quarta-feira, 26 de maio de 2010
Bolsas europeias corrigem mínimos de oito meses
O Europe Stoxx 600 valorizou 2,43% para 237,74 pontos, o maior ganho em mais de duas semanas.
Hoje, o governo italiano aprovou as medidas de austeridade para o país, que contemplam o congelamento de salários da função pública durante três anos, assim como medidas para combater a corrupção e a evasão fiscal. Os cortes orçamentais vão atingir os 24 mil milhões de euros.
A contribuir para a subida dos défices, estiveram as estimativas da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que prevêem que a economia dos 30 países membros cresça 2,7% este ano, com as economias emergentes, como a China, a impulsionarem o sector exportador da Europa e dos Estados Unidos.
“Enquanto que a maioria dos investidores está focado na crise europeia, a economia mundial continua a crescer”, segundo a Bloomberg.
É o caso da economia dos Estados Unidos, que os dados revelados hoje, mostram que o número de casas novas vendidas aumentou no mês de Abril, atingindo o nível mais alto em dois anos.
Segundo o Departamento de Comércio norte-americano, as vendas de casas novas nos EUA subiram 15% para um ritmo anual de 504 mil casas, atingindo o nível mais alto desde Maio de 2008, cita a Bloomberg.
A mineira BHP valorizou 5,3% impulsionada pelos dados positivos norte-americanos, enquanto que o Credit Agrícole liderou as subidas no mercado financeiro dos Estados Unidos.
O espanhol IBEX subiu 0,42% para 9.042,60 pontos. O inglês FTSE apreciou 1,97% para 5.038,08 pontos. O francês CAC valorizou 2,32% para 3.408,59 pontos.
O DAX ganhou 1,55% para 5.758,02 pontos. O AEX apreciou 2,29% para 312,00 pontos.
O índice grego FTSE/ASE20 avançou 3,76% para 770,92 pontos.
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Juros da dívida alemã sobem com investidores a apostarem no mercado accionista
As “bunds” costumam ser um refúgio dos investidores em alturas de maior incerteza. Ainda ontem, os juros das obrigações alemãs atingiram o valor mais baixo desde que há registos. Hoje, os investidores voltaram-se para os mercados accionistas, numa altura em que se especula que as quedas recentes nas bolsas foram excessivas, os juros cobrados pelas obrigações alemãs subiram, e arrastaram os outros países.
A “yield” das obrigações alemãs a 10 anos subiram sete pontos base para 2,638%. Já os juros das obrigações portuguesas subiram oito pontos para 4,668%.
Nos períodos mais curtos também se verificaram aumentos. Os juros da bund a cinco anos subiram oitos pontos para 1,506%, e no caso português o aumento foi de 11 pontos base para 3,717%. Já no prazo a dois anos, os juros cobrados à Alemanha aumentaram três pontos para 0,495%, enquanto no caso português se verificou uma descida de um ponto para 2,657%.
Espanha e Itália com os maiores aumentos no prazo mais curto
Os juros cobrados à Itália e a Espanha aumentaram 16 pontos base e 21 pontos base, respectivamente, representando as maiores subidas entre os principais países europeus.
Os juros cobrados pelas obrigações espanholas, a dois anos, ascenderam assim aos 2,336%, e à Itália os investidores estão a cobrar 1,975% para comprarem obrigações a dois anos.
No caso das obrigações a cinco anos a subida é idêntica para os dois países (13 pontos base), com Itália a pagar 2,883% e Espanha 3,186% pelas obrigações a cinco anos.
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Nokia é a empresa de eletrônicos mais "verde" do mundo, diz Greenpeace
A fabricante finlandesa de telefones celulares Nokia é a multinacional do setor de eletrônicos mais "verde" do mundo e aumentou ligeiramente sua vantagem sobre a segunda classificada, a Sony Ericsson, segundo um relatório publicado nesta quarta-feira (26) pelo Greenpeace.
A 15ª edição do guia para uma eletrônica mais verde do Greenpeace deu à companhia finlandesa uma pontuação de 7,5 em um máximo de dez (0,2 a mais que na versão anterior, graças a seu compromisso com a retirada de substâncias tóxicas de seus produtos).
