O Ministério da Saúde dispensou 22 enfermeiros em Odivelas por correio eletrónico depois de já ter despedido 24 profissionais em Lisboa, denunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP).
Em comunicado, o SEP diz que a medida resulta do memorando de entendimento com a "troika" internacional, tendo o Ministério da Saúde emitido um despacho em que é divulgado que durante 2012 “pretende efetuar cortes de onze por cento nos custos operacionais das instituições de saúde integradas no setor empresarial do Estado”.
“No entanto, estes cortes já iniciaram no distrito de Lisboa, com o despedimento de 24 enfermeiros que exerciam funções no Agrupamento de Centros de Saúde Grande Lisboa III – Lisboa Central”, diz o sindicato.
Segundo o SEP, há “dezenas de postos de trabalho de enfermeiros que se encontram ameaçados já no mês de outubro”, caso do “Agrupamento de Centros de Saúde da Grande Lisboa V – Odivelas que tem 22 enfermeiros nesta situação”, lê-se no comunicado.
O sindicato adianta que o Agrupamento de Centros de Saúde da Grande Lisboa V – Odivelas deveria ter 109 enfermeiros no mapa de pessoal, mas conta apenas com 46 e que para colmatar essa carência o agrupamento conta 10 enfermeiros em acumulação de funções, 11 enfermeiros com contrato de trabalho em funções públicas com termo e 22 enfermeiros subcontratados por uma empresa de prestação de serviços, totalizando 89 enfermeiros.
Relativamente a estes 22 profissionais, o SEP denuncia que “receberam por mensagem de correio eletrónico a informação que ‘devido à conjuntura económica que o país atravessa e, consequentemente, às diversas medidas de redução de custos que o Ministério da Saúde…’ a partir do dia 31 de outubro a empresa não continuaria com a prestação de serviços, informação esta já confirmada aos enfermeiros pela direção de Agrupamento”.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses diz ter conhecimento de que estes 22 profissionais de saúde faltaram hoje ao trabalho “como forma de protesto ao seu despedimento, antevendo as graves consequências para o funcionamento das diversas extensões de saúde do concelho de Odivelas”.
“Em risco estão a manutenção da Unidade de Cuidados Continuados, o Centro de Saúde da Pontinha, bem como as extensões de Odivelas A, Olaio, Caneças e Póvoa de Santo Adrião”, garante o sindicato.
Visite aqui a fonte da informação
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Bolton: Barcelona segue Gary Cahill
O campeão europeu estará a preparar uma proposta no mercado de Inverno pelo defesa-central Gary Cahill, do Bolton.
De acordo com a imprensa espanhola, o internacional inglês Gary Cahill é o eleito pelos responsáveis do Barcelona para reforçar o eixo da defesa, onde o emblema espanhol tem sentido alguns problemas, nomeadamente de lesões.
Os responsáveis do Bolton já recusaram ofertas na ordem dos 11,5 milhões de euros do Arsenal e Tottenham.
Visite aqui a fonte da informação
De acordo com a imprensa espanhola, o internacional inglês Gary Cahill é o eleito pelos responsáveis do Barcelona para reforçar o eixo da defesa, onde o emblema espanhol tem sentido alguns problemas, nomeadamente de lesões.
Os responsáveis do Bolton já recusaram ofertas na ordem dos 11,5 milhões de euros do Arsenal e Tottenham.
Visite aqui a fonte da informação
Bundesbank prevê crescimento "robusto" na Alemanha no terceiro trimestre
O Banco Federal Alemão prevê um crescimento "robusto" para a maior economia da Europa no terceiro trimestre.
O alemão Bundesbank declarou hoje que prevê um crescimento “robusto” na Alemanha no presente trimestre, de acordo com a Bloomberg.
“No geral, pode-se esperar uma expansão robusta da economia no terceiro trimestre de 2011”, disse o banco com sede em Frankfurt no seu relatório mensal publicado hoje.
