sábado, 19 de novembro de 2011

Candidatura do Fado à UNESCO 'já é uma vitória'



As fadistas Ana Moura e Luísa Rocha consideram que independentemente do veredicto dos peritos da UNESCO na reunião de Bali, que poderá estabelecer o Fado como Património Imaterial da Humanidade, o género musical já ganhou em investigação e promoção.

«A UNESCO considerar o Fado como Património Imaterial da Humanidade é a cereja no topo do bolo», disse Ana Moura que sublinhou «o ambiente de grande entusiasmo que se gerou no meio fadista em torno da candidatura».

Luísa Rocha, que recentemente actuou nos Estados Unidos, afirmou à Lusa que se«promoveu o fado como não era feito há muito tempo, realizaram-se imensos eventos e surgiram novas vozes e músicos».

«O trabalho feito pela candidatura é já uma vitória, deu-se a devida importância ao património histórico, procurou-se resgatar muitas gravações, tomar nota escrita de muita informação que circulava apenas oralmente, pois o Fado é essencialmente uma tradição oral», disse Luísa Rocha.
Também Ana Moura sublinhou «o trabalho de investigação feito e o ter sido recuperado muito património histórico que se tem digitalizado».

«Já se ganhou com o trabalho feito pela preparação», enfatizou Ana Moura, em vésperas de partir para Itália.

«Caso alcancemos a classificação, tal como todos desejamos, servirá certamente para divulgar ainda mais o Fado que é aliás, uma música que se exporta de uma forma incrível, e temos o exemplo da Amália [Rodrigues] numa época em que não havia tantos meios e facilidades como hoje em dia», afirmou à Lusa a intérprete de Os búzios.

«O Fado é a nossa música, a que mais nos representa», sublinhou Luísa Rocha que acrescentou que, caso o Fado seja inscrito na lista do Património Imaterial da Humanidade, «irá certamente responsabilizar-nos mais pelo seu cuidado».

Ana Moura iniciou carreira no começo do século, na casa de fados do poeta José Luís Gordo e da fadista Maria da Fé, Senhor Vinho, em Lisboa, depois de uma tímida carreira na área pop.

Em 2003 editou Guarda-me a vida na mão, produzido por Jorge Fernando que tem produzido todos os seus álbum até à actualidade. Deste primeiro álbum tornou-se um êxito Sou do fado, sou fadista.
Seguiu-se o duplo CD Aconteceu, em 2004, que abriu definitivamente o mercado internacional a Ana Moura e lhe valeu uma nomeação aos neerlandeses Prémios Edison.

Actuou em emblemáticos palcos do mundo como o Carnegie Hall, em Nova Iorque, e foi convidada por Tim Ries para integrar o The Rolling Stones Project, vindo a actuar com a banda no estádio José de Alvalade, em Lisboa, para 40.000 pessoas.

Em 2007 editou o álbum Para além da saudade em que a par de outros êxitos, canta Os búzios. O volume de vendas do CD é já triplo disco de platina, e a intérprete de Anel de prata recebeu nesse ano o Prémio Amália para a Melhor Intérprete. Faz os coliseus, edita um DVD e recebeu o Prémio Internacional da Portuguese American Leadership Council Association.

Há dois anos Ana Moura editou Leva-me aos fados que é já disco de platina.

Luísa Rocha canta há dez anos mas só no início do ano editou o primeiro álbum, Por uma noite de amor, produzido por Carlos Manuel Proença. A fadista conta ainda uma participação em Amália, o filme, de Carlos Coelho da Silva.

A candidatura do Fado a património imaterial foi apresentada pela Câmara Municipal de Lisboa através da EGEAC/Museu do Fado em Junho de 2010, e será votada no VI Comité Inter-Governamental da Convenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), que se reúne de 22 a 29 deste mês em Bali, na Indonésia.

A candidatura portuguesa está entre as sete recomendadas pelo comité de peritos da UNESCO, ao lado do conhecimento dos jaguares, pelos xamãs da tribo ameríndia colombiana Yurupari, da música Mariachi, do México, das danças Nijemo Kolo da Dalmácia (Croácia), da música e dança tsiattista do Chipre, e a cavalgada de reis da Morávia (República Checa).

Papa denuncia corrupção e ganância em todo o mundo

O papa Bento XVI denunciou, este sábado, a corrupção, considerando que pode levar a "vinganças por vezes violentas" e pediu aos líderes mundiais para não privarem as pessoas de esperança, durante a sua segunda viagem a África. 

"Neste momento, existem muitos escândalos e injustiças, muita corrupção e ganância, muito desprezo e mentiras, muita violência que levam à miséria e à morte", declarou o papa num discurso no palácio presidencial de Cotonu, capital económica do Benim, onde chegou na sexta-feira.

B ento XVI sublinhou que aqueles males afligem África "mas também o resto do mundo".

"Cada povo quer compreender as escolhas políticas e económicas que são feitas em seu nome. Ele compreende a manipulação e a sua vingança é por vezes violenta", alertou Bento XVI, que se dirigia a responsáveis políticos, diplomatas e representantes de outras regiões.

"Desta tribuna, lanço um apelo a todos os responsáveis políticos e económicos dos países africanos e do resto do mundo. Não privem os vossos povos da esperança. Não amputem o seu futuro ao mutilarem o seu presente", disse.

O papa referiu-se ainda à designada primavera árabe e à recente independência da parte sul do Sudão, que se tornou o Sudão do Sul.

"Nos últimos meses, numerosos povos manifestaram o seu desejo de liberdade, a sua necessidade de segurança material e a sua vontade de viver harmoniosamente na diferença das etnias e das regiões. Até nasceu um novo Estado no vosso continente", referiu.

O papa chegou na sexta-feira ao Benim para uma viagem de três dias, a sua segunda deslocação a África em seis anos e meio de pontificado, depois da que realizou aos Camarões e a Angola em 2009.  



Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui

Filho de Kadafi detido no sul da Líbia



Seif al-Islam, filho do antigo dirigente líbio Muammar Kadafi, foi detido no sul da Líbia, anunciou, este sábado, o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos do Conselho Nacional de Transição, Mohammed al-Allagui. 
  
"Seif al-Islam, procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), foi detido no sul da Líbia", declarou o ministro, à agência France Presse, recusando dar qualquer outro pormenor. 

Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui

Benfica indignado com Oliveira

A direcção do Benfica está indignada com Joaquim Oliveira, dono da Olivedesportos (Sport TV), que ontem impediu que a Benfica TV transmitisse em diferido o jogo com a Naval (vitória das águias, 1-0), da Taça de Portugal. 

 O CM sabe que os encarnados pediram à federação que aplicasse as mesmas normas da UEFA, que permitem ao clube emitir o jogo a partir das 00h00. Na época transacta, não houve problemas, mas os direitos pertenciam à SIC. O Benfica pensava que não tinha recebido o sinal do jogo com o Portimonense (ronda anterior da Taça) por equívoco, mas ontem teve a confirmação do dolo. Vieira vai reunir a direcção na próxima semana para debater o assunto. O Benfica está renitente em renovar o contrato com a Olivedesportos, que termina na época 2012/2013 e rende aos cofres das águias oito milhões de euros/ano.

Fonte: CM

Planos de Duarte Lima apanhados através de escutas

De acordo com o CM , conversas cifrados do ex-deputado com o filho eram seguidas pela Polícia Judiciária.

Assim sendo, tudo leva a crer que, por arrasto, também pode ser confirmada ou não, a ligação de   Duarte Lima há morte de Rosalina Ribeiro!

Vamos continuar esperando por novos desenvolvimentos!


“Não devo nada ao Cristiano”

"Não devo nada ao Cristiano Ronaldo, nem ele a mim. Eu sei e ele sabe o que eu fiz por ele a nível pessoal e privado, e para mim é o suficiente", disse ontem o ex-seleccionador Carlos Queiroz à Rádio Renascença, visivelmente magoado com as recentes críticas do capitão da Selecção ao actual técnico do Irão, que desmentiu ter votado no argentino Messi na eleição da Bola de Ouro da FIFA 2011. 

Queiroz aconselhou o actual seleccionador de Portugal a ter mais maturidade. "A única coisa que recomendo a Paulo Bento é que, como treinador jovem e que está a iniciar a sua carreira, seja um pouco mais maduro nestas coisas e aprenda, como eu tive de fazer há uns anos, a ouvir as declarações na íntegra para depois, se quiser, comen-tá-las", disse, acrescentando: "E não deve fazê-lo quando não sabe exactamente o que disseram". 

Queiroz falou ainda sobre os casos Bosingwa e Ricardo Carvalho. "Conduta, o perfil e a lógica punitiva que foi introduzida para determinados comportamentos, não foi feita para outros", disse, numa alusão a Deco durante o Mundial’2010.


Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Um terço do malware para Android rouba informação pessoal



Cerca de 34% do malware criado atacar o Android visa o roubo de dados pessoais dos utilizadores dos smartphones, concluiu um estudo da Kaspersky Lab.

A quota de programas maliciosos para Android é