A organização ambientalista apontou que a Nokia eliminou algumas substâncias tóxicas de seus novos modelos de telefones, como os compostos de bromo e trióxidos de antimônio.
Também avaliou positivamente as declarações do executivo-chefe da companhia, Olli-Pekka Kallasvuo, que defendeu que os países industrializados cortem 30% de suas emissões de gases que agravam o efeito estufa até 2020.
No entanto, o Greenpeace criticou a Nokia por não apoiar abertamente as restrições globais de outras substâncias poluentes, como o PVC, e por não utilizar plásticos reciclados em maior medida na produção de seus telefones.
Depois da Nokia, as companhias de aparelhos eletrônicos mais "verdes", segundo o Greenpeace, são a Sony Ericsson, com 6,9 pontos, seguida por Philips e Motorola, ambas com 5,1 pontos.
As empresas menos ecológicas do setor são a japonesa Nintendo (1,8 pontos), a chinesa Lenovo (1,9) e a americana Microsoft (3,3).
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terça-feira, 25 de maio de 2010
Pesquisadores estudam a ciência da fidelidade
Por que alguns homens e mulheres traem seus parceiros, enquanto outros resistem à tentação?
Para encontrar a resposta, um crescente conjunto de pesquisas está focando na ciência do comprometimento. Os cientistas estão estudando desde os fatores biológicos que parecem influenciar a estabilidade conjugal até a resposta psicológica de um indivíduo após flertar com um estranho.
Suas descobertas sugerem que, embora algumas pessoas possam ser naturalmente mais resistentes à tentação, homens e mulheres podem se treinar para proteger seus relacionamentos e aumentar sua sensação de comprometimento.
Estudos recentes levantaram questões sobre se fatores genéticos podem influenciar o comprometimento e a estabilidade conjugal. Hasse Walum, biólogo do Karolinska Institute, na Suécia, estudou 552 duplas de gêmeos para saber mais sobre um gene relacionado à regulação do corpo do químico cerebral vasopressina.
No geral, homens que traziam uma variação no gene tiveram menor probabilidade de serem casados, e aqueles que tinham se casado tiveram maior probabilidade de ter problemas sérios no casamento e mulheres infelizes. Entre os homens que traziam duas cópias do gene variante, cerca de um terço tinha passado por uma crise séria no relacionamento no ano anterior, o dobro do número visto em homens que não traziam a variação.
Embora muitas vezes esse traço genético seja chamado de "gene da fidelidade", Walum disse que esse nome não era adequado: sua pesquisa focou na estabilidade conjugal, não na fidelidade. "É difícil usar esta informação para prever qualquer comportamento futuro nos homens", ele me disse. Agora, Walum e seus colegas estão trabalhando para replicar as descobertas e conduzir estudos similares em mulheres.
Apesar das muitas diferenças genéticas que influenciam o comprometimento, outros estudos sugerem que o cérebro pode ser treinado para resistir à tentação.
Uma série de estudos pouco comuns, liderada por John Lydon, psicólogo da McGill University, em Montreal, observou como as pessoas em um relacionamento comprometido reagem diante de uma tentação. Em um estudo, homens e mulheres casados altamente comprometidos foram solicitados a classificar a atratividade de pessoas do sexo oposto em uma série de fotos. Não foi surpresa descobrir que eles deram notas mais altas a pessoas que normalmente seriam vistas como atraentes.
Mais tarde, os pesquisadores mostraram imagens similares e disseram aos participantes que a pessoa da foto estava interessada em conhecê-los. Naquela situação, os participantes deram a essas fotos notas mais baixas que da primeira vez.
Quando eles se sentiam atraídos por alguém que poderia ameaçar o relacionamento, eles pareciam, de forma instintiva, dizer a si mesmos algo como "ele não é tão lindo assim". "Quanto mais comprometido você está", disse Lydon, "menos atraente você vai achar outras pessoas que ameacem seu relacionamento".