Para os próximos anos, “as perspectivas são mais enubladas do que o anteriormente previsto, devido ao peso da incerteza”, explicou a instituição.
Apesar da produção industrial ter aumentado para um máximo de 16 meses em Julho, e a venda de automóveis, um indicador do consumo privado, ter crescido pela primeira vez em cinco meses, a confiança dos investidores caiu o mês passado para o nível mais baixo em mais de um ano.
No mês passado o Bundesbank declarou que esperava que a economia se expandisse “na ordem dos 3%” este ano, reiterando a sua previsão realizada em Junho. O crescimento alemão abrandou para 0,1% no segundo trimestre, de 1,3% no primeiro, após os consumidores terem cortado nos gastos.
“Depois de um declínio considerável no segundo trimestre, o consumo privado deverá subir expressivamente”, revelou o Bundesbank.
Visite aqui a fonte da informação
O alemão Bundesbank declarou hoje que prevê um crescimento “robusto” na Alemanha no presente trimestre, de acordo com a Bloomberg.
“No geral, pode-se esperar uma expansão robusta da economia no terceiro trimestre de 2011”, disse o banco com sede em Frankfurt no seu relatório mensal publicado hoje.
Para os próximos anos, “as perspectivas são mais enubladas do que o anteriormente previsto, devido ao peso da incerteza”, explicou a instituição.
Apesar da produção industrial ter aumentado para um máximo de 16 meses em Julho, e a venda de automóveis, um indicador do consumo privado, ter crescido pela primeira vez em cinco meses, a confiança dos investidores caiu o mês passado para o nível mais baixo em mais de um ano.
No mês passado o Bundesbank declarou que esperava que a economia se expandisse “na ordem dos 3%” este ano, reiterando a sua previsão realizada em Junho. O crescimento alemão abrandou para 0,1% no segundo trimestre, de 1,3% no primeiro, após os consumidores terem cortado nos gastos.
“Depois de um declínio considerável no segundo trimestre, o consumo privado deverá subir expressivamente”, revelou o Bundesbank.
Visite aqui a fonte da informação
domingo, 18 de setembro de 2011
F.C. Porto: Walter está «finalmente de cabeça limpa»
Ultrapassado o drama familiar, avançado brasileiro está novamente em condições de corresponder. «A não contratação de outro ponta-de-lança foi uma prova de confiança»
O drama familiar mitigou a ascensão de Walter na hierarquia portista. Ao longo de vários meses, o avançado teve de gerir a preocupação com a frágil saúde da filha e a exigência profissional imposta pelo F.C. Porto. Como consequência, «perdeu espaço e agora tem de o reconquistar». É o próprio empresário do brasileiro, Teodoro Fonseca, quem o diz ao Maisfutebol.
«O Walter tem um potencial enorme. Estava a subir de rendimento e confiança, tudo parecia estar a melhorar para ele e depois aconteceu esse problema com a sua menina. Finalmente tudo está bem e ele está novamente de cabeça limpa», referiu o agente, depois de Vitor Pereira ter voltado a incluir o nome do ex-jogador do Internacional no lote de convocados.
In' TVI24
O drama familiar mitigou a ascensão de Walter na hierarquia portista. Ao longo de vários meses, o avançado teve de gerir a preocupação com a frágil saúde da filha e a exigência profissional imposta pelo F.C. Porto. Como consequência, «perdeu espaço e agora tem de o reconquistar». É o próprio empresário do brasileiro, Teodoro Fonseca, quem o diz ao Maisfutebol.
«O Walter tem um potencial enorme. Estava a subir de rendimento e confiança, tudo parecia estar a melhorar para ele e depois aconteceu esse problema com a sua menina. Finalmente tudo está bem e ele está novamente de cabeça limpa», referiu o agente, depois de Vitor Pereira ter voltado a incluir o nome do ex-jogador do Internacional no lote de convocados.
