quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ministro brasileiro diz que preços da Galp levaram à desistência da compra pela Petrobras

A compra da Galp Energia não era vantajosa para a petrolífera brasileira, diz o membro do Executivo.


O ministro de Minas e Energia brasileiro, Edison Lobão, afirmou que os preços cobrados foram a justificação para a Petrobras ter desistido de comprar a participação que a italiana Eni tem na Galp Energia.

Segundo o “Estado de São Paulo”, os preços não se inseriam nos parâmetros de obtenção de lucros para a empresa, nas palavras do ministro.

“A Petrobras examinou essa possibilidade de associação com a Galp, mas chegou à conclusão de que no momento ela não é vantajosa aos interesses da Petrobras”, referiu Lobão sobre as negociações oficialmente terminadas a 7 de Fevereiro.

Inicialmente, aquando da notícia da desistência das negociações para a concretização do negócio, o “Expresso” tinha referido os atrasos sucessivos causados nas negociações, que envolviam o Ministério das Finanças, a Sonangol e a Américo Amorim, como o motivo para que a entrada da petrolífera brasileira na Galp não tivesse acontecido.

Previa-se que a empresa passasse a deter 25% do capital da cotada portuguesa, sendo que os restantes 8% que combinavam a propriedade total da Eni seriam comprados pelo Estado português para, posteriormente, serem colocado junto de outros investidores.

A italiana, segundo o seu CEO, Paolo Scaroni, não está em conversações para vender a participação que detém na Galp.

Por outro lado, os angolanos da Petrobras estão dispostos a substituir a empresa brasileira, noticiou o Negócios na semana passada. Estes têm 45% do capital da Amorim Energia, que por sua vez controla 33,34% da Galp.

De acordo com a publicação "Estado de São Paulo", uma cláusula contratual previa que a Eni permanecesse no capital da empresa liderada por Faria de Oliveira até 30 de Dezembro de 2010, tendo Sócrates fechado um acordo com Lula da Silva que previa a aquisição.

A petrolífera nacional segue a cair 0,85% para os 15,075 euros, tendo já estado a cotar na sessão de hoje nos 14,95 euros. É a cotada que mais está a pressionar o PSI-20. Já a Petrobras quebrou ontem 0,96% para os 26,96 reais.


Fonte: Jornal de Negócios

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Hackers alertam para falhas na segurança dos sites portugueses

Especialistas dizem que Portugal está tecnologicamente desenvolvido mas consideram «irónico» estar tão «fragilizado online»

Vários especialistas internacionais em segurança de aplicações na Internet alertaram esta terça-feira para as vulnerabilidades dos sites portugueses e defenderam a necessidade de Portugal despertar para o problema como uma questão estratégica.

«Se houver uma intenção criminosa de se entrar nos sítios portugueses estão quase todos vulneráveis», afirmou o português Dinis Cruz, director da OWASP (Open Web Application Security), organização internacional especializada em segurança de aplicações na Internet, escreve a Lusa.

«Portugal está tecnologicamente desenvolvido e é irónico estar tão fragilizado online», sublinhou o especialista, durante o encontro anual de vários especialistas em segurança na Internet, que decorre em Torres Vedras.

Vulnerabilidade dá azo a roubo de identidades

Os chamados hackers profissionais demonstraram como é possível entrar em sites vulneráveis, dando azo ao roubo de identidades e dados pessoais, de dinheiro pelo acesso a contas bancárias online e de informação, assim como ao uso malicioso de produtos de empresas.

No encontro, participam especialistas como Jason Taylor, criador de uma das versões do Internet Explorer, e Michael Coates, investigador do Firefox, um dos navegadores alternativos ao Internet Explorer.

«Os sítios do Estado também não são protegidos», alertou Diniz Cruz, para quem o próprio sistema de segurança interna do país «está em causa».

Para os especialistas, Portugal está num nível de não reconhecer as falhas de segurança da Internet como um problema, pelo que «não tem uma indústria forte em segurança de aplicações».

Outro dos problemas passa pela legislação que torna os ataques dos hackers ilegais, não permitindo aos profissionais demonstrarem as fragilidades das aplicações de segurança na Internet e apontar soluções.

«Portugal tem uma oportunidade de se associar a um parceiro tecnológico», frisou Dinis Cruz. Como primeiro passo, a OWASP acordou com a Agência para a Sociedade do Conhecimento vir a estabelecer um protocolo, destinado a criar em Portugal uma academia que vai dar formação na área, sobretudo a estudantes universitários.