Porém, alguns aspectos da pesquisa da McGill mostraram diferenças de gênero em como nós respondemos a uma ameaça de traição. Em um estudo com 300 homens e mulheres heterossexuais, metade dos participantes foi preparada para a traição ao imaginar um flerte com alguém que eles consideram atraente. A outra metade imaginou apenas uma conversa normal.
Mais tarde, os participantes foram solicitados a completar charadas de preencher com a letra que falta, como LO-AL e THR-AT.
Sem o conhecimento dos participantes, os fragmentos de palavras eram um teste psicológico para revelar sentimentos subconscientes sobre o comprometimento (charadas similares são usadas para estudar sentimentos subconscientes sobre preconceito e estereótipo).
Nenhum padrão surgiu entre os participantes que imaginaram um encontro rotineiro. Mas houve diferenças entre homens e mulheres que tinham imaginado uma paquera. Nesse grupo, os homens tiveram maior tendência a completar a charada com as palavras neutras LOCAL e THROAT (garganta, em inglês). Mas as mulheres que tinham imaginado o flerte tiveram probabilidade muito maior de escolher LOYAL (fiel) e THREAT (ameaça), sugerindo que o exercício tinha deflagrado preocupações subconscientes sobre o comprometimento.
É claro, isso não necessariamente prevê um comportamento no mundo real. No entanto, a diferença pronunciada nas respostas levou os pesquisadores a pensar que as mulheres podem ter desenvolvido um tipo de sistema precoce de alerta para avisá-las quando o relacionamento está ameaçado.
Outros estudos da McGill confirmaram diferentes em como homens e mulheres reagem a essas ameaças. Em um estudo, atores ou atrizes atraentes foram trazidos para flertar com os participantes do estudo numa sala de espera. Mais tarde, foram feitas perguntas aos participantes sobre seus relacionamentos, especialmente como eles responderiam a um mau comportamento do parceiro, como se atrasar ou esquecer de ligar.
Os homens que tinham acabado de paquerar as atrizes foram menos complacentes em relação ao hipotético mau comportamento, sugerindo que a atriz tinham momentaneamente eliminado seu comprometimento. Mas as mulheres que tinham flertado tiveram maior probabilidade de perdoar e criar desculpas para os homens, sugerindo que a paquera tinha deflagrado uma resposta protecionista para o relacionamento.
"Achamos que os homens nesses estudos, podem ter tido compromisso, mas as mulheres tiveram o plano de contingência - a alternativa atrativa faz soar o alarme", disse Lydon. "As mulheres implicitamente decodificam isso como uma ameaça. Os homens, não".
A questao é se uma pessoa pode ser treinada para resistir à tentação. Em outro estudo, a equipe pediu a estudantes do sexo masculino e comprometidos com suas namoradas a imaginar encontrar uma mulher atraente num fim de semana em que sua namorada estava viajando. Alguns dos homens foram solicitados e desenvolver um plano de contingência ao completar a frase "Quando ela se aproximar, eu vou... para proteger meu relacionamento".
Pelo fato de que os pesquisadores não podiam trazer uma mulher de verdade para agir como a tentação, eles criaram um jogo de realidade virtual no qual dois de quatro ambientes incluíam imagens subliminares de uma mulher atraente. Os homens que tinham praticado a resistência à tentação giraram ao redor desses ambientes 25% das vezes para os outros, o número ficou em 62%.
Porém, pode não ser o sentimento de amor ou lealdade que mantém os casais unidos. Em vez disso, cientistas especulam que seu nível de comprometimento pode depender do quanto um parceiro melhora sua vida e amplia seus horizontes - um conceito que Arthur Aron, psicólogo e pesquisador de relacionamentos da Stony Brook University, chama de "auto-expansão".
Para avaliar esta qualidade, foi feita uma série de perguntas a casais: Em que grau seu parceiro oferece uma fonte de experiências empolgantes? Em que grau conhecer seu parceiro tornou você uma pessoa melhor? Em que grau você enxerga seu parceiro como uma forma de expandir suas próprias capacidades?
Os pesquisadores da Stony Brook conduziram experimentos usando atividades que simulavam auto-expansão. Alguns casais receberam tarefas simples, enquanto outros participaram de um exercício bobo em que foram amarrados uns aos outros e solicitados a se mover em colchões, empurrando um cilindro de espuma com a cabeça. O estudo foi armado para que os casais atingissem o tempo-limite nas primeiras duas tentativas, mas que conseguisse por pouco na terceira tentativa, resultando em muita comemoração.
Os casais receberam testes de relacionamento antes e depois do experimento. Os que tinham participado da atividade desafiadora reportaram aumento maior na satisfação com o amor e o relacionamento do que os que não experimentaram nenhuma vitória juntos.
Agora, os pesquisadores estão embarcando numa série de estudos para medir como a auto-expansão influencia um relacionamento. Eles acreditam que um casal que explora novos lugares e experimenta coisas novas obtêm sensação de auto-expansão, aumentando o nível de comprometimento.
"Nós entramos no relacionamento porque o outro se torna parte de nós, e isso nos expande", disse Aron. "É por isso que algumas pessoas que se apaixonam passam a noite inteira acordados conversando e isso parece uma coisa maravilhosa. Acreditamos que os casais podem recuperar um pouco disso fazendo coisas desafiadoras e empolgantes juntos".
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Transmissão de dados irá crescer 44 vezes até 2020
Além disso, há estimativas de que mais de um terço de todo esse volume de dados seja armazenado na nuvem ou passará por ela em algum momento da transferência de dados.
Segundo a IDC, a diminuição da verba de TI dedicada para a manutenção de sistemas legados irá gerar aumento de sistemas alocados, que poderão ser responsáveis por aumento na receita de US$ 1 trilhão até 2015.
A partir do momento em que houver maior adoção à nuvem por parte das empresas, há projeção de crescimento de 50% para 2012.
Hoje, somente 35% da capacidade de armazenamento existentente é utilizada. As expectativas são de que esse número dobre até 2017. Arquivos, registros e outras formas de armazenamento digital irão crescer 67 vezes nos próximos anos.
Mesmo com o crescimento do volume de dados, o número de profissionais de TI para gerenciar todo esse conteúdo aumentará apenas em 1,4%.
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Rival da Dell para o iPad sai no próximo mês
O aparelho com tela de 5 polegadas da Dell será lançado no Reino Unido no início de junho por meio da operadora britânica O2, unidade da espanhola Telefónica. A Dell ainda não anunciou a política preços do produto, que será lançado nos Estados Unidos em meados do ano.
A companhia revelou o aparelho oficialmente nesta terça-feira, depois que o presidente-executivo da empresa, Michael Dell, deu ao mundo da tecnologia pistas sobre o produto em uma conferência em San Francisco, duas semanas atrás.
A Dell será a primeira grande fabricante de produtos eletrônicos a enfrentar o iPad, que possui tela de 9,7 polegadas, com um aparelho acionado pelo sistema operacional Android, do Google.
"É portátil e móvel. Você pode colocá-lo no bolso", disse o analista Will Stofega, do IDC. "É interessante e infinitamente útil."
O Android, mais comum em celulares, está ganhando terreno sobre o iPhone no mercado de smartphones, mas ainda não está claro se Google e Dell serão capazes de superar a Apple no nascente segmento dos tablets.
"A Dell poderá vender milhões de unidades? Há certamente o potencial, se o preço for certo e se o produto cumprir o que promete", disse Stofega, que testou o aparelho.
O Streak, que terá slot para cartões de memória, é parte do plano da Dell para ampliar vendas de aparelhos móveis e ajudar a impulsionar a receita, depois que o grupo perdeu a liderança em PCs para ocupar a terceira posição do mercado em volume de vendas.
Porém, o analista Charles Golvin, da Forrester, afirmou que tem dúvidas sobre a capacidade da Dell em se equiparar com o iPad em uma área importante.
"A entrada da Dell no mercado de celulares/tablets é marcada por um bom hardware, mas a Dell ainda não tem o elemento que é mais importante na diferenciação ante a torrente de dispositivos acionados pelo Android, que é o software", disse.