In' TVI24
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Birmânia desbloqueia sites de dissidentes
Pela primeira vez em vários anos as autoridades da Birmânia desbloquearam o acesso a vários sites
Entre os sites que agora podem ser consultados pelos birmaneses estão alguns controlados por dissidentes e opositores ao regime de Rangum.
Para além destes passaram a estar também acessíveis sites como o Youtube, e de vários meios de comunicação social internacionais, nomeadamente as páginas Web da Rádio Voz da América, da BBC e da Rádio Free Ásia.
Embora o departamento responsável pelo controlo do acesso à Internet tenha tomado esta medida de desbloqueio, a mesma não mereceu qualquer comentário por parte das autoridades do país.
Primeira sonda europeia para Mercúrio lançada em 2014
A Agência Espacial Europeia (ESA) assinou um acordo para que o consórcio Arianespace lance, em Julho de 2014, a sonda Bepicolombo, primeira missão europeia a Mercúrio, onde chegará seis anos depois para elaborar diferentes mapas sobre a composição do planeta.
Esta será uma missão conjunta da ESA e da Agência Espacial Japonesa, composta de dois módulos que navegarão em órbitas distintas do planeta mais próximo do Sol: o Orbitador Planetário de Mercúrio, de desenho europeu, e o Orbitador Magnetosférico de Mercúrio, de concepção nipónica.
Segundo a Agência Espacial Europeia, citada pela Efe, a sonda será lançada, a bordo de um vaivém Ariane 5, a partir do centro espacial europeu de Kuru, na Guiana Francesa, para realizar um "exaustivo estudo do planeta Mercúrio".
Além disso, a BepiColombo servirá para elaborar um plano magnético de Mercúrio, estudar a exosfera (camada mais externa da atmosfera) do planeta e a composição dos pólos, bem como para experimentar a teoria da relatividade enunciada pelo físico alemão Albert Einstein (1879-1955).
A cumprir-se o calendário previsto, a sonda euro-japonesa chegará a Mercúrio antes da russa Merkuri, cujo lançamento está previsto para 2019, a bordo de um vaivém Soyuz.
Os norte-americanos, através da NASA, já têm uma nova sonda, a Messenger, a estudar a superfície deste que é o planeta mais pequeno do Sistema Solar.
A primeira, a Mariner-10, foi lançada em 1974.
Visite a fonte da informação clicando aqui
Esta será uma missão conjunta da ESA e da Agência Espacial Japonesa, composta de dois módulos que navegarão em órbitas distintas do planeta mais próximo do Sol: o Orbitador Planetário de Mercúrio, de desenho europeu, e o Orbitador Magnetosférico de Mercúrio, de concepção nipónica.
Segundo a Agência Espacial Europeia, citada pela Efe, a sonda será lançada, a bordo de um vaivém Ariane 5, a partir do centro espacial europeu de Kuru, na Guiana Francesa, para realizar um "exaustivo estudo do planeta Mercúrio".
Além disso, a BepiColombo servirá para elaborar um plano magnético de Mercúrio, estudar a exosfera (camada mais externa da atmosfera) do planeta e a composição dos pólos, bem como para experimentar a teoria da relatividade enunciada pelo físico alemão Albert Einstein (1879-1955).
A cumprir-se o calendário previsto, a sonda euro-japonesa chegará a Mercúrio antes da russa Merkuri, cujo lançamento está previsto para 2019, a bordo de um vaivém Soyuz.
Os norte-americanos, através da NASA, já têm uma nova sonda, a Messenger, a estudar a superfície deste que é o planeta mais pequeno do Sistema Solar.
A primeira, a Mariner-10, foi lançada em 1974.
Visite a fonte da informação clicando aqui
Galp mais perto de fechar negócio na Líbia
A petrolífera portuguesa Galp já assegurou licença para explorar, em parceria, pelo menos um poço de petróleo na Líbia, disseram à agência Lusa fontes ligadas ao processo.
