G-20 reúnem-se em Paris mas força dos mercados emergentes não deverá deixar que sejam os países desenvolvidos a ditar as decisões.
O G-20 foi criado para estabilizar o mercado financeiro global mas a reunião que se inicia hoje parece não ir no sentido do cumprimento desse objectivo. O aumento dos preços das matérias-primas, que ameaça uma futura crise alimentar, é um dos temas que mais alarga o fosso de interesses entre as economias desenvolvidas e as emergentes.
O aumento dos preços das matérias-primas tem levantado preocupações e ainda no início do mês o índice de 55 produtos alimentares calculado pela FAO, das Nações Unidas, atingiu um novo máximo histórico em Janeiro, tendo aumentando pelo sétimo mês consecutivo. O Banco Mundial já disse que os preços estão em “níveis perigosos” e que já levaram mais 44 milhões de pessoas para a pobreza desde Junho.
Tem-se falado em controlo dos custos mas os produtores e exportadores de matérias-primas, como o Brasil e a China, não querem a fixação de um preço nos produtos, já que defendem que tal pode limitar os seus ganhos e o crescimento substancial que os países têm registado. Guido Mantega, ministro das finanças brasileiro, já veio dizer que “o Brasil é totalmente contra um mecanismo de controlo ou de regulação dos preços das ‘commodities’”, cita o “Le Fígaro.
Já a Alemanha e a França pretendem uma intervenção que reduza as desigualdades. “O objectivo é corrigir os desequilíbrios, não ditar uma política económica a este ou àquele país”, disse Christine Lagarde, ministra das finanças de França, o país anfitrião. “Não queremos dizer a este países que deixe de ser competitivo, que deixe de exportar ou que deixe de consumir. Isto é apenas um melhor equilíbrio que nos beneficie a todos”, referiu a ministra.
Não há portanto uma decisão que alinhe todos os intervenientes e, segundo a “BBC News”, Lagarde quer alcançar durante a reunião “a identificação da lista dos indicadores, de instrumentos de medição que irá permitir identificar os desequilíbrios, e, em consequência, as causas dos mesmos". Isto para que os G-20 possam "propor métodos para coordenar as políticas económicas”.
Em Paris, o G-20 vai encontrar-se mais numa base de desacordo do que de acordo, resume o espanhol “Expansión”. Esta reunião pode ser a prova de que efectivamente o poder já não está na mão dos países desenvolvidos, como já a ministra Lagarde tinha salientado: “No mundo, houve uma mudança significativa ao passar de um para vários centros de gravidade”.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
China poderá comprar mais dívida de Portugal
A China poderá aumentar a sua carteira de títulos do Tesouro de Portugal e de outras nações europeias, admitiu hoje o jornal "China Daily" a propósito da redução do montante da divida norte-americana detido pelo país.
"A China prometeu comprar 6.000 milhões de euros de títulos do Tesouro espanhol e manifestou interesse em comprar dívida portuguesa e grega", escreve o jornal, sem precisar outros montantes.
Em Dezembro passado, pelo segundo mês consecutivo, a carteira chinesa de títulos do Tesouro norte-americano diminuiu 0,4 por cento, para 892.000 milhões de dólares, menos 3.600 milhões de dólares do que em novembro, anunciou hoje a imprensa oficial.
A redução confirma o interesse de Pequim em "diversificar" a aplicação das enormes reservas chinesas em divisas, mas a China continua a ser o maior detentor da dívida norte-americana, seguida do Japão.
Um vice-governador do Banco Central, Yi Gang, citado hoje pelo "China Daily" considerou que "a curto prazo, as outras opções de compra de dívidas (soberanas) não conseguem competir com a força e a segurança da dívida dos Estados Unidos".
As reservas da China, as maiores do mundo, aumentaram 18,7% em 2010, para 2,85 biliões de dólares (2,2 biliões de euros), anunciou o Banco Central chinês em Janeiro passado.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
"A China prometeu comprar 6.000 milhões de euros de títulos do Tesouro espanhol e manifestou interesse em comprar dívida portuguesa e grega", escreve o jornal, sem precisar outros montantes.
Em Dezembro passado, pelo segundo mês consecutivo, a carteira chinesa de títulos do Tesouro norte-americano diminuiu 0,4 por cento, para 892.000 milhões de dólares, menos 3.600 milhões de dólares do que em novembro, anunciou hoje a imprensa oficial.
A redução confirma o interesse de Pequim em "diversificar" a aplicação das enormes reservas chinesas em divisas, mas a China continua a ser o maior detentor da dívida norte-americana, seguida do Japão.
Um vice-governador do Banco Central, Yi Gang, citado hoje pelo "China Daily" considerou que "a curto prazo, as outras opções de compra de dívidas (soberanas) não conseguem competir com a força e a segurança da dívida dos Estados Unidos".
As reservas da China, as maiores do mundo, aumentaram 18,7% em 2010, para 2,85 biliões de dólares (2,2 biliões de euros), anunciou o Banco Central chinês em Janeiro passado.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Escalada de 10% da Dell impulsiona Nasdaq para máximos de 2007
O três principais índices norte-americanos estão em valores que não registavam há mais de dois anos.
A Dell apresentou ontem à noite os seus resultados anuais e está a liderar os ganhos no índice tecnológico Nasdaq, cuja pontuação não era tão elevada desde Novembro de 2007. Também o Dow Jones e o S&P 500 estão em máximos, mas referentes a 2008.
A empresa tecnológica apresentou ontem lucros de 53 cêntimos, acima da estimativa média de 37 cêntimos, o que animou a abertura das bolsas norte-americanas e que está agora a ser a maior contribuição para os máximos do Nasdaq.
A própria Dell está a subir 10,71% para os 15,40 dólares, tendo já tocado nos 15,49 dólares, sendo que ainda não esteve hoje a valorizar abaixo dos 5%. O número máximo é o mais alto desde 13 de Maio de 2010.
“A Dell apresentou ontem os seus números, que me levam a dizer que teremos um aumento poderoso nas despesas tecnológicas”, segundo declarou Philip Orlando, da Federated Investors, à Bloomberg.
O índice tecnológico dos EUA sobe 0,51% para os 2818,62 pontos mas já esteve nos 2828,05 pontos, valor que tinha sido superado pela última vez a 6 de Novembro de 2007.
Por sua vez, o Dow Jones também esteve hoje num “recorde” de 17 de Junho de 2008, estando a subir 0,33% para os 12.267,21 pontos.
Já o S&P 500 avança 0,42% para os 1.333,53 pontos, tendo alcançado um pico que não marcava desde 25 de Junho de 2008. Este ano já valorizou 5,6%, apreciação estimulada pelos ganhos das empresas: 73% das 371 companhias no índice superaram as estimativas de resultados da Bloomberg.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
A Dell apresentou ontem à noite os seus resultados anuais e está a liderar os ganhos no índice tecnológico Nasdaq, cuja pontuação não era tão elevada desde Novembro de 2007. Também o Dow Jones e o S&P 500 estão em máximos, mas referentes a 2008.
A empresa tecnológica apresentou ontem lucros de 53 cêntimos, acima da estimativa média de 37 cêntimos, o que animou a abertura das bolsas norte-americanas e que está agora a ser a maior contribuição para os máximos do Nasdaq.
A própria Dell está a subir 10,71% para os 15,40 dólares, tendo já tocado nos 15,49 dólares, sendo que ainda não esteve hoje a valorizar abaixo dos 5%. O número máximo é o mais alto desde 13 de Maio de 2010.
“A Dell apresentou ontem os seus números, que me levam a dizer que teremos um aumento poderoso nas despesas tecnológicas”, segundo declarou Philip Orlando, da Federated Investors, à Bloomberg.
O índice tecnológico dos EUA sobe 0,51% para os 2818,62 pontos mas já esteve nos 2828,05 pontos, valor que tinha sido superado pela última vez a 6 de Novembro de 2007.
Por sua vez, o Dow Jones também esteve hoje num “recorde” de 17 de Junho de 2008, estando a subir 0,33% para os 12.267,21 pontos.
Já o S&P 500 avança 0,42% para os 1.333,53 pontos, tendo alcançado um pico que não marcava desde 25 de Junho de 2008. Este ano já valorizou 5,6%, apreciação estimulada pelos ganhos das empresas: 73% das 371 companhias no índice superaram as estimativas de resultados da Bloomberg.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
Pepe próximo da renovação com o Real Madrid
Depois de um ano de intensas negociações, Pepe deverá renovar com o Real Madrid, assegura o jornal As. O defesa vai receber 3,8 milhões de euros por ano até 2015.
O actual contrato de Pepe termina no próximo ano. O defesa pediu no início das negociações seis milhões de euros/temporada. José Mourinho foi fundamental para o fim das conversações, já que o treinador disse que o Real Madrid não poderia perder Pepe, que recebe actualmente 1,8 milhões por ano.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
O actual contrato de Pepe termina no próximo ano. O defesa pediu no início das negociações seis milhões de euros/temporada. José Mourinho foi fundamental para o fim das conversações, já que o treinador disse que o Real Madrid não poderia perder Pepe, que recebe actualmente 1,8 milhões por ano.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
Queda de 14% do índice bolsista do Egipto poderá ser anulada
Grupo de investidores pede que negociações do dia 27 de Janeiro não sejam contabilizadas, mas quebra de 9% do dia 26 já não poderá ser invalidada.
Os investidores que perderam dinheiro com a queda do índice da bolsa do Egipto querem que as transacções do dia 27 de Janeiro sejam anuladas. Os reguladores daquele país afirmaram que estão a analisar essa possibilidade, revela a agência Bloomberg.
Numa reunião com o vice-presidente da bolsa, Mohamed Farid Saleh, os investidores mostraram-se preocupados com a situação negocial da nação, particularmente com as perdas que sentiram com a quebra de 14% do índice egípcio EGX 100 para os 884,79 pontos a 27 de Janeiro, o que levou ao encerramento da bolsa, entretanto ainda não reaberta.
No dia anterior, a 26 de Janeiro, o índice tinha caído 9,1%, mas estas transacções já foram executadas, o que impede o seu cancelamento.
“Estou surpreendido por ouvir que podem cancelar algumas negociações, naquele que parece ser um ambiente anormal para o país, mas um ambiente bastante normal para a bolsa”, argumentou Sven Richter, responsável da Renaissance Asset Managers, de Londres, em declarações à Bloomberg.
O mesmo analista afirma mesmo que preferia que as acções mantivessem o valor com que terminaram a sessão naquele dia, já que “há pessoas à espera para investir assim que o mercado abra portas”.
Essa abertura deverá acontecer a 20 de Fevereiro, mas qualquer desenvolvimento inesperado pode levar ao prolongamento do fecho do mercado, de acordo com o vice-presidente. Um porta-voz da bolsa, Hisham Turk, afirmou que, a concretizar-se o início de negociações naquele dia, a bolsa poderá ser interrompida por 30 minutos se o índice EGX 100 apreciar ou depreciar mais de 5%, ao passo que o fecho acontecerá se as oscilações forem acima de 10% tanto no terreno positivo como no negativo.
Além da anulação, os investidores pedem que a abertura seja feita de forma condicional, tendo solicitado a suspensão da negociação de 13 empresas associadas ao regime de Mubarak, o antigo presidente que se acabou por demitir após a pressão dos cidadãos do Egipto. Solicitam os investidores também uma nova gestão na reguladora da bolsa, a Autoridade Egípcia de Serviços Financeiros.
Para visitar a fonte da informação, click aqui
Os investidores que perderam dinheiro com a queda do índice da bolsa do Egipto querem que as transacções do dia 27 de Janeiro sejam anuladas. Os reguladores daquele país afirmaram que estão a analisar essa possibilidade, revela a agência Bloomberg.
Numa reunião com o vice-presidente da bolsa, Mohamed Farid Saleh, os investidores mostraram-se preocupados com a situação negocial da nação, particularmente com as perdas que sentiram com a quebra de 14% do índice egípcio EGX 100 para os 884,79 pontos a 27 de Janeiro, o que levou ao encerramento da bolsa, entretanto ainda não reaberta.
No dia anterior, a 26 de Janeiro, o índice tinha caído 9,1%, mas estas transacções já foram executadas, o que impede o seu cancelamento.
“Estou surpreendido por ouvir que podem cancelar algumas negociações, naquele que parece ser um ambiente anormal para o país, mas um ambiente bastante normal para a bolsa”, argumentou Sven Richter, responsável da Renaissance Asset Managers, de Londres, em declarações à Bloomberg.
O mesmo analista afirma mesmo que preferia que as acções mantivessem o valor com que terminaram a sessão naquele dia, já que “há pessoas à espera para investir assim que o mercado abra portas”.
Essa abertura deverá acontecer a 20 de Fevereiro, mas qualquer desenvolvimento inesperado pode levar ao prolongamento do fecho do mercado, de acordo com o vice-presidente. Um porta-voz da bolsa, Hisham Turk, afirmou que, a concretizar-se o início de negociações naquele dia, a bolsa poderá ser interrompida por 30 minutos se o índice EGX 100 apreciar ou depreciar mais de 5%, ao passo que o fecho acontecerá se as oscilações forem acima de 10% tanto no terreno positivo como no negativo.
Além da anulação, os investidores pedem que a abertura seja feita de forma condicional, tendo solicitado a suspensão da negociação de 13 empresas associadas ao regime de Mubarak, o antigo presidente que se acabou por demitir após a pressão dos cidadãos do Egipto. Solicitam os investidores também uma nova gestão na reguladora da bolsa, a Autoridade Egípcia de Serviços Financeiros.
Para visitar a fonte da informação, click aqui
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Brasil: vendas no varejo cresceram 10,9% em 2010
O volume de vendas do comércio retalhista (varejo) aumentaram 10,9 por cento, no ano passado, face a 2009, na maior subida desde 2001, informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Contribuíram para o resultado os crescimentos do rendimento, do emprego e do crédito disponível às famílias, além da valorização da moeda brasileira, que diminuiu os preços dos produtos importados, salientou o IBGE num comunicado.
Em 2009, as vendas do comércio retalhista registaram uma subida de 5,9 por cento face a 2008.
No ano passado, os setores que mais contribuíram para o aumento das vendas foram supermercados (9,0 por cento), móveis e eletrodomésticos (18,3 por cento), outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,8 por cento) e tecidos, vestuário e calçado (10,7 por cento).
A contribuição mais negativa para este valor foi a do setor de combustíveis e lubrificantes, com uma quebra de 6,6 por cento.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
Contribuíram para o resultado os crescimentos do rendimento, do emprego e do crédito disponível às famílias, além da valorização da moeda brasileira, que diminuiu os preços dos produtos importados, salientou o IBGE num comunicado.
Em 2009, as vendas do comércio retalhista registaram uma subida de 5,9 por cento face a 2008.
No ano passado, os setores que mais contribuíram para o aumento das vendas foram supermercados (9,0 por cento), móveis e eletrodomésticos (18,3 por cento), outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,8 por cento) e tecidos, vestuário e calçado (10,7 por cento).
A contribuição mais negativa para este valor foi a do setor de combustíveis e lubrificantes, com uma quebra de 6,6 por cento.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
Hacker de máquinas Nintendo apanhado em Espanha
A polícia espanhola prendeu um hacker que chantageava a Nintendo.
As autoridades espanholas acabam de deter em Málaga um homem que, alegadamente, roubou dados de utilizadores das máquinas Nintendo e tentou chantagear a empresa.
De acordo com o Ministério do Interior do país vizinho, o hacker acedeu à informação de 4 mil jogadores e ameaçava contactar a agência de protecção de dados espanhola de forma, o que poderia levar a Nintendo a ser acusada de negligência.
Face à indiferença da empresa, o homem começou a difundir informação na Internet. De acordo com a polícia, a sua intenção era mesmo divulgar todos os dados.
Desconhece-se se o suposto roubo foi feito ao sistema da empresa ou a terceiros.
Até à data, a Nintendo escusou-se a comentar.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
As autoridades espanholas acabam de deter em Málaga um homem que, alegadamente, roubou dados de utilizadores das máquinas Nintendo e tentou chantagear a empresa.
De acordo com o Ministério do Interior do país vizinho, o hacker acedeu à informação de 4 mil jogadores e ameaçava contactar a agência de protecção de dados espanhola de forma, o que poderia levar a Nintendo a ser acusada de negligência.
Face à indiferença da empresa, o homem começou a difundir informação na Internet. De acordo com a polícia, a sua intenção era mesmo divulgar todos os dados.
Desconhece-se se o suposto roubo foi feito ao sistema da empresa ou a terceiros.
Até à data, a Nintendo escusou-se a comentar.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Roberto Carlos confirmou que vai jogar no Anzhi da Rússia
O lateral esquerdo ex-Corinthians, confirmou ao "Sport-Express" que vai jogar na liga russa. Aos 37 anos, Roberto Carlos vai assinar um contrato válido por duas épocas, onde irá receber 10 milhões de euros.
Já estava anunciado que o internacional brasileiro iria rumar para a Rússia, para vestir a camisola do Anzhi. Situação confirmada agora, pelo próprio jogador: "Vou para a Rússia com grande interesse. No momento em que decidi continuar a minha carreira na Rússia o dinheiro não foi um argumento decisivo".
A imprensa russa revelou que Roberto Carlos, irá assinar contrato por duas épocas, e irá receber cerca de cinco milhões em cada uma.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
A imprensa russa revelou que Roberto Carlos, irá assinar contrato por duas épocas, e irá receber cerca de cinco milhões em cada uma.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
China supera Japão e torna-se na segunda maior economia mundial
A China tornou-se na segunda maior economia mundial. O PIB chinês superou o do Japão em 2010, anunciou hoje o governo japonês.
O PIB do Japão, em termos nominais, ascendeu aos 5.474,2 mil milhões de dólares, segundo estatísticas publicadas hoje em Tóquio. Na mesma comunicação, o governo nipónico salientou que o PIB da China atingiu o equivalente a 5.878,6 mil milhões de dólares.
Com estes resultados, a economia chinesa ultrapassou a do seu vizinho em 2010 e tornou-se na segunda mais forte do mundo, atrás dos Estados Unidos. A economia japonesa ocupava o segundo lugar desde 1968.
Há vários anos que a China regista taxas de crescimento do PIB que se aproximam ou ultrapassam os 10%. Em 2010, o PIB chinês cresceu 10,3%.
Duramente atingida pela recessão económica mundial em 2008 e 2009, a economia do Japão recuperou em 2010, com o seu crescimento a atingir os 3,9%. Este crescimento não foi, no entanto, suficiente para o arquipélago conservar a sua segunda posição à frente da China.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
O PIB do Japão, em termos nominais, ascendeu aos 5.474,2 mil milhões de dólares, segundo estatísticas publicadas hoje em Tóquio. Na mesma comunicação, o governo nipónico salientou que o PIB da China atingiu o equivalente a 5.878,6 mil milhões de dólares.
Com estes resultados, a economia chinesa ultrapassou a do seu vizinho em 2010 e tornou-se na segunda mais forte do mundo, atrás dos Estados Unidos. A economia japonesa ocupava o segundo lugar desde 1968.
Há vários anos que a China regista taxas de crescimento do PIB que se aproximam ou ultrapassam os 10%. Em 2010, o PIB chinês cresceu 10,3%.
Duramente atingida pela recessão económica mundial em 2008 e 2009, a economia do Japão recuperou em 2010, com o seu crescimento a atingir os 3,9%. Este crescimento não foi, no entanto, suficiente para o arquipélago conservar a sua segunda posição à frente da China.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
Brasileiro Ronaldo diz adeus ao futebol
O jogador brasileiro Ronaldo convocou para esta segunda-feira uma conferência de imprensa para anunciar o final da carreira. "Eu queria continuar, mas não consigo", confessa.
O avançado, de 34 anos, actualmente no Corinthians, assume que pretendia só sair no final da época mas antecipa o fim, após 18 anos de carreira, em resposta a muitas críticas do seu momento de forma.
"Não aguento mais", disse Ronaldo ao jornal brasileiro "Estado de São Paulo". "Eu queria continuar, mas não consigo. Penso uma jogada, mas não executo como quero. Está na hora. Mas foi lindo", confessou.
As críticas a Ronaldo acentuaram-se após a eliminação do clube da Taça dos Libertadores, ante o Deportivo Tolima, da Colômbia.
Ao longo da carreira, Ronaldo jogou pelo Cruzeiro, PSV Eindhoven, Barcelona, Inter, Real Madrid, AC Milan e, finalmente, Corinthians. Na selecção, jogou em quatro Mundiais, sendo campeão em 1994 (não utilizado) e 2002. Por três vezes, em 1996, 1997 e 2002, foi eleito melhor jogador mundial.
No clube que acaba de receber o luso-brasileiro Liedson para a frente de ataque regista-se também a saída de outra referência da selecção canarinha, Roberto Carlos, que aos 37 anos vai para a liga russa, depois de uma carreira recheada de bons momentos, sobretudo no Real Madrid.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
"Não aguento mais", disse Ronaldo ao jornal brasileiro "Estado de São Paulo". "Eu queria continuar, mas não consigo. Penso uma jogada, mas não executo como quero. Está na hora. Mas foi lindo", confessou.
As críticas a Ronaldo acentuaram-se após a eliminação do clube da Taça dos Libertadores, ante o Deportivo Tolima, da Colômbia.
Ao longo da carreira, Ronaldo jogou pelo Cruzeiro, PSV Eindhoven, Barcelona, Inter, Real Madrid, AC Milan e, finalmente, Corinthians. Na selecção, jogou em quatro Mundiais, sendo campeão em 1994 (não utilizado) e 2002. Por três vezes, em 1996, 1997 e 2002, foi eleito melhor jogador mundial.
No clube que acaba de receber o luso-brasileiro Liedson para a frente de ataque regista-se também a saída de outra referência da selecção canarinha, Roberto Carlos, que aos 37 anos vai para a liga russa, depois de uma carreira recheada de bons momentos, sobretudo no Real Madrid.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
Subscrever:
Mensagens (Atom)