quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Mourinho «estraga» vendas de camisolas do Real Madrid

Contratado para recolocar o Real Madrid no topo do futebol europeu e mundial, José Mourinho está a ter um efeito negativo para o clube da capital espanhola. Desde a chegada do «Special One», as vendas das camisolas dos jogadores merengues caíram 20%, noticia a revista espanhola Don Balón.

A revista refere que o protagonismo e a imagem conflituosa de Mourinho preocupa os patrocinadores do clube, tendo o presidente de uma das empresas, sem que o presidente do Real, Florentino Pérez, soubesse, iniciado uma sondagem junto dos sócios para apurar qual a sua opinião sobre o treinador português.

Os críticos de Mourinho referem o exagerado protagonismo, as restrições na cobertura mediática dos treinos e os entraves a que as principais figuras, como Cristiano Ronaldo, falem nas conferências de imprensa. Estes factores terão contribuído para a quebra de 20% nas vendas de merchandising.



Visite aqui a fonte da informação

Google vai disponibilizar 400 mil livros on-line

A empresa norte-americana de internet Google anunciou que está prestes a lançar o Google Edition, a sua proposta para digitalizar e distribuir livros on-line e em sistema aberto.

Até ao final do ano, o motor de busca mais famoso do mundo propõe-se disponibilizar para os Estados Unidos um catálogo de 400 mil livros que poderão ser descarregados no computador, no telemóvel, no televisor ou num leitor de livros eletrónico, e a que a Europa só terá acesso no primeiro semestre de 2011.

O anúncio foi feito num dos muitos fóruns profissionais paralelos realizados durante a Feira do Livro de Frankfurt, o maior evento editorial do mundo, que decorre até domingo.
A Google regressa assim à carga na sua estratégia de entrada no negócio da venda de livros, com alguns meses de atraso em relação ao prazo estabelecido precisamente em Frankfurt na edição anterior do certame.

O catálogo com 400 mil títulos de que falou o porta-voz da Google fica aquém dos números avançados no ano passado – 500 mil títulos – e resulta das negociações mantidas com 35 mil editoras de mais de 100 países, o que pressupôs a abordagem de temas tão difíceis como o dos direitos de autor.

Este anúncio da Google é mais um exemplo entre muitos patentes na maior feira do livro do mundo de como pouco a pouco o digital está a conquistar terreno à edição tradicional: dos 7533 expositores individuais este ano presentes em Frankfurt (mais 220 que no ano passado, o que contraria os dados anunciados em conferência de imprensa pelo diretor do evento, Jürgen Boos, de que haveria menos participação este ano), procedentes de 111 países, mais de um quarto (quase 1900) apresenta produtos para suportes digitais.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

TMN assegura comercialização do iPhone


TMN vai ter o iPhone 4. Pré-registo começou hoje.

A TMN vai comercializar o iPhone 4, da Apple, tendo hoje começado o pré-registo no "site" da operadora da Portugal Telecom.

A TMN iniciou hoje o pré-registo e, em breve, vai ter os terminais para comercializar.

Com a integra o do iPhone no portfólio de terminais da TMN, a operadora passa a ter um "portfólio" com aparelhos com os principais sistemas operativos nos "smartphones" - o Windows Phone, o Android (Google), o Blackberry, o Apple e Symbian.

Este é o primeiro modelo da Apple a ser comercializado pela TMN. Os concorrentes Vodafone e Optimus também comercializam o iPhone 4.



Visite aqui a fonte da informação

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Quem dorme pouco perde mais músculo e menos gordura

Pessoas que dormem menos de seis horas por noite têm mais dificuldade para perder gordura quando fazem dieta do que aquelas que dormem mais de oito horas.

De acordo com um estudo da Universidade de Chicago (EUA), quem está fazendo dieta e dorme pouco emagrece, mas a quantidade de gordura eliminada é quatro vezes menor do que a quantidade de massa magra perdida.

A pesquisa, publicada na revista "Annals of Internal Medicine", avaliou pessoas de 35 a 49 anos com obesidade ou sobrepeso. Os voluntários foram divididos em dois grupos e submetidos ao mesmo regime alimentar de restrição calórica.

A única diferença foi a quantidade de horas de sono -enquanto um grupo dormiu oito horas e meia por noite, o outro dormiu cinco horas e meia.

Depois de duas semanas, a média de perda de peso dos dois grupos foi a mesma: cerca de 3 kg. Mas houve uma diferença de 55% na quantidade de gordura perdida.