A exploração será feita em parceria com um "grande grupo" cuja actividade principal não é do sector petrolífero, disse uma das fontes, não estando ainda confirmado se o contrato já está fechado ou se existe apenas "luz verde" da liderança líbia.
De acordo com outra fonte, a Galp recebeu a autorização do Conselho Nacional de Transição (CNT) - que governa a Líbia desde a queda do regime de Muammar Kadhafi - já depois da visita ao país do ministro dos Negócios Estrangeiros português, a 7 de Setembro, que foi um dos primeiros líderes da diplomacia europeia a contactar o CNT.
Fonte oficial da petrolífera disse à Lusa que "a Galp tem memorandos de entendimento com a Líbia desde 2007 e desde então não houve grandes desenvolvimentos no terreno".
A petrolífera portuguesa, que nunca esteve presente na Líbia, já estava a negociar a entrada no país antes da queda de Kadhafi.
Em 2007, a Galp Energia assinou, em Lisboa, um memorando de entendimento com o Libya Africa Investment Portfolio, um fundo do Estado líbio, para criar uma equipa conjunta com o objectivo de estudar o desenvolvimento, no país, de projectos de exploração e produção de petróleo e gás natural.
Uma outra fonte que acompanha as negociações do sector energético líbio afirmou que a petrolífera brasileira Petrobras teve, em determinada altura, interesse em explorar petróleo no país em parceria com a Galp, mas que a presença na Líbia da empresa do Brasil se tornou mais difícil porque Brasília ainda não reconheceu oficialmente o CNT, o braço político do movimento anti-Kadhafi.
A petrolífera italiana Eni, que detém cerca de um terço do capital da Galp e é a maior produtora energética na Líbia, anunciou a 29 de Agosto a assinatura de um acordo com o CNT para reiniciar as operações.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, a Líbia é o segundo maior fornecedor de petróleo a Portugal, que importou do país crude no valor de 710 milhões de euros, contra 295 milhões em 2009.
De acordo com a Agência Internacional da Energia, a Líbia produzia cerca de 1,6 milhões de barris por dia antes do movimento que acabou com o regime de Kadhafi.
Visite a fonte da informação clicando aqui
A exploração será feita em parceria com um "grande grupo" cuja actividade principal não é do sector petrolífero, disse uma das fontes, não estando ainda confirmado se o contrato já está fechado ou se existe apenas "luz verde" da liderança líbia.
De acordo com outra fonte, a Galp recebeu a autorização do Conselho Nacional de Transição (CNT) - que governa a Líbia desde a queda do regime de Muammar Kadhafi - já depois da visita ao país do ministro dos Negócios Estrangeiros português, a 7 de Setembro, que foi um dos primeiros líderes da diplomacia europeia a contactar o CNT.
Fonte oficial da petrolífera disse à Lusa que "a Galp tem memorandos de entendimento com a Líbia desde 2007 e desde então não houve grandes desenvolvimentos no terreno".
A petrolífera portuguesa, que nunca esteve presente na Líbia, já estava a negociar a entrada no país antes da queda de Kadhafi.
Em 2007, a Galp Energia assinou, em Lisboa, um memorando de entendimento com o Libya Africa Investment Portfolio, um fundo do Estado líbio, para criar uma equipa conjunta com o objectivo de estudar o desenvolvimento, no país, de projectos de exploração e produção de petróleo e gás natural.
Uma outra fonte que acompanha as negociações do sector energético líbio afirmou que a petrolífera brasileira Petrobras teve, em determinada altura, interesse em explorar petróleo no país em parceria com a Galp, mas que a presença na Líbia da empresa do Brasil se tornou mais difícil porque Brasília ainda não reconheceu oficialmente o CNT, o braço político do movimento anti-Kadhafi.
A petrolífera italiana Eni, que detém cerca de um terço do capital da Galp e é a maior produtora energética na Líbia, anunciou a 29 de Agosto a assinatura de um acordo com o CNT para reiniciar as operações.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, a Líbia é o segundo maior fornecedor de petróleo a Portugal, que importou do país crude no valor de 710 milhões de euros, contra 295 milhões em 2009.
De acordo com a Agência Internacional da Energia, a Líbia produzia cerca de 1,6 milhões de barris por dia antes do movimento que acabou com o regime de Kadhafi.
Visite a fonte da informação clicando aqui
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Quem é o homem que tirou 2 mil milhões de dólares ao UBS?
"Preciso de um milagre" foi a última actualização do operador que tem sido apontado como o responsável pela operação "não autorizada" no banco suíço.
Kweku Adoboli. Este é o nome do operador do UBS preso hoje, em Londres, por estar relacionado com as operações “não autorizadas” que poderão levar o banco suíço aos prejuízos no terceiro trimestre.
O “Financial Times” avança que o UBS não quis confirmar este nome, dizendo apenas que a perda de 2 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) tinha sido causada por um “operador” e que este é um assunto em discussão interna. A polícia londrina falou apenas num homem de 31 anos.
Mas o nome Kweku Adoboli é aquele que circula na generalidade dos órgãos de comunicação social internacionais.
Nativo do Gana, Adoboli terá vivido perto de 20 anos no Reino Unido. “Um rapaz simpático”, indicou o senhorio, citado pelo “Financial Times”.
“Preciso de um milagre”. Terá sido esta a última actualização da página do Facebook de Adoboli. Foi colocada a 6 de Setembro, mas a página foi apagada.
A página do cidadão do Gana no LinkedIn, rede social de contactos profissionais, foi também entretanto apagada. Na mesma era indicado que era director de Trading de ETF (instrumento financeiro que está indexado a um índice, por exemplo) e de Delta 1 (instrumento derivado complexo semelhante ao transaccionado por Jérôme Kerviel, o operador preso por ter lesado o Société Générale, em 2008).
Adoboli tirou o seu curso na Universidade de Nottingham, revelava essa página do LinkedIn. A Bloomberg confirmou com uma porta-voz da instituição, que indicou que se licenciou em Julho de 2003, em Ciências Informáticas.
“O UBS identificou um prejuízo decorrente de uma operação de mercado não autorizada por parte de um operador do seu ramo da banca de investimento”. Esta foi a declaração do banco suíço que surpreendeu hoje os mercados e que levaram as suas acções a mínimos de Março de 2009.
A instituição financeira helvética deverá registar prejuízos no terceiro trimestre devido às perdas decorrentes desta operação, indicou o próprio UBS.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
Kweku Adoboli. Este é o nome do operador do UBS preso hoje, em Londres, por estar relacionado com as operações “não autorizadas” que poderão levar o banco suíço aos prejuízos no terceiro trimestre.
O “Financial Times” avança que o UBS não quis confirmar este nome, dizendo apenas que a perda de 2 mil milhões de dólares (1,5 mil milhões de euros) tinha sido causada por um “operador” e que este é um assunto em discussão interna. A polícia londrina falou apenas num homem de 31 anos.
Mas o nome Kweku Adoboli é aquele que circula na generalidade dos órgãos de comunicação social internacionais.
Nativo do Gana, Adoboli terá vivido perto de 20 anos no Reino Unido. “Um rapaz simpático”, indicou o senhorio, citado pelo “Financial Times”.
“Preciso de um milagre”. Terá sido esta a última actualização da página do Facebook de Adoboli. Foi colocada a 6 de Setembro, mas a página foi apagada.
A página do cidadão do Gana no LinkedIn, rede social de contactos profissionais, foi também entretanto apagada. Na mesma era indicado que era director de Trading de ETF (instrumento financeiro que está indexado a um índice, por exemplo) e de Delta 1 (instrumento derivado complexo semelhante ao transaccionado por Jérôme Kerviel, o operador preso por ter lesado o Société Générale, em 2008).
Adoboli tirou o seu curso na Universidade de Nottingham, revelava essa página do LinkedIn. A Bloomberg confirmou com uma porta-voz da instituição, que indicou que se licenciou em Julho de 2003, em Ciências Informáticas.
“O UBS identificou um prejuízo decorrente de uma operação de mercado não autorizada por parte de um operador do seu ramo da banca de investimento”. Esta foi a declaração do banco suíço que surpreendeu hoje os mercados e que levaram as suas acções a mínimos de Março de 2009.
A instituição financeira helvética deverá registar prejuízos no terceiro trimestre devido às perdas decorrentes desta operação, indicou o próprio UBS.
Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Benfica vs Manchester United - Online
O jogo entre o Benfica e o Manchester United, a contar para a Liga dos Campeões pode ser visto através da SportTV1, ou então Online, para isso, siga o link abaixo indicado.
O jogo teve o seu inicio às 19H45 e neste momento o Benfica vence a equipa inglesa por 1-0
Link: Benfica vs Manchester United
Link: Benfica vs Manchester United
O jogo teve o seu inicio às 19H45 e neste momento o Benfica vence a equipa inglesa por 1-0
Link: Benfica vs Manchester United
Link: Benfica vs Manchester United
Etiquetas:
Arte e Cultura,
Benfica,
Ciência e Tecnologia,
Desporto,
Desporto Online,
Futebol Internacional,
Internet,
Lazer,
Operadores
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Fotografia inédita de Júpiter ganha prémio internacional
Damian Peach recebeu o prémio de Melhor Fotógrafo de Astronomia do Ano com uma fotografia de Júpiter e de dois dos seus satélites naturais, Io e Ganimedes. O galardão foi atribuído pelo Royal Observatory de Greenwich, em Londres.
O fotógrafo captou a imagem em Barbados, nas Caraíbas, onde a claridade da atmosfera permite recolher imagens do espaço com elevada nitidez. Na imagem de Peach, é possível visualizar, em detalhe, as cores de Júpiter, as tempestades características da atmosfera e duas das luas daquele planeta.
Citado pelo diário espanhol "El Mundo", Peach explica que "a foto faz parte de uma série de imagens tiradas ao longo de um período de três semanas, desde a ilha caribenha de Barbados, onde o céu está frequentemente limpo e a claridade da atmosfera permite captar imagens muito detalhadas dos planetas".
Peter Lawrence, um astrónomo e membro do júri do galardão, disse estar impressionado com a qualidade dos detalhes: "É impressionante pensar que a imagem foi captada da Terra por um astrónomo amador, usando os seus próprios aparelhos". Um outro membro do júri, Marek Kukula, comparou a qualidade da imagem à do telescópio Hubble.
Visite aqui a fonte da informação
O fotógrafo captou a imagem em Barbados, nas Caraíbas, onde a claridade da atmosfera permite recolher imagens do espaço com elevada nitidez. Na imagem de Peach, é possível visualizar, em detalhe, as cores de Júpiter, as tempestades características da atmosfera e duas das luas daquele planeta.
Citado pelo diário espanhol "El Mundo", Peach explica que "a foto faz parte de uma série de imagens tiradas ao longo de um período de três semanas, desde a ilha caribenha de Barbados, onde o céu está frequentemente limpo e a claridade da atmosfera permite captar imagens muito detalhadas dos planetas".
Peter Lawrence, um astrónomo e membro do júri do galardão, disse estar impressionado com a qualidade dos detalhes: "É impressionante pensar que a imagem foi captada da Terra por um astrónomo amador, usando os seus próprios aparelhos". Um outro membro do júri, Marek Kukula, comparou a qualidade da imagem à do telescópio Hubble.
Visite aqui a fonte da informação
Subscrever:
Mensagens (Atom)


