os dois dirigentes receberam o Prémio Nobel da Paz. Um ano depois, Mandela foi eleito Presidente da África do Sul, tornando-se o primeiro chefe de Estado negro do país.“O duplo aniversário dá-nos a possibilidade de reflectir se conseguimos tirar proveito das oportunidades que nos foram oferecidas”, concluiu Graham.
Visite a fonte da informação clicando aqui
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Euro desliza 1% para mínimos de 2009 e petróleo afunda mais de 5%
As fortes quedas que registaram nos mercados bolsistas reflectiram-se no sector das matérias-primas. O preço do petróleo está a cair mais de 5%. A influenciar o desempenho das matérias-primas está a subida do dólar face ao euro. A moeda da Zona Euro já atingiu o nível mais baixo dos últimos sete meses, negociando abaixo de 1,38 dólares.Neste momento, a moeda da Zona Euro recua 1,00% para os 1,3754 dólares, tendo já estado a negociar nos 1,3728 dólares – o nível mais baixo desde 22 de Maio do ano passado - penalizada pela situação das contas públicas de alguns países da região, em particular da Grécia e Portugal.A divisa acentuou as quedas após o presidente do Banco Central Europeu (BCE) ter admitido que as previsões económicas da região são "incertas". A subida do dólar face ao euro acaba por penalizar a negociação das matérias-primas transaccionadas em dólares, como é o caso do petróleo. O preço do petróleo recua mais de 5% tanto em Londres, como em Nova Iorque. O West Texas Intermediate perde 5,04% para os 73,10 dólares, registando assim a maior queda desde 29 de Julho de 2009. O barril de Brent recua 5,04% para os 72,09 dólares, verificando a maior descida desde 20 de Abril de 2009.
Fonte: Jornal de Negócios
Fonte: Jornal de Negócios
Banco Japão usa exemplo da Grécia e Portugal para pressionar Governo
O Japão tem de olhar com atenção para o que está a acontecer nas finanças públicas da Grécia, nomeadamente no mercado da dívida, disse hoje um administração do Banco central nipónico, citado pela Bloomberg.
Os problemas financeiros sobre a qualidade do crédito da Grécia e de outros países como Portugal e Espanha "não podem ser encarados como uma casa a arder do outro do rio", disse Seiji Nakamura, num discurso feito em Fukuoka.
O mesmo responsável rejeitou ainda a ideia de que uma injecção adicional de liquidez poderia terminar o problema da deflação.
O Governo nipónico ainda não apresentou um plano para reduzir a dívida japonesa, depois da agência de notação financeira Standard & Poor's ter cortado o 'outlook' para o rating da dívida soberana, em Dezembro.
Os comentários de Nakamura tornam clara a tensão entre o banco central e o Governo japonês, e surgem como resposta ao repto do ministro das Finanças, que encorajou a instituição a ser "flexível" na guerra contra a descida dos preços.
"Os estrategas do banco central japonês sentem que têm de proclamar a sua independência", disse o economista-chefe da Calyon Securities, em Tóquio, citado pela Bloomberg, concluindo que "uma redução do défice orçamental não é muito prioritária na agenda política do Executivo".
Visite a fonte da informação clicando aqui
Os problemas financeiros sobre a qualidade do crédito da Grécia e de outros países como Portugal e Espanha "não podem ser encarados como uma casa a arder do outro do rio", disse Seiji Nakamura, num discurso feito em Fukuoka.
O mesmo responsável rejeitou ainda a ideia de que uma injecção adicional de liquidez poderia terminar o problema da deflação.
O Governo nipónico ainda não apresentou um plano para reduzir a dívida japonesa, depois da agência de notação financeira Standard & Poor's ter cortado o 'outlook' para o rating da dívida soberana, em Dezembro.
Os comentários de Nakamura tornam clara a tensão entre o banco central e o Governo japonês, e surgem como resposta ao repto do ministro das Finanças, que encorajou a instituição a ser "flexível" na guerra contra a descida dos preços.
"Os estrategas do banco central japonês sentem que têm de proclamar a sua independência", disse o economista-chefe da Calyon Securities, em Tóquio, citado pela Bloomberg, concluindo que "uma redução do défice orçamental não é muito prioritária na agenda política do Executivo".