Quem dormiu menos eliminou cerca de meio quilo de gordura e 2,5 kg de massa magra. Já quem dormiu mais perdeu 1,5 kg de gordura.

Os participantes do estudo também foram questionados sobre a sensação de saciedade. Constatou-se que as horas a mais de sono também ajudaram a controlar a fome e diminuir o apetite.

De acordo com os pesquisadores, quem dormiu pouco teve uma produção maior de grelina, hormônio que provoca a fome e reduz o gasto energético.

Além de ter níveis maiores de grelina, essas pessoas produziram mais uma substância que aumenta o apetite: a grelina ácida.

Apesar dos resultados significativos, o estudo tem algumas limitações, como por exemplo o número de participantes, dez, considerado pequeno para resultados definitivos. Outra limitação é que a experiência durou apenas duas semanas.

Mesmo assim, os autores do trabalho acreditam que os resultados podem ajudar nos tratamentos de obesidade e distúrbios do sono.



Para visitar a fonte da informação, click aqui

Estudo revela que bebidas isotônicas podem causar danos aos dentes

Um estudo recente, desenvolvido numa parceria entre o Departamento de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), revelou que bebidas isotônicas podem causar danos ao esmalte dentário se forem consumidas de modo excessivo e por período prolongado.

A pesquisa, coordenada pelo professor de Odontologia Alessandro Leite Cavalcanti, e desenvolvida pela mestranda Alidianne Fábia Cabral Xavier, obteve repercussão nacional, tendo sido publicada na última terça-feira (5), no jornal Folha.com, do Grupo Folha de São Paulo.

As bebidas isotônicas – também conhecidas como bebidas esportivas – são bastante consumidas por adolescentes e adultos jovens, principalmente entre os que praticam atividades físicas. Todavia, vários estudos realizados no Brasil e no exterior têm demonstrado que possuem baixo pH, podendo ocasionar o surgimento de alterações nos dentes conhecidas como "lesões erosivas". O pH refere-se a uma medida que indica se uma solução líquida é ácida, neutra, ou básica/alcalina.

De acordo com o professor Alessandro Cavalcanti, a erosão é um dano que acomete os tecidos dentários e o paciente pode ter sensibilidade dolorosa acarretada pela perda de substância, além de problemas estéticos e funcionais.

Partindo dessa premissa, os pesquisadores analisaram em laboratório a diminuição da dureza do esmalte de dentes permanentes humanos, após a exposição a essas bebidas. Cavalcanti explicou que os corpos de prova constituídos pelos dentes humanos foram submetidos a um processo chamado "desafio ácido", através do qual se buscou simular as condições que ocorrem normalmente na cavidade bucal e, posteriormente, os dentes foram analisados por meio de uma técnica denominada de "durometria".

Os testes laboratoriais confirmaram que essas bebidas possuem realmente um baixo pH, sendo constatada uma perda da dureza do esmalte dentário nos dentes que foram expostos à ação da bebida.

Consumo moderado

Diante dos resultados obtidos, os autores recomendam que o consumo desses produtos – semelhantes a outras bebidas, como os refrigerantes e os sucos de frutas in natura e industrializados – seja feito de maneira moderada. Para os pacientes que já apresentam lesões erosivas, é aconselhável procurar o dentista para definir qual a melhor forma de tratamento, de acordo com a gravidade de cada caso.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

Intoxicação por chumbo mata 400 crianças na Nigéria

A Organização das Nações Unidas (ONU) informou nesta terça-feira (5) que mais de 400 crianças menores de cinco anos morreram desde março pelo envenenamento por chumbo no norte da Nigéria, o dobro do anunciado no mês passado. A ONU estima que 18 mil pessoas podem ter sido afetadas pelo produto químico na região. A intoxicação foi causada pela mineração ilegal de ouro no Estado de Zamfara.

Segundo Elizabeth Byrs, porta-voz do Departamento de Coordenação dos Assuntos Humanitários do órgão (Ocha), o número de mortes tem como base os relatórios da agência humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF). Segundo a ONG, outras 500 foram atendidas nos quatro consultórios da MSF. El-Shafi Muhammad Ahmad, coordenador do MSF em uma das cidades da região, o número de mortos pode ser muito maior, já que alguns casos não são registrados, como a contaminação de nigerianos com mais de cinco anos.

