domingo, 28 de novembro de 2010

Após prisão de 'Zeu', polícia faz busca por outros criminosos no Alemão

Depois de ocupar o Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, as forças de segurança seguem neste domingo no processo de buscas que levou à apreensão de armas pesadas e drogas, além da prisão de um traficante ligado à morte do jornalista Tim Lopes, da Rede Globo, em 2002.

Eliseu Felício de Sousa, o “Zeu”, se entregou à polícia neste domingo. Condenado a mais de 23 anos de prisão pela morte de Lopes, “Zeu” cumpriu apenas cinco anos de pena. Ele estava foragido desde 2007, quando foi beneficiado pelo regime semi-aberto e não retornou à prisão.

Tim Lopes foi assassinado depois de ser descoberto por traficantes chefiados por Elias Pereira da Silva, o “Elias Maluco”, quando fazia uma reportagem sobre a venda de drogas a céu aberto no Complexo do Alemão.

Além de “Zeu”, a polícia prendeu pelo menos outros sete traficantes. Um deles trazia tatuagens em ambos os braços com as inscrições “maconha” e “Fernandinho Bera Mar” (sic).

A operação apreendeu uma grande quantidade de armas, munição e drogas e encontrou o que seria a casa do traficante "Pezão", tido como chefe de tráfico do Alemão. O imóvel de três andares tem piscina, hidromassagem, ar condicionado em todos os cômodos e até uma discoteca.

Desde o início da operação, mais de 10 toneladas de maconha já foram apreendidas no Alemão.

Leia mais aqui

Paquistão: Queda de avião de carga faz quatro mortos

A queda de um avião de carga junto a Carachi, a maior cidade do Paquistão, provocou sábado a morte de pelo menos quatro pessoas, disse à agência France Presse fonte policial.

"Os corpos de quatro pessoas foram encontrados. As equipas de resgate continuam em busca de outros corpos ou de feridos", afirmou o chefe de polícia, Shad Masih.

"Ainda não conseguimos dizer quem são as pessoas, os corpos estão totalmente irreconhecíveis", acrescentou.

Um avião de carga de fabrico russo com oito pessoas a bordo despenhou-se sábado no sul do Paquistão, pouco depois de descolar do aeroporto de Carachi com destino a Cartum, capital do Sudão.

"O avião descolou de Carachi à 01h45, hora local, e após um minuto e meio caiu", disse um porta-voz da Autoridade da Aviação Civil paquistanesa, Pervez George.

O acidente causou um grande incêndio no bairro de Dalmai, onde vivem oficiais da Marinha, junto ao aeroporto.

A televisão local noticiou que o avião costumava ser usado no transporte de ajuda humanitária a países em desenvolvimento.

Este acidente é o terceiro em menos de cinco meses no Paquistão.

No início de Novembro, 21 pessoas morreram quando um avião de pequeno porte caiu após descolar.

Em Julho, um avião de passageiros operado pela Airblue caiu nas colinas junto a Islamabad, capital do país, matando as 152 pessoas que seguiam a bordo.

Visite a fonte da informação clicando aqui

Polícia controla Complexo do Alemão

A operação de assalto ao Complexo do Alemão começou às 10 horas 

O comandante-geral da Polícia Militar no Rio de Janeiro declarou hoje, domingo, que as autoridades "venceram" os traficantes entrincheirados no Complexo do Alemão, menos de duas horas depois do início do assalto.

"Vencemos", disse Mário Sérgio Duarte à Globo pouco menos de duas horas depois do início da operação de assalto ao Complexo do Alemão, onde supostamente estavam barricados cerca de 600 traficantes.

Ainda de acordo com a Globo, a polícia apreendeu uma grande quantidade de drogas - sobretudo marijuana e cocaína.

Cerca de meia hora antes tinha sido o subchefe operacional da Polícia Civil, Rodrigo Oliveira, a dizer que a operação estava a correr de feição para as autoridades. "O Estado está dentro do Conjunto de Favelas do Alemão. O território jamais será dado de volta aos criminosos. Já dominamos o Alemão", disse Rodrigo Oliveira.