Visite a fonte da informação clicando aqui
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Ponte Preta vs Corinthians - Online
O jogo ente as equipas Brasileiras do Ponte Preta e o Corinthians pode ser visto Online, mas para isso, siga o link abaixo mencionado:
Link: Ponte Preta vs Corinthians
Link: Ponte Preta vs Corinthians
Etiquetas:
Brasil,
Desporto,
Desporto Online,
Internet,
Tecnologia
Benfica vs União Leiria - Online
O jogo ente o Benfica e o Leiria, a contar para a 20ª jornada da Liga Sagres, pode ser visto através da Sport Tv1, ou então Online, e para isso, siga o link abaixo mencionado:
Transmissão agendada para as 21:00
Link: Benfica vs União Leiria
Transmissão agendada para as 21:00
Link: Benfica vs União Leiria
Etiquetas:
Desporto,
Desporto Online,
Internet,
País,
Tecnologia
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Observatório português de boas práticas laborais arranca hoje em Portugal
Foi criado hoje em Portugal o Observatório Português de Boas Práticas Laborais – OPBPL, um projecto do Centro de Investigação de Estudos e Sociologia (CIES) do ISCTE, formado ao abrigo de um protocolo com a USI - União dos Sindicatos Independentes.
O projecto, coordenado pelo investigador do CIES, Paulo Pereira de Almeida, arranca com um estudo sobre o estado das práticas laborais em Portugal. Seguir-se-ão barómetros subordinados a temas como absentismo, negociação colectiva e notoriedade dos dirigentes sindicais e patronais.
Entre os objectivos do observatório, está o lançamento de um anuário de boas práticas, a realização de três seminários dedicados aos temas de responsabilidade social, código do trabalho e estratégia sindical e empresarial.
A funcionar em http://opbpl.cies.iscte.pt, o “site” do observatório pretende operar como um portal agregador de informação (publicações, estatísticas e dados) relacionados com a temática das relações laborais.
O projecto, que arrancou nesta primeira fase com o apoio da USI, tem como objectivo alargar o seu financiamento a outros parceiros sociais.
Visite a fonte da informação aqui
O projecto, coordenado pelo investigador do CIES, Paulo Pereira de Almeida, arranca com um estudo sobre o estado das práticas laborais em Portugal. Seguir-se-ão barómetros subordinados a temas como absentismo, negociação colectiva e notoriedade dos dirigentes sindicais e patronais.
Entre os objectivos do observatório, está o lançamento de um anuário de boas práticas, a realização de três seminários dedicados aos temas de responsabilidade social, código do trabalho e estratégia sindical e empresarial.
A funcionar em http://opbpl.cies.iscte.pt, o “site” do observatório pretende operar como um portal agregador de informação (publicações, estatísticas e dados) relacionados com a temática das relações laborais.
O projecto, que arrancou nesta primeira fase com o apoio da USI, tem como objectivo alargar o seu financiamento a outros parceiros sociais.
Visite a fonte da informação aqui
Schumacher recebe atestado médico que comprova boa condição física
O piloto alemão Michael Schumacher recebeu esta terça-feira o “atestado médico” que garante que o piloto está em boas condições físicas para voltar a competir na Fórmula 1.
Schumacher tem já 41 anos e foi observado na passada segunda-feira, ao fim da tarde, após o primeiro dia de testes colectivos, que decorreu em Valência. Johanne Peil, médico pessoal do alemão, sete vezes campeão mundial, foi quem realizou os exames e se pronunciou esta terça-feira sobre o estado físico do piloto da Mercedes.
À agência alemã DPA, o Peil afastou qualquer hipótese de problemas no pescoço do piloto: “Ele está agora no ciclo normal e pode treinar de normalmente”.
Na passada segunda-feira, Schumacher completou 40 voltas, registando o terceiro melhor tempo no circuito Ricardo Tormo.
Visite a fonte da informação aqui
Schumacher tem já 41 anos e foi observado na passada segunda-feira, ao fim da tarde, após o primeiro dia de testes colectivos, que decorreu em Valência. Johanne Peil, médico pessoal do alemão, sete vezes campeão mundial, foi quem realizou os exames e se pronunciou esta terça-feira sobre o estado físico do piloto da Mercedes.