Grande parte da população não informa sobre os novos casos de contaminação porque "tem medo de não poder continuar com a atividade", que foi proibida na semana passada pelo governo nigeriano após a informação sobre as mortes. O envenenamento foi descoberto no início do ano durante o programa de imunização anual, quando os médicos perceberam que a maioria das crianças da região estava morrendo. Algumas vilas não tinham crianças com menos de cinco anos. Os moradores disseram que as mortes foram causadas pela malária, mas os exames de sangue feitos pelo MSF apontaram a contaminação por produtos químicos.

O minério garimpado nas redondezas é levado aos vilarejos para processamento adicional, trabalho que com frequência é feito por mulheres e crianças pequenas. Os produtos químicos contaminaram o solo, a água e os que inalaram as partículas de poeira.

Uma missão de avaliação da ONU descobriu que o abastecimento de água em quatro das cinco aldeias visitadas foi contaminado por níveis elevados de chumbo. As concentrações de mercúrio no ar também foram elevadas nas cinco aldeias, cem vezes superior ao índice estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


Visite aqui a fonte da informação

Príncipe ataca serviçal no elevador

A promotoria britânica acusou nesta terça-feira um príncipe saudita de ter espancado, estrangulado e assassinado um serviçal em um hotel de luxo em Londres em um crime que teria elementos sexuais.

Bandar Abdulaziz, empregado do príncipe Saud Abdulaziz Bin Nasir Al-Saud, foi encontrado morto no Landmark Hotel, no bairro de Marylebone, no dia 15 de fevereiro.


Leia mais e veja vídeo de imagens na BBC Brasil

Euro próximo dos 1,40 dólares impulsiona petróleo para máximos de Maio


A queda da divida norte-americana para mínimos de Fevereiro está a aumentar a procura por matérias-primas cotadas em dólares. O petróleo já negoceia perto dos 86 dólares no mercado londrino. 

Esta é sétima sessão em nove que o euro está a ganhar terreno face à moeda norte-americana. A moeda da Zona Euro aproxima-se do 1,40 dólares e segue a negociar em máximos de Fevereiro deste ano, 1,3921 dólares.

Este desempenho é explicado pela queda da divisa norte-americana, numa altura em que o mercado antecipa novas medidas de estímulo económico por parte da Reserva Federal norte-americana.

A economia dos Estados Unidos abrandou no segundo trimestre do ano e as previsões dos economistas apontam para novos abrandamentos no terceiro e quarto trimestre do ano.

Com a queda da divisa norte-americana, aumenta a procura por matérias-primas cotadas em dólares, como é o caso do petróleo. A matéria-prima sobe mais de 1% tanto em Londres, como em Nova Iorque, apesar de se ter registado um aumento acima do esperado das reservas de crude.

O West Texas Intermediate (WTI) avança 1,09% para os 83,72 dólares e o barril de Brent ganha 1,01% para os 85,70 dólares. Tanto o WTI, como o Brent, negoceiam em máximos de Maio de 2010.

A matéria-prima não reagiu à subida superior ao esperado das reservas de crude no mercado norte-americano. Na semana passada, os "stocks" de crude subiram em 3,09 milhões de barris para um total de 360,9 milhões de barris, de acordo com os dados do Departamento de Energia dos Estados Unidos.

As previsões dos analistas contactados pela Bloomberg apontavam para uma subida de apenas 413 mil barris.


Visite aqui a fonte da informação

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Internet Explorer detém menos de 50% do mercado pela 1ª vez

A história da internet pode não ser mais a mesma após a divulgação de um relatório da empresa de estatísticas StatCounter nesta terça-feira (5). Em marco inédito, o Internet Explorer, navegador feito pela Microsoft, registrou menos de 50% de participação no mercado mundial.

Segundo as contagens do relatório, a participação do IE caiu para 49,87% em setembro. O browser é seguido pelo Firefox, com 31,5% de participação no mercado.

Leia mais aqui

Especialistas alertam sobre tratamento humanizado aos animais de estimação

Os cães estão mais humanos. Demasiadamente humanos. Com roupas e nomes de gente, vão à creche de perua escolar, passeiam no shopping, fazem sessões de spa. De melhores amigos foram promovidos a filhos.

"O cachorro é o centro de muitas famílias. É a nova televisão. É ele quem une as pessoas", diz a antropóloga Mirian Goldenberg, autora de, entre outros livros, "De Perto Ninguém é Normal".

Na casa de Ully Caroline Sousa, 27, e Alessandro Alla, 29, ele médico radiologista e ela estudante de medicina, é assim: viagens e restaurantes, só quando a Diva pode.


Leia mais aqui