Mais de 200 mil aplicativos funcionam no iPhone e no iPad, o último lançado em abril nos EUA e que começará a ser vendido oficialmente em outros mercados na sexta-feira.
Stephen Felice, que dirige a área de consumo, pequenas e médias empresas da Dell, afirmou durante o Reuters Global Technology Summit em San Francisco, na semana passada, que o Streak é dirigido ao mercado consumidor, mas que o objetivo da companhia é trabalhar para viabilizar o produto para grandes corporações.
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Megaupload Downloader v0.02.3
Como se isso não bastasse, o programa permite também o download de vídeos de sites como o Veoh e o YouTube.
Após a instalação, o idioma padrão do programa é definido como italiano, no entanto, se assim o desejar, você pode alterar o mesmo na tela de opções.
Download: Megaupload Downloader v0.02.3
Britânico que ajudou mulher a se matar com saco plástico não será julgado
Um britânico que ajudou sua mulher a cometer suicídio ao colocar um saco plástico sobre sua cabeça não será processado, afirmou a promotoria pública (Crown Prosecution Service, CPS na sigla em inglês).
A CPS afirmou que haveria provas suficientes para indiciar Michael Bateman, 63 anos, pela ofensa criminal de ajudar ou instigar um suicídio, mas que não é do interesse público fazê-lo.
Bateman admitiu ter ajudado sua mulher, Margaret, que sofreu de dores durante décadas, a cometer suicídio em outubro passado.
Margaret Bateman morreu inalando gás hélio com um saco plástico sobre sua cabeça.
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As séries da HBO vão ser distribuídas digitalmente através da PSN norte-americana.
Os episódios ficarão disponíveis para download em simultâneo com o lançamento das séries em DVD, sendo 2.99 dólares (2.4€) o preço pedido pelo visionamento de cada um.
A estreia do canal na PlayStation Network acontecerá hoje, com a actualização do catálogo a ser feita semanalmente, todas as terças-feiras. Para já, garantida está a presença de obras televisivas, como "Big Love", "Entourage", "Curb Your Enthusiasm" e "Tru Blood".
"A HBO é um fornecedor de conteúdos de alta qualidade e de um serviço realmente premium. Penso que esta parceria reforça que, neste momento, a PlayStation é mais do que apenas uma consola de jogos.
"Oferece aos consumidores uma experiência HD, em grande ecrã, num aparelho para lá do cabo ou satélite, característica que se está a transformar na norma e não na excepção," referiu Jack Tretton, chefe executivo da SCEA.
De Cão para Cão está de volta
Depois do sucesso do ano passado, “De Cão para Cão” está de volta. Assim, até 31 de Julho, os interessados podem registar-se no site, adoptar um cão virtual – o e-dog – e usufruir de diversas funcionalidades interactivas.
Tal como na estreia, quanto melhor se tratar a mascote e interagir mais pontos se ganha.
Os pontos acumulados revertem em ofertas de desparasitantes externos Pulvex e Scalibor a favor de quatro associações de defesa dos animais. São elas a Sociedade Protectora dos Animais do Porto, União Zoófila, AMIAMA e Instituto Zoólfilo Quinta Carbone.
Adicionalmente, os users que mais pontos ganharem terão acesso a prémios semanais e finais.
«O sucesso da primeira edição levou-nos a dar continuidade à iniciativa. No ano passado, em apenas três meses conseguimos ajudar 1250 animais abandonados», declarou Rodolfo Neves, médico veterinário da Intervey Schering-Plough, empresa promotora do projecto.
O responsável chamou ainda a atenção para o facto de a plataforma surgir com o formato de uma rede social e para o Cartão do Cidadão Canino, criado em analogia com o Cartão do Cidadão.
Joana Cruz foi escolhida para embaixadora da campanha. A apresentadora considera importantes estas iniciativas que «de uma forma engraçada, pretendem sensibilizar para o abandono dos animais».
«Esta é uma problemática que não pode ser esquecida. As pessoas têm de se inscrever e divertir-se. Desta forma já estão a ajudar um cão abandonado de uma das associações abrangidas», concluiu.
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