À agência alemã DPA, o Peil afastou qualquer hipótese de problemas no pescoço do piloto: “Ele está agora no ciclo normal e pode treinar de normalmente”.
Na passada segunda-feira, Schumacher completou 40 voltas, registando o terceiro melhor tempo no circuito Ricardo Tormo.
Visite a fonte da informação aqui
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
Piratas virtuais invadem site da Mancha Verde
O site da Mancha Verde, a torcida organizada do Palmeiras, foi invadido por piratas virtuais na manhã desta segunda-feira (1º).
O invasor colocou uma foto de um fantasiado como o personagem Peter Pan e os textos "Mancha Rosa" e "Mancha Alvigay".
Procurada pela Folha Online, a Mancha Verde relatou que acabou de notar o problema, e já pediu ao administrador do site que o resolvesse. Disse que é a primeira vez que aconteceu algo assim.
O representante da Mancha Verde afirmou também não ter ideia de quem possa ter invadido o site, apenas desabafou que "deve ser algum hacker gambá maldito que fez isso" --ele não quis se identificar. O atendente esclarece que "gambá" se refere ao clube rival Corinthians.
A Mancha Verde acrescentou que, na madrugada desta segunda-feira, o site da escola de samba da Mancha Verde também havia sido invadido --o que já foi resolvido. Na ocasião, teria sido publicada uma foto do atacante do Corinthians Jorge Henrique.
A torcida organizada também afirmou desconhecer "Felipe Crivellari", cujo e-mail supostamente aparece na imagem do site invadido.
Visite a fonte da informação aqui
O invasor colocou uma foto de um fantasiado como o personagem Peter Pan e os textos "Mancha Rosa" e "Mancha Alvigay".
Procurada pela Folha Online, a Mancha Verde relatou que acabou de notar o problema, e já pediu ao administrador do site que o resolvesse. Disse que é a primeira vez que aconteceu algo assim.
O representante da Mancha Verde afirmou também não ter ideia de quem possa ter invadido o site, apenas desabafou que "deve ser algum hacker gambá maldito que fez isso" --ele não quis se identificar. O atendente esclarece que "gambá" se refere ao clube rival Corinthians.
A Mancha Verde acrescentou que, na madrugada desta segunda-feira, o site da escola de samba da Mancha Verde também havia sido invadido --o que já foi resolvido. Na ocasião, teria sido publicada uma foto do atacante do Corinthians Jorge Henrique.
A torcida organizada também afirmou desconhecer "Felipe Crivellari", cujo e-mail supostamente aparece na imagem do site invadido.
Visite a fonte da informação aqui
Saiba quem foi a primeira pessoa a te seguir no Twitter
Como saber quem foi o primeiro e fiel escudeiro no serviço de microblogs Twitter?
A dúvida surge, principalmente, naqueles usuários mais antigos da plataforma, cujas postagens não ultrapassam os 140 caracteres.
Para ajudar os mais esquecidos, o site FirstFollower dá a resposta. Para usá-lo, basta apenas inserir o nome do seu perfil e, em seguida, o resultado aparece.
O aplicativo para o Twitter foi desenvolvido pelo programador russo Victor Babichev.
Ele também concorre à categoria de melhor aplicativo do concurso Shorty Awards, que premia diversas categorias na plataforma social.
Fonte: Folha Online
A dúvida surge, principalmente, naqueles usuários mais antigos da plataforma, cujas postagens não ultrapassam os 140 caracteres.
Para ajudar os mais esquecidos, o site FirstFollower dá a resposta. Para usá-lo, basta apenas inserir o nome do seu perfil e, em seguida, o resultado aparece.
O aplicativo para o Twitter foi desenvolvido pelo programador russo Victor Babichev.
Ele também concorre à categoria de melhor aplicativo do concurso Shorty Awards, que premia diversas categorias na plataforma social.
Fonte: Folha Online
Tempo de sono diminui com a idade, diz pesquisa
Estudo mostra que adultos mais velhos podem ter uma redução de cerca de vinte minutos de sono durante a noite
Um estudo publicado nesta segunda-feira (1), na revista Sleep, da Academia Norte-Americana de Medicina do Sono, comprova uma queixa muito comum entre as pessoas mais velhas: a redução no tempo do sono.
A pesquisa foi realizada com 110 adultos saudáveis sem problemas de sono, sejam distúrbios ou mesmo reclamações. Desse total, 44 eram jovens (20 a 30 anos), 35 de meia-idade (40 a 55) e 41 eram mais velhos (de 66 a 83 anos).
De acordo com os resultados, durante um período de oito horas noturnas de acompanhamento, o tempo total dormido diminuiu significativamente e progressivamente com a idade. Os adultos mais velhos dormiram cerca de 20 minutos menos do que adultos de meia-idade, que, por sua vez, dormiram, em média, 23 minutos menos do que os adultos mais jovens.
Também foi verificado que o número de vezes em que os voluntários acordaram durante a noite e o tempo em que permaneceram despertos após cada momento em que acordaram tiveram um aumento com a idade.
Os voluntários do estudo também foram submetidos à interrupção do sono profundo por duas noites seguidas. Os três grupos apresentaram como resposta um aumento na sonolência durante o dia e a volta do sono profundo à noite no dia seguinte ao teste.
Com isso, segundo os cientistas, é possível afirmar que o envelhecimento saudável está associado com uma redução no tempo de sono durante a noite sem que isso acarrete no aumento da sonolência durante o dia. Por sua vez, a ruptura experimental, testada no estudo, é o que levaria a um aumento na propensão do sono diurno.
“Os resultados reforçam a tese de que não é normal para as pessoas mais velhas sentir sonolência durante o dia. Não importa se o indivíduo é jovem ou idoso, se ele ou ela sentir sono durante o dia isso significa que não dormiu o suficiente na noite anterior ou que sofre de um distúrbio do sono”, disse Derk-Jan Dijk, professor da Universidade de Surrey, no Reino Unido, um dos autores do estudo.
Visite a fonte da informação clicando aqui
Um estudo publicado nesta segunda-feira (1), na revista Sleep, da Academia Norte-Americana de Medicina do Sono, comprova uma queixa muito comum entre as pessoas mais velhas: a redução no tempo do sono.
A pesquisa foi realizada com 110 adultos saudáveis sem problemas de sono, sejam distúrbios ou mesmo reclamações. Desse total, 44 eram jovens (20 a 30 anos), 35 de meia-idade (40 a 55) e 41 eram mais velhos (de 66 a 83 anos).
De acordo com os resultados, durante um período de oito horas noturnas de acompanhamento, o tempo total dormido diminuiu significativamente e progressivamente com a idade. Os adultos mais velhos dormiram cerca de 20 minutos menos do que adultos de meia-idade, que, por sua vez, dormiram, em média, 23 minutos menos do que os adultos mais jovens.
Também foi verificado que o número de vezes em que os voluntários acordaram durante a noite e o tempo em que permaneceram despertos após cada momento em que acordaram tiveram um aumento com a idade.
Os voluntários do estudo também foram submetidos à interrupção do sono profundo por duas noites seguidas. Os três grupos apresentaram como resposta um aumento na sonolência durante o dia e a volta do sono profundo à noite no dia seguinte ao teste.
Com isso, segundo os cientistas, é possível afirmar que o envelhecimento saudável está associado com uma redução no tempo de sono durante a noite sem que isso acarrete no aumento da sonolência durante o dia. Por sua vez, a ruptura experimental, testada no estudo, é o que levaria a um aumento na propensão do sono diurno.
“Os resultados reforçam a tese de que não é normal para as pessoas mais velhas sentir sonolência durante o dia. Não importa se o indivíduo é jovem ou idoso, se ele ou ela sentir sono durante o dia isso significa que não dormiu o suficiente na noite anterior ou que sofre de um distúrbio do sono”, disse Derk-Jan Dijk, professor da Universidade de Surrey, no Reino Unido, um dos autores do estudo.
Visite a fonte da informação clicando aqui
Subscrever:
Mensagens (Atom)