Elementos policiais do Batalhão Florestal seguiram para o Complexo do Alemão, possivelmente para se instalarem nas matas que rodeiam o local a fim de evitar a fuga de criminosos. Ao mesmo tempo, helicópteros com atiradores de elite e equipamentos para monitorizar a favela sobrevoam o Conjunto de Favelas do Alemão.

À medida que a polícia vai tomando habitações na zona mais perigosa, um batalhão antibomba tem entrado em acção por receio de que os traficantes tenham armadilhado com explosivos as casas.

As autoridades policiais e militares no Rio de Janeiro iniciaram cerca das 10 horas (hora de Lisboa) um assalto contra o Complexo do Alemão, um grupo de favelas no Norte da cidade onde estão entrincheirados centenas de narcotraficantes.

A operação engloba cerca de 2.600 pára-quedistas, fuzileiros navais, membros das forças de elite da polícia (BOPE) e polícias militares, apoiados por blindados "Cascavel" e helicópteros.

Nos blindados estavam homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que habitualmente costumam enfrentar os narcotraficantes nas favelas cariocas.

A maior parte das tropas que participa na operação está concentrada na Estrada do Itararé e na Rua Joaquim Queiroz, na zona norte da cidade, que dão acesso à Favela da Grota, uma das quinze que formam o Complexo do Alemão, onde vivem cerca de 400.000 pessoas.

O complexo, um dos habituais bastiões do narcotráfico no Rio de Janeiro, está sitiado desde quinta-feira, dia em que dezenas de delinquentes expulsos da favela vizinha de Vila Cruzeiro, se refugiaram neste sector.

A operação visa pôr fim à onda de violência que os delinquentes iniciaram há uma semana e que resultou em 35 mortos e uma centena de carros incendiados.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Palmeiras vs Fluminense - Online

O jogo entre as equipas Brasileiras do Palmeiras e o Fluminense, pode ser visto Online, para isso, siga o link abaixo indicado.

Transmissão agendada para as 20:00

Link: Palmeiras vs Fluminense

sábado, 27 de novembro de 2010

EUA financiaram partido terrorista na Turquia - WikiLeaks


A WikiLeaks volta a dar que falar com a revelação de documentos secretos. Desta vez, trata-se de mais de dois milhões de documentos que vão ser publicados neste fim-de-semana. Entre eles estão provas de que os Estados Unidos têm financiado o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), grupo terrorista.

Os documentos contêm contactos entre o Departamento de Estado com as embaixadas dos EUA em todo o mundo dos últimos cinco anos.

Outro documento do site WikiLeaks prova também que a Turquia de ajudou indirectamente a à Al-Qaeda, ao facilitar no controlo de fronteiras com o Iraque.

Embaraçosas para os EUA, as revelações foram consideradas «extremamente perigosas», pelo chefe de Estado-maior das Forças Armadas norte-americano, o almirante Michael Mullen.

Este site «continua ser extremamente perigoso», nomeadamente para a segurança dos soldados norte-americanos, afirmou o almirante Mullen numa entrevista à CNN.

O site especializado na divulgação de documentos confidenciais prometeu publicar, dentro em breve, sete vezes mais documentos confidenciais do que os 400 mil recentemente publicados sobre a guerra no Iraque.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Mais petróleo na Amazônia

A Petrobras anunciou ontem mais uma descoberta de petróleo e gás fora do eixo Rio de Janeiro-Espírito Santo. Dessa vez, a petrolífera confirmou a existência de reservas na Amazônia, região cobiçada internacionalmente não só pelas riquezas ambientais como minerais. O comunicado da estatal traz de volta a polêmica da internacionalização da região que cada vez mais atrai os olhos do mundo inteiro. Com ela, as preocupações com segurança e soberania.

Segundo o engenheiro Fernando Siqueira, presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), a qualidade do óleo encontrado é excelente. “Outro fato bastante interessante é que a reserva fica a 30 Km de Urucu, outra unidade de produção da companhia, o que vai facilitar muito a produção em termos de logística”, comemorou. Mas ele acrescenta que a descoberta reacende preocupação com a cobiça internacional.

“A grande cobiça em relação à Amazônia está assentada sobre três coisas: biodiversidade, jazidas de minérios estratégicos e biomassa”, avalia. A Amazônia é o local que mais tem terra, água e sol, componentes para gerar biomassa que substituirá o petróleo no futuro. O especialista explica que o mundo tem interesse na substituição do petróleo por outros combustíveis renováveis.

“Como o petróleo está acabando, porque nós estamos no limiar da produção, há potências sem reservas petrolíferas, em situação de insegurança energética dramática. O pré-sal não resolve o problema delas, porque representa até 9% das reservas mundiais. Eles querem ainda o substituto: a biomassa”, alerta. De acordo com ele, a cobiça tende a crescer a partir do anúncio desta descoberta.

Outro interesse na internacionalização da Amazônia vem das reservas de nióbio. A região é a maior fonte do planeta deste minério que é um importante componente da indústria espacial. “Coincidentemente, as reservas de nióbio ficam exatamente debaixo das reservas indígenas, que organizações não governamentais querem transformar em nações independentes. Independentes entre aspas. Tanto como as colônias e, certamente, submetidas ao domínio intercional”, avalia o presidente da Aepet.
Qualidade acima do pré-sal

A Petrobras anunciou que os primeiros dados do Teste de Longa Duração iniciado em setembro no poço Igarapé Chibata confirmam a descoberta de nova acumulação de óleo leve (46° API) e gás natural no Município de Tefé (AM), a 630 km de Manaus e a 32 km da Província Petrolífera de Urucu. A Petrobras detém 100% de participação dos direitos de exploração e produção do poço, que fica na Bacia do Rio Solimões.

Para se ter ideia da qualidade do petróleo encontrado no Amazonas, o Grau API é uma escala hidrométrica do American Petroleum Institute (API). Pela metodologia utilizada para medir a densidade, o petróleo leve é o de maior qualidade. Para ser considerado leve, essa padronização determina que o grau seja superior a 31,1.

A elevada pontuação na escala utilizada internacionalmente demonstra que o óleo de Igarapé Chibata é superior ao de Tupi, no pré-sal, que tem 28º API, e ao dos golfos Pérsico e do México, além do Mar do Norte, que registram entre 38° e 40°. O poço tem capacidade de produzir 2.500 barris de óleo diários, o que é considerado excelente nesse tipo de bacia no Brasil — país que hoje concentra sua produção em alto mar.

Mais gás e energia na Região Norte

Patinho feio dos sistemas de energia no País, a Região Norte entrou em nova fase. A Petrobras comemorou ontem, com a presença do presidente Lula, o início da geração de energia elétrica com gás natural.

As termelétricas Tambaqui (95 MW), Jaraqui (76 MW) e Manauara (85 MW), em Manaus, fazem parte do parque termelétrico da Petrobras e vão operar com gás. A capacidade instalada é de 256 MW.

Visite a fonte da informação clicando aqui

Lula terá direito a oito funcionários quando deixar a Presidência

Quando entrar para o grupo dos ex-presidentes da República, a partir de janeiro do próximo ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda poderá contar com oito funcionários públicos a seu dispor.

A lista de itens aos quais os ex-presidentes têm direito inclui quatro seguranças e dois motoristas treinados pelo Gabinete de Segurança Institucional, além de dois carros oficiais. Lula, assim como os outros que o antecederam, também terá outros dois assessores. Todos os funcionários são custeados pela Presidência da República e lotados na Casa Civil e receberão gratificações além de seus salários básicos.

Os presidentes não recebem nenhum tipo de pensão quando deixam o cargo. Em caso de morte, contudo, as viúvas têm direito a uma pensão equivalente às das viúvas de ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O valor é o mesmo do salário de um ministro do Supremo, atualmente R$ 26.723,13, e é vitalício. A viúva não poderá acumular esse rendimento com nenhum outro tipo de pensão pago pela União, podendo escolher com qual ficará, se for o caso.

Ao todo, dois decretos presidenciais e um do Congresso Nacional regulamentam os benefícios aos quais os presidentes da República têm direito quando deixam o cargo. O primeiro, de 1986, do Congresso, promulgado pelo então presidente do Senado José Fragelli. O segundo decreto foi assinado pelo então presidente Fernando Collor de Melo, em janeiro de 1992. O último decreto foi do presidente Lula, em 2008. Todos eles se complementam e redundam na regulamentação dos mesmos benefícios.

O Brasil tem atualmente quatro ex-presidentes da República vivos: José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Todos eles participam ainda ativamente da vida política do país. Os dois primeiros são senadores da República, sendo Sarney presidente do Senado Federal. Itamar Franco também venceu as últimas eleições para a casa legislativa e assume o cargo de senador a partir de janeiro. Apesar de não exercer nenhum cargo eletivo, Fernando Henrique Cardoso atuou com seu partido, o PSDB, nas últimas eleições presidenciais.

Visite a fonte da informação clicando aqui

Mundiais 2018/2022: Oceânia quer nomear novo representante na FIFA

A Confederação de Futebol da Oceânia (OFC) defende que tem direito de nomear um novo representante na Comissão Executiva da FIFA, para substituir o vice-presidente Reynald Temarii, suspenso por suspeitas de corrupção.

A posição do organismo foi hoje anunciada, cinco dias antes de a Comissão Executiva da FIFA anunciar, em Zurique, quais os países organizadores dos Campeonatos do Mundo de 2018 e 2022 -- a candidatura conjunta de Portugal e Espanha é uma das quatro que concorrem à edição de 2018.

Numa reunião da sua Comissão Executiva realizada em Auckland, Nova Zelândia, a OFC adoptou uma resolução que tem em vista conseguir que o seu presidente em exercício, David Chung, esteja na quinta-feira em Zurique como 23.º membro da Comissão Executiva da FIFA.

"Foi pedido à FIFA que clarifique esta situação e não faremos mais qualquer comentário até a FIFA responder", afirma a OFC em comunicado.

A FIFA tinha dito que Temarii não podia ser substituído enquanto decorresse o ser recurso contra a suspensão imposta pela Comissão de Ética, após um jornal britânico ter revelado que estaria disponível para vender o seu voto no processo de escolha das sedes dos Mundiais.

Segundo a FIFA, Temarii, de 43 anos, foi punido por ter violado três princípios do Código de Ética relacionados com a lealdade e a confidencialidade, ao falar com jornalistas que se fizeram passar por intermediários que tentavam garantir votos para uma candidatura.

A posição hoje anunciada pela OFC surge na sequência de notícias de que Temarii estaria disponível para abdicar do direito de recorrer da suspensão, abrindo assim caminho para a sua substituição na Comissão Executiva da FIFA.

 Fonte: O Jogo

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Estupro é usado como arma no Congo

A violência sexual tem sido usada como uma arma na República Democrática do Congo, um país em crise após anos de guerra.

Um recente levantamento revelou que 24% dos homens e 39% das mulheres foram vítimas de estupro no país africano.

Leia mais e veja o vídeo na fonte da informação clicando aqui.

Aplicações para Android com classificação etária

As aplicações para Android que estejam disponíveis na loja da Google irão passar a ter uma classificação por idades

O objectivo desta medida tem um carácter preventivo, visando antecipar o surgimento de problemas que possam ocorrer com o download de aplicações com conteúdos inadequados à idade de quem descarrega as aplicações, e também irá permitir dar mais e melhor informação aos clientes antes de decidirem quais as aplicações que pretendem.

Por isso a Google anunciou que, a partir de agora, os criadores de aplicações para Android terão que classificar as mesmas em função do seu conteúdo e da idade a que se destinam.

Quem não efectuar a classificação verá a aplicação ser incluída na categoria «para adultos».

In' Sol