segunda-feira, 8 de março de 2010

Racismo: Brasileiros mais discriminados

Em 2009, 77 pessoas queixaram-se por diferenciação. Colóquio começa hoje a debater o que é a xenofobia

Os brasileiros são os imigrantes que mais se queixaram de discriminação racial no ano passado. Não é a cor da pele ou a etnia que estão em causa, mas o facto de serem estrangeiros em Portugal. E sobre quem se criam estereótipos. É racismo? Xenofobia? Nacionalismo? Estas questões vão estar em debate hoje e amanhã no Instituto de Ciências Sociais. E o DN foi perguntar a ciganos, africanos, asiáticos e sul-americanos: "Afinal o que é o racismo?"

A Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) recebeu 77 reclamações em 2009 de pessoas que se sentiram discriminadas, mais três que no ano anterior. E uma em cada três é de nacionalidade brasilei- ra. O segundo grupo a queixar-se é o de origem africana (13), seguindo-se os de etnia cigana (cinco). Em 72 casos, a comissão enten- deu que havia razão para protestar, mas só 23 foram objecto de multa.

É a forma como são tratados nos estabelecimentos comerciais que levou a um maior número de contra-ordenações, seguindo-se as escolas, as unidades de saúde, os transportes públicos e a habitação.

Um dos processos já terminados e que levou à condenação é o de um professor de Educação Musical. O aluno de origem africana entendeu que o docente utilizava uma linguagem racista. O caso deu entrada em 2008, mas só foi concluído no ano passado.

Muitas das situações foram denunciadas pela Unidade de Apoio à Vítima Imigrante e de Discriminação Racial ou Étnica (UAVIDRE). Receberam 377 denúncias de discriminação, mas apenas 313 se enquadravam na temática.

A grande parte das vítimas são mulheres (87%), com idades entre os 11 e os 35 anos. A maioria é casada e tem filhos, sendo que uma em cada quatro é de nacionalidade brasileira. A cabo-verdiana é a segunda nacionalidade mais queixosa, constituindo 7% das vítimas.

A elevada percentagem de bra-sileiros pode ser explicada pelo facto de ser a comunidade com maior expressão numérica no País (106 961), mas os ucranianos estão em segundo (52 494) e representam apenas 3,8% das queixas.

Aqueles são casos práticos e que levam à discussão sobre o que é o racismo e "se a vinculação ao termo 'raça' é suficiente para entendermos o fenómeno?", questionam os organizadores do colóquio.
Fonte: DN

Infografia: Crescimento de Portugal entre 2011 e 2013 é o mais baixo da Zona Euro

A taxa de crescimento do PIB português de 2011 até 2013 é a mais baixa da zona euro, que inclui os principais parceiros comerciais comunitários de Portugal, entre os quais Espanha, Alemanha e França.

De acordo com o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC) apresentado hoje pelo Governo aos partidos políticos e parceiros sociais, o Executivo prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,9 por cento em 2011, o que representa metade dos 1,8 por cento previstos pela Espanha num documento semelhante enviado à Comissão.

No topo da lista do crescimento do PIB em 2011 está a Irlanda (3,3 por cento), seguido do Reino Unido (entre 3,25 e 3,75 por cento), França e Eslovénia (2,5 por cento), Finlândia (2,4 por cento) e Alemanha (2 por cento).

Em 2012, as diferenças no crescimento agravam-se. Portugal prevê um crescimento da riqueza nacional de 1,3 por cento, mas a Espanha prevê 2,9 por cento, a Irlanda 4,5 por cento, a Eslovénia 3,7 por cento, a Finlândia 3,5 por cento e o Reino Unido entre 3,25 e 3,75 por cento.

Já no que toca à dívida pública, Portugal apresenta a quarta maior dívida pública bruta da lista em 2011 (com 88,9 por cento do PIB), atrás apenas da Grécia (120,6 por cento), da Itália (116,5 por cento) e da Bélgica (101,4 por cento). A partir de 2012, o Reino Unido (que por não estar na zona euro não arrisca sanções por parte da comissão) passa a ter uma dívida pública superior à portuguesa.

Já a Espanha mantém os níveis de dívida pública próximos dos 74 por cento.

Fonte: Jornal de Negócios

Merkel apoia criação de Fundo Monetário Europeu

A chanceler alemã qualificou hoje de “interessante” a ideia de se criar um Fundo Monetário Europeu (FME), capaz de apoiar técnica e financeiramente os países da União Europeia que enfrentam dificuldades em captar financiamento. Angela Merkel mostrou-se igualmente menos fechada em relação à possibilidade de envolver a Alemanha num plano de auxílio à Grécia.