No encontro, que decorre até sexta-feira em Torres Vedras, participam 180 especialistas da OWASP, apresentando projectos de investigação e identificando problemas e soluções no âmbito das falhas nas aplicações de segurança na Internet.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Fórmula 1: Kubica "responde de forma positiva à terapia", garantem médicos

Robert Kubica está a reagir favoravelmente à terapia, segundo afirmaram em comunicado os médicos do Hospital Corona de Pietra Ligure, a norte de Génova, em Itália. Após a intervenção cirúrgica à qual o piloto foi sujeito após o grave acidente que sofreu este domingo, o médico Georgio Barabino confirmou que Kubica "está consciente e as suas condições são estáveis", citado pela EFE. Barabino garantiu também que não surgiram infecções na fase pós-operatória e que o piloto já pode beber e realizar pequenos movimentos com a mão.

"A evolução é boa dado o grau das lesões sofridas",explicou o médico, acrescentando que o piloto permanecerá nos cuidados intensivos mais 48 a 72 horas, durante as quais será determinada a mobilidade do braço e da mão.

Kubica terá ainda de realizar mais operações, nomeadamente ao ombro, durante os próximos dias.


Visite a fonte da informação clicando aqui

David Suazo quer sair do Inter

O avançado hondurenho, ao serviço dos ‘nerazurri’ declarou-se esta tarde insatisfeito com a pouca utilização na formação milanesa, e por isso quer deixar o clube para rumar a outra equipa onde as suas qualidades sejam mais valorizadas.

De acordo com a imprensa transalpina, David Suazo já pediu à direcção do Inter de Milão para rescindir o seu vínculo contratual. Com 31 anos, as suas pretensões não devem ser negadas pelo clube, em virtude do seu elevado salário.


Visite a fonte da informação clicando aqui

Costinha : «Maniche é a minha cruz»

O director desportivo do Sporting refere que há-de ser sempre criticado pela contratação do médio.
 
Em entrevista à 'Sport Tv', Costinha explicou o que o levou a contratar Maniche para o plantel do Sporting e refuta as acusações que lhe são feitas de compadrio: «Essa foi sempre a minha cruz porque o Maniche é meu amigo. Ele tem 33 anos, mas pergunto: quantos anos tinha o Fernando Gomes quando veio para o Sporting? E o Luizinho? E o Carlos Manuel? Todos grandes jogadores».
O dirigente vai mais longe: «No plantel do Sporting ninguém tem o currículo do Maniche. Pelo menos carrego uma cruz de um campeão».


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

BCP fecha a subir 4% com notícias de interesse na venda do Bank Millennium

Acções do BCP subiram 4%, num dia em que a liquidez foi elevada. A animar a sessão está a notícia que dá conta do interesse do banco nacional em vender a posição maioritária que tem no polaco Bank Millennium.

 O Millennium BCP tem uma posição dominante no sexto maior banco da Polónia e estará disponível para vender essa participação, notícia a Reuters que cita fontes anónimas.

Uma fonte próxima do assunto, revelou à agência de informação que o “BCP está a analisar o mercado, à procura de potenciais compradores”.

Uma segunda fonte, também não identificada, adianta que o BCP poderá estar à procura de um comprador do Millennium Bank, ao mesmo tempo, que esse mesmo interessado ficaria com uma posição no Millenium bcp de forma a ajudar o banco liderado por Carlos Santos Ferreira a se capitalizar.

As acções do BCP subiram 4% para 0,624 euros, tendo mudado de mãos 41,69 milhões de títulos, o que compara com a média diária de 22,14 milhões de acções transaccionada nos últimos seis meses.

No dia da apresentação de resultados do BCP, a 2 de Fevereiro, o presidente do banco afirmou à Reuters que o mercado polaco continuava a ser estratégico. "A Polónia continua a ser estratégica. Passou um momento difícil em 2008, recuperou em 2009 e teve uma excelente performance em 2010", disse, à Reuters, à margem da apresentação dos resultados do BCP.


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Real Madrid derrota Real Sociedad com "bis" de Ronaldo

O Real Madrid bateu a Real Sociedad por 4-1, este domingo, com dois dos golos a serem marcados por Cristiano Ronaldo. O internacional português soma agora 25 golos esta época, liderando o "ranking" dos melhores marcadores, com mais um tento do que Lionel Messi (Barcelona).

O brasileiro Kaká inaugurou o marcador, aos sete minutos, seguindo-se o primeiro golo de Cristiano Ronaldo, aos 20. Depois, o avançado português bisou aos 42 minutos, encerrando Adebayor os golos merengues, aos 88 minutos. O autogolo de Arbeloa permitiu reduzir a desvantagem da Real Sociedad.

Resultados:

Almeria-Espanhol, 3-2.
(Fernandez, 5; Uche, 7; Bernardello, 18)(Verdu, 34; Vazquez, 49)

Athletic Bilbao-Sporting Gijon, 3-0.
(Lopez, 16 g.p.; Toquero, 28; Llorente, 78)

Getafe-Corunha, 4-1
(Colunga, 19 e 26; Miku, 44; Rios, 58);(Riki, 68 g.p.)

Osasuna-Maiorca, 1-1
(Flano, 8);(Castro, 37)

Saragoça-Santander, 1-1
(Salas, 14);(Boutahar, 40)

Barcelona – Atl. Madrid, 3-0
(Messi, 17, 28, 79)

Domingo
Sevilha – Málaga, 0-0

Real Madrid - Real Sociedad, 4-1
(Kaká, 7, C. Ronaldo, 20 e 42, Adebayor, 88; Arbeloa p.b.)

Valência - Hércules (mais tarde)

Classificação:
1. Barcelona 61 pontos/ 22 jogos
2. Real Madrid 54/ 22
3. Villarreal 45/ 22
4. Valência 41/ 21
5. Athletic Bilbao 38/ 22
6. Espanhol 37/ 22
7. Sevilha 31/ 22
8. Atl. Madrid 30/ 22
9. Getafe 30/ 22
10. Real Sociedad 28/ 22
11. Maiorca 28/ 22
12. Saragoça 23/ 22
13. Sporting Gijon 22/ 22
14. Osasuna 22/ 22
15. Hércules 22/ 21
16. Santander 22/ 22
17. Deportivo 22/ 22
18. Levante 21/ 22
19. Almería 20/ 22
20. Málaga 18/ 22


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Barcelona: Gestão de Laporta vai ser investigada

As autoridades da Catalunha vão investigar a gestão de Joan Laporta no FC Barcelona, na sequência das irregularidades reveladas pela auditoria encomendada pela actual direcção do clube espanhol.

Segundo fontes judiciais, a investigação centra-se na denuncia de um sócio do clube e no facto da auditoria ter revelado irregularidades económicas e financeiras da gestão de Laporta, cuja passagem pelo clube catalão se cifrou em perdas financeiras acumuladas de 48,7 milhões de euros.

A denuncia que hoje é publicada pelos jornais El Periódico da Catalunha e o desportivo El 9 envolve igualmente dois antigos colaboradores de Laporta, o então vice-presidente da área económica, Ferran Soriano, e o director-geral corporativo, Joan Oliver, por um delito de apropriação indevida e outro societário.

Caso prossiga, a investigação ficará apenas sob a jurisdição do Tribunal Superior de Justiça da Catalunha, uma vez que João Laporta goza do estatuto de deputado do partido Solidaritat Catalana (SI).

A denúncia refere, entre outros temas, a operação de compra e venda de terrenos em Viladecans (Barcelona) por parte do clube, cujo valor real é inferior ao que foi pago, já que parte deles gozavam de um regime de protecção ambiental.

Sob o comando de Joan Laporta, o FC Barcelona viveu o seu período de maior fulgor internacional, tendo sido campeão da Europa em 2006 e 2009, além de campeão do Mundo de clubes em 2009 e vencedor da Supertaça Europeia no mesmo ano.

In' O Jogo

Petróleo cai perto de 2% nos mercados internacionais

Cotações do crude abaixo dos 100 dólares em Londres.


Os preços do "ouro negro" estão a ceder terreno, penalizados pelos dados de que a economia norte-americana criou menos empregos em Janeiro do que o previsto pelos economistas, o que reacendeu os receios de que a procura de combustível diminua.

Apesar de a taxa de desemprego nos EUA ter descido mais do que o esperado, o mercado está a prestar mais atenção ao facto de não terem sido criados tantos postos de trabalho como esperavam.

O contrato de Março do West Texas Intermediate (WTI), "benchmark" para os Estados Unidos, segue a cair 1,77% no mercado de Nova Iorque, para 88,94 dólares por barril.

Por seu lado, o Brent do Mar do Norte, crude de referência para a Europa, está a desvalorizar 1,82% para 99,91 dólares, depois de ontem ter chegado aos 103,37 dólares.

O facto de o escoamento de petróleo estar a decorrer normalmente no Canal do Suez, apesar das tensões no Egipto, também está a contribuir para pressionar as cotações da matéria-prima.

Fonte: Jornal de negócios

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

iPad 2 é visto em evento da News Corp


Surgiu mais uma pista sobre a segunda versão do iPad. Desta vez, uma testemunha da agência Reuters chegou a vê-lo durante a cerimônia de lançamento do primeiro jornal exclusivo para o tablet da Apple - o Daily, da News Corp.

Nem a News Corp., nem a Apple quiseram comentar a aparição, segundo a Reuters. A única diferença que pôde ser observada foi uma câmera frontal, localizada acima da tela do aparelho.

Uma fonte da agência confirmou a existência da câmera, mas garantiu que a versão final deve vir dotada de mais novidades. A versão final do iPad 2 deve ser apresentada ainda no primeiro semestre deste ano.


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui