sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Interesse na privatização da EDP leva acções a liderarem ganhos na Europa

 
Interesse na privatização da EDP leva acções a liderarem ganhos na Europa.

A EDP avançou 8,42% para 2,472 euros e registou a segunda maior subida entre as cotadas do índice de referência para a Europa, Stoxx 600.

Isto numa sessão em que a eléctrica chegou a subir 8,55% e registou o maior avanço diário desde Outubro de 2008.
Também em destaque esteve a EDP Renováveis, que progrediu 3,52% para 4,356 euros por acção, tendo sido a quarta cotada do índice europeu que mais valorizou no dia de hoje. O desempenho da cotada liderada por Ana Maria Fernandes foi o melhor desde 11 de Agosto.

A animar a cotação das duas empresas do grupo Energias de Portugal está o interesse da E.ON e da Gas de France Suez, que admitiram a hipótese de participar na privatização que se avisinha, juntando-se à alemã RWE e à Petrobras, que já tinham expresso o seu interesse.

Ontem, foi o presidente da alemã E.ON que comunicou ao primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o interesse na privatização da eléctrica liderada do António Mexia. A notícia foi divulgada já depois do encerramento da bolsa, pelo que só hoje se reflectiu no valor da cotada.

Já hoje, o líder da GDF Suez, Gerard Mestrallet, disse não excluir a compra de uma participação na eléctrica portuguesa, segundo a Bloomberg. "Vamos ver", disse numa entrevista em Paris citada pela Bloomberg. "Neste momento, não tomámos ainda nenhuma decisão", considerou o CEO.


In' Jornal de Negócios

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Paulo Bento chama "desertor" a Ricardo Carvalho

"Houve alguém que desertou. Repudiamos o virar de costas à Selecção, aos colegas e aos portugueses", disse na tarde desta quinta-feira o seleccionador Paulo Bento, referindo-se ao abandono de Ricardo Carvalho do estágio da Selecção de Portugal na última terça-feira.

O técnico revelou não ter conversado com o defesa central sobre se ia ou não ser titular no sábado, diante do Chipre.

"Durante os treinos ele prespectivou que não ia jogar. Acabou por ter um plano de fuga quando estavamos a almoçar, em Óbidos, antes de viajarmos [para o Chipre]", salientou Paulo Bento, na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Chipe, destacando que o "ambiente da equipa está fantástico".

Questionado se convocaria de novo Ricardo Carvalho caso este pedisse desculpa e voltasse atrás com a decisão de abandonar a Selecção, Paulo Bento referiu que, enquanto for seleccionador, o jogador do Real Madrid "não viria mais".

"Abandonou o País quando ainda estamos numa situação complicada [apuramento para o Euro2012]", concluiu.


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Portugueses "invadem" o Chipre por falta de oportunidades e melhores salários

A falta de oportunidades no principal escalão do futebol português, melhores condições financeiras e a ambição de jogar nas competições europeias são as principais razões que levaram mais de 50 jogadores lusos para o Chipre. 

Na primeira divisão cipriota, só três das 14 equipas não têm, pelo menos, um futebolista luso no seu plantel e ao todo são mais de meia centena, contando também com o segundo escalão. "Em Portugal não há muito espaço para o jogador nacional e como os primeiros jogadores que vieram para cá deram um boa imagem, as equipas cipriotas começaram a apostar mais nesse mercado e felizmente tem corrido bem", explicou Nuno Morais. O agora 'trinco' do APOEL Nicósia deixou o Chelsea em 2007/08 e seguiu para a capital cipriota, de onde nunca mais saiu. "Tem sido excelente, o primeiro ano foi um pouco complicado, foi difícil habituar-me, mas a partir daí tudo tem corrido bem. As pessoas falam inglês, por isso a língua não é um obstáculo.

Se nos próximos anos continuar aqui fico muito feliz", reforçou o jogador de 27 anos, que se prepara para defrontar o FC Porto na Liga dos Campeões. "Vai ser um jogo especial", confessou. Colega de equipa de Nuno Morais no APOEL, o também médio Hélio Pinto, que começou a sua aventura no Chipre em 2005/06, vai mesmo mais longe e diz que só abandona o país se acontecer "uma grande surpresa". "Estou muito feliz aqui, sinto-me muito bem nesta equipa e não vejo razões para sair. Só se aparecer assim um grande clube", comentou o jogador luso.

Igualmente com 27 anos, Hélio Pinto, que primeiro vestiu a camisola do Apollon Limassol, contou que passou por algumas dificuldades no início da sua carreira, tanto no Benfica como no FC Sevilha (Espanha), e que a sua ida para o Chipre foi "decisão mais certa possível". "Foi um tiro no escuro, mas, graças a Deus, tenho sido mesmo muito feliz aqui", disse. Em Nicósia há menos tempo do que os outros dois compatriotas, David Caiado destaca que no Chipre o "jogador português é sinónimo de qualidade". "A nível financeiro é forte e os jogadores preferem vir para cá.

O jogador português aqui é sinónimo de qualidade e, por isso, apostam mais nisso", comentou o extremo do Olimpiacos Nicósia. "Se calhar até tem mais portugueses do que o campeonato português", brincou. Caiado, que fez a sua formação no Sporting, explicou que o calor acaba por ser um obstáculo, por isso os treinos são sempre ao fim da tarde, e que inicialmente não é fácil "conquistar" o povo cipriota. "Inicialmente, não são tão acolhedoras, mas depois, com o tempo, acabam por ser pessoas muito simpáticas. Também tenho aqui amigos já de Portugal e encontramo-nos muitas vezes", concluiu.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bendtner pode estar a caminho do Dragão

A informação tem sido veiculada em vários órgãos de comunicação social. O avançado dinamarquês do Arsenal, Nicklas Bendtner, pode ser o próximo reforço do FC Porto. Para obter os préstimos do avançado, o FC Porto deverá desembolsar uma verba a rondar os 12 milhões de euros. Bendtner tem sido apontado a alguns clubes em Inglaterra, como o Stoke City ou o Blackburn Rovers mas a entrada em cena do FC Porto pode fazer o jogador rumar a Portugal. O avançado dinamarquês é internacional pelo seu país em 38 ocasiões, tendo 12 golos apontados.

Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Passos convida espanhóis para privatizações em Portugal

O primeiro-ministro disse que o encontro desta manhã com José Luis Zapatero constituiu um "marco" para o reforço dos laços entre os dois países, destacando o papel que os capitais espanhóis podem desempenhar nas privatizações que se avizinham em Portugal.

“Quis transmitir a importância que tem para todo este processo, nomeadamente nas privatizações, os capitais espanhóis", afirmou o primeiro-ministro.

Falando em Madrid, no final de um encontro bilateral com José Luís Zapatero, Passos Coelho explicou que Portugal “tem um programa de reformas extremamente ambicioso” e que “temos consciência das dificuldades”.

No encontro, acrescentou o primeiro-ministro, “quis informar o governo espanhol não apenas das medidas que já foram adoptadas”, mas também da compromisso do Governo em respeitar as metas de consolidação orçamental.

Passos Coelho falou ainda do "risco comum" que representa a turbulência financeira, e mostrou-se crítico da resposta europeia. Está-se a aprovar as medidas “ao ritmo possível", mas precisamos de "mostrar uma comunicação ainda mais robusta” para que os mercados acreditem que a Europa vai vencer a crise, sublinhou.

Passos Coelho destacou ainda a necessidade de relançar o crescimento económico, sem o qual nenhum processo de consolidação orçamental e financeira pode ser duradouro.

No final do primeiro encontro oficial com o seu colega espanhol – onde, curiosamente, surgiram ambos vestidos com as mesmas cores, embora sejam de cor política diferente – Passos Coelho frisou que se tratou de “um marco muito importante para o reforço dos laços entre dois países e ao mesmo tempo de uma concertação estratégica entre dois aliados”.


Visite aqui a fonte da informação 

Ibrahimovic: “O Barcelona é a melhor equipa do Mundo”

Zlatan Ibrahimovic, jogador do Milan e ex jogador do Barcelona, afirmou que a equipa catalã, “é a melhor equipa do Mundo” e assegurou que o que aconteceu com Pep Guardiola, faz parte do passado.

Em entrevista à Gazzeta dello Sport, o internacional sueco afirmou: “Não tive nenhum problema com Guardiola. O que passou, passou. É um treinador fantástico, os problemas entre nós eram outros”.

No que diz respeito aos campeões europeus, Ibrahimovic afirmou: “O Barcelona é a melhor equipa do Mundo. Sabia disso quando lá cheguei e também quando parti. Nós estamos a crescer para ficar mais fortes”.

Visite a fonte da informação clicando aqui

TomTom inclui Twitter no GPS

 
A TomTom vai integrar novas funcionalidades nos seus leitores de GPS. O acesso ao Twitter, numa versão optimizada a estes equipamentos, é uma das novidades

A nova versão do Twitter optimizada a leitores de GPS faz parte dos novos serviços Live Search & Go da TomTom.

Através desta aplicação os utilizadores podem programar o envio de uma mensagem antes do início da viagem através da sua conta no site.

Ao longo do percurso, o tempo previsto de chegada vai sendo actualizado.

De acordo com a fabricante de GPS, esta funcionalidade pode ser desactivada se o utilizador assim o pretender.

Além do acesso à rede social de micro-blogues, o Live Search & Go inclui acesso a versões especiais dos serviços de viagens Expedia, TripAdvisor e Yelp.

No primeiro caso é possível comparar alojamentos existentes no local de destino do utilizador.

Já os outros dois, permitem ao utilizador aceder a informação em tempo real sobre estabelecimentos hoteleiros ou outras infra-estruturas numa determinada localidade.

O lançamento destes novos serviços está previsto para o próximo mês de Outubro, inicialmente apenas para os EUA, Alemanha e Nova Zelândia.


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Cientistas afirmam que estão mais próximos de encontrar vida em Marte

O homem está mais perto de descobrir se existiu ou se ainda existe vida em Marte graças à uma nova geração de instrumentos de alta tecnologia, informou nesta terça-feira um painel de especialistas na reunião anual da Sociedade de Química dos Estados Unidos, realizado em Denver.

"Se há (ou houve) vida lá fora, as ferramentas de alta tecnologia especializadas em química a encontrarão", afirmou Jeffrey Bada, da Universidade da Califórnia, em San Diego, organizador de um simpósio de dois dias dedicado ao planeta vermelho. "Temos os instrumentos agora ou estão no processo de desenvolvimento e redefinição. O desafio é montá-los nas próximas naves espaciais, sabendo que tipo de elementos estudar e onde olhar exatamente", declarou.

O especialista é um firme defensor de atrasar as missões tripuladas a Marte até que as missões robóticas já enviadas consigam informação suficiente para que os astronautas possam aterrissar na área menos inóspita. Neste sentido, Bada expressou sua preocupação com os cortes de orçamento na Nasa (agência especial americana) nos últimos anos, que podem pôr em perigo as missões não tripuladas e as pesquisas necessárias.

Missões da Nasa

A Nasa definiu 2030 como data preliminar para enviar a primeira missão tripulada a Marte, no entanto é apenas uma declaração de intenções do presidente Barack Obama, uma vez que não há um plano sobre a mesa. A próxima missão não tripulada da Nasa a Marte será a sonda Curiosity, que partirá em agosto de 2012 rumo a Gale, uma cratera de 154 km de diâmetro em cujo interior se eleva uma grande montanha, ao pé da qual o robô pousará na busca de vida.

A Nasa, junto com a Agência Espacial Europeia (ESA), prevê também lançar em 2016 a missão Exomars, que levará cinco instrumentos para estudar os gases da atmosfera marciana, na busca por evidências biológicas ou geológicas de vida. Os instrumentos dessa missão atmosférica têm uma sensibilidade mil vezes maior que qualquer outro instrumento que tenha viajado para Marte ou faça parte de uma missão marciana, considerou o professor Mark Allen, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

Segundo Bada, um desses instrumentos pode detectar partículas orgânicas de nitrogênio, um componente essencial para a vida na Terra. Se há mesmo vida em Marte, os cientistas estão convencidos de que um de seus componentes será nitrogênio.

O pesquisador explicou que também buscarão sinais de vida debaixo da superfície marciana, já que os raios cósmicos e os ultravioleta aos quais esteve submetido podem ter destruído a matéria orgânica, motivo pelo qual talvez os possíveis rastros de vida poderiam estar ocultos no interior do planeta.

Por enquanto sobre o planeta vermelho opera o robô explorador Opportunity, que chegou no início do mês à cratera Endeavour após uma viagem de quase três anos e os cientistas esperam que novas informações facilitem outras descobertas.


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pai degola três filhas violadas por tropas de Kadhafi

Três jovens líbias de 15, 17 e 18 anos foram assassinadas pelo pai, alegadamente para limpar a honra da família, após o progenitor ter descoberto que as raparigas foram violadas pelas tropas apoiantes de Kadhafi.

De acordo com o relatório de uma organização dos direitos humanos, as jovens foram violadas na escola, na cidade de Tomina, perto de Misrata, que tem estado no centro de vários conflitos entre as tropas leais ao ditador líbio e os combatentes do regime de Kadhafi. Ao regressarem a casa, o pai terá degolado as três filhas.

Os investigadores da organização, presente na Líbia desde Junho, dizem que as tropas de Kadhafi utilizaram a violação como arma de guerra, e que alguns casos resultaram mesmo na morte das vítimas.

Ainda segundo o documento divulgado hoje, 30, os combatentes fiéis ao ditador detiveram cerca de 170 civis, incluindo crianças, que usaram como escudo humano para guardar munições.


Visite aqui a fonte da informação

Caça lituano e Mirage francês colidem em voo durante exercício

Dois aviões, um lituano e um francês, ao serviço na NATO, colidiram em voo, esta terça-feira, na Lituânia, sem fazer vítimas.

"Um avião militar lituano L-39 colidiu em voo com um Mirage francês. Os dois pilotos, lituanos, conseguiram ejectar-se e foram resgatados sãos e salvos. O aparelho francês conseguiu aterrar", declarou Ieva Gulbiniene, responsável da base da NATO em Siauliai, no norte da Lituânia, à agência AFP.

O ministro lituano da Defesa, Rasa Jukneviciene, acrescentou em comunicado que a colisão entre um L-39 Albatros e um Mirage 2000 aconteceu durante um exercício.

O aparelho lituano foi "encontrado num pântano", sem ter "atingido qualquer edifício, sem causar estragos e sem fazer vítimas".

O aparelho francês, embora com danos, conseguiu regressar à base de Siauliai.

"Não conhecemos as circunstâncias [da colisão]. Foi aberto um inquérito", indicou o primeiro-ministro lituano Andrius Kubilius, lamentando o incidente.


Visite aqui a fonte da informação