"Penso que é interessante, que é uma boa ideia”, disse, depois de questionada sobre a criação de um Fundo europeu. “Sem mudar os Tratados, não é possível”. Mas, acrescentou, “ o tratado da UE não é o fim da história”. “Se o fosse, estaríamos num sistema estático. Não quero isso: quero que a Europa seja capaz de responder a novas situações”.

A chanceler recusou-se porém a especular sobre quando será lançada essa discussão e, menos ainda, sobre como funcionará um Fundo que, à partida, será montado em moldes semelhantes aos do Fundo Monetário Internacional, mas orientado para os países que, pertencendo ao euro, não dispõem de autonomia cambial nem monetária para se ajustar a choques assimétricos.
A ser assim, o objectivo central de um FME seria o de prevenir novas situações de instabilidade na Zona do Euro, geradas pelo excessivo endividamento de alguns países, como está a suceder por causa da Grécia.

Já neste fim-de-semana, o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, revelara simpatia por este projecto, argumentando que, em prol da estabilidade do euro, “precisamos de uma instituição que tenha a experiência do FMI e poderes de intervenção semelhantes".

Quanto à Grécia, Merkel mostrou-se hoje muito menos fechada, ao admitir a possibilidade de um plano europeu de resgate, mas apenas numa “situação de emergência”. “Não posso dizer nunca, mas a situação não está nas nossas mãos”, sublinhou, acrescentando que “felizmente” a Grécia está a encontrar compradores para a sua dívida pública, ainda que sendo obrigada a pagar taxas de retorno elevadas.

Fonte: Jornal de Negócios

domingo, 7 de março de 2010

Açores tem cinco candidaturas a Maravilhas Naturais

O diretor regional do Ambiente considerou hoje que a inclusão de cinco sítios dos Açores na lista de 21 finalistas para a escolha das Sete Maravilhas Naturais de Portugal representa o reconhecimento do «bom estado ambiental do arquipélago».

Trata-se de um «reconhecimento que é importante para a divulgação do património ambiental» da Região, acrescentou Frederico Cardigos em declarações à Agência Lusa.

O diretor do Ambiente do Governo Regional admitiu que, face ao número de sítios açorianos selecionados, revelador de um «desequilíbrio estatístico» favorável ao arquipélago no quadro do País, é provável a presença de um ou mais lugares das ilhas na lista final das Sete Maravilhas Naturais de Portugal.

Destacou também a qualidade de alguns dos sítios da Região que acabaram por não passar à fase seguinte do concurso.

Os Açores e o Centro são as regiões que mais candidaturas (cinco cada) têm na lista final de 21 locais selecionados para a eleição das Sete Maravilhas Naturais de Portugal por duas dezenas de profissionais de várias áreas como jornalismo, ambiente e arte.

A votação para escolha das sete «eleitas» começou hoje através da Internet, SMS ou telefone, estando a proclamação do respetivo resultado prevista para 07 de setembro, num evento a decorrer nas Sete Cidades, ilha de S. Miguel.

A lagoa das Sete Cidade é um dos cinco locais açorianos incluídos na lista dos 21 selecionados de um conjunto inicial de 800 lugares, que integra também a Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico, o Algar do Carvão (Terceira), a Furna do Enxofre (Graciosa) e a Reserva Natural da Lagoa do Fogo (S. Miguel).


Fonte: Diário Digital

Independiente vs River Plate - Online

O jogo ente as equipas Argentinas do Independiente e o River Plate, pode ser visto Online, para isso, siga o link abaixo mencionado.

Transmissão agendada para as 22:00 (Hora Portuguesa)

Link: Independiente vs River Plate

São Caetano vs Corinthians - Online

O jogo ente as equipas Brasileiras do São Caetano e o Corinthians, pode ser visto Online, para isso, siga o link abaixo mencionado.

Transmissão agendada para as 20:00 (Hora Portuguesa)

Link: São Caetano vs Corinthians

sábado, 6 de março de 2010

Atentados de 11 de Setembro são 'uma grande mentira'

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad classificou os atentados de 11 de Setembro de 2001, nos Estados Unidos, como "uma grande mentira" utilizada como pretexto para invadir o Afeganistão, informou a imprensa estatal iraniana.

"O 11 de Setembro foi uma grande mentira que abriu caminho para a invasão do Afeganistão, com o pretexto de combater o terrorismo", declarou o presidente, segundo os meios de comunicação oficiais.

Hostil nas relações com os EUA, Ahmadinejad pôs em causa atentado promovido por membros da Al-Qaeda, no qual morreram cerca de 3 mil pessoas.

O presidente da República Islâmica também afirmou que os ataques aéreos contra as torres gémeas do World Trade Center em Nova Iorque não passavam de "uma acção complexa dos serviços secretos".

Estas declarações foram feitas no momento em que os EUA pressionam os membros do Conselho de Segurança da ONU para que votem a favor de novas sanções contra o regime iraniano, por causa do seu plano nuclear.

Washington acusa Teerão de querer construir uma bomba atómica, a coberto do seu programa nuclear civil - acusação sempre desmentida pelo Irão.


Visite a fonte da informação aqui

Árbitro vítima de suposto assédio sexual é acusado de prejudicar o Bayern de Munique

O árbitro alemão Michael Kempter, que acusa seus superiores de assédio sexual, está agora no centro de uma polêmica por suas posições hostis ao Bayern de Munique que levaram a Federação Alemã de Futebol (DFB) a abrir uma investigação.

A DFB avaliará se é necessário lançar uma investigação por "comportamento antidesportivo", anunciou a instituição em um comunicado. Este novo escândalo é a consequência indireta do caso de um suposto assédio sexual no futebol alemão, em que quatro árbitros, incluindo Kempter, acusam o seu superior, Manfred Amerell, ex-supervisor dos árbitros alemães.

Amerell, que deixou suas funções no início de fevereiro, oficialmente por motivos de saúde, nega essas acusações, e para se defender divulgou parte de suas correspondências com Kempter. Nelas, Kempter não apenas utiliza palavras carinhosas para Amerell, como também se mostra hostil ao Bayern de Munique pouco antes de uma partida contra o Milan pela Liga dos Campeões, em uma mensagem de correio eletrônico de abril de 2007.

"Espero que o Bayern seja eliminado, vamos brindar a sua saúde", escreveu o árbitro. Após essas revelações, o Bayern de Munique indicou em um comunicado que "confia plenamente na DFB" para esclarecer o caso.


Visite a fonte da informação aqui

Assaltantes roubam US$ 1,1 milhões em competição de pôquer alemã

Homens armados entraram em um grande hotel de Berlim onde era realizado o maior torneio de pôquer da Alemanha, e roubaram o local, neste sábado, dia 6, indicou uma porta-voz da polícia. "Vários indivíduos mascarados e armados entraram no hotel Grand Hyatt e fugiram após os saques", informou Heidi Vogt à AFP, sem informar o montante levado pelos assaltantes.

Os homens ameaçaram os seguranças e exigiram dinheiro, acrescentando que "vários participantes do torneio ficaram levemente feridos" e que "o incidente provocou um pequeno pânico". Segundo informações divulgadas na página da Internet do jornal Berliner Tageszeitung, um grupo de seis homens armados com fuzis Kalashnikovs e granadas roubaram quase US$ 1,1 milhão de dólares, levando o dinheiro apostado pelos jogadores nas mesas.

De acordo com o jornal, quatro deles entraram no hotel situado numa praça no centro da capital alemã, enquanto os outros dois vigiavam a entrada. Após o ataque, fugiram se dirigindo ao grande centro comercial próximo ao local, normalmente muito cheio, e entraram em um carro que os esperava. O torneio, que conta com 945 jogadores e é realizado durante cinco dias, forma parte do EPT (European Poker Tour), e é o principal da Alemanha, segundo o site do EPT.


Visite a fonte da informação aqui

Xbox Live abre perfil para etnia, religião e orientação sexual

Os usuários do videogame Xbox Live podem a partir de sexta-feira (5) expressar sua etnia, religião, nacionalidade e orientação sexual em seus perfis na internet.

A Microsoft modificou hoje o código de conduta de cerca de 23 milhões de membros da rede, na qual participam os usuários do videogame Xbox 360.

"Nossa política prévia impedia que fossem manifestadas expressões de identidade próprias em pseudônimos [gamertags] ou nos perfis dos jogadores para prevenir o uso dessas características como insulto ou calúnia", afirmou o gerente-geral da Xbox Live, Marc Whitten, em uma carta aos usuários do serviço.

"Entretanto, recebemos comentários desde então dizendo que se o espírito dessa política era genuíno, excluía de maneira involuntária uma parte de nossa comunidade de Xbox Live", explicou.

"Creio realmente que nossa diversidade é o que nos faz fortes: a diversidade no jogo e no entretenimento, e a diversidade de pessoas que formam esta surpreendente comunidade", afirmou Whitten.

O Xbox Live oferece aos fãs do videogame uma rede social virtual na qual eles podem fazer downloads de conteúdos do site, compartilhar fotos, vídeos e participar de outras atividades.

Visite a fonte da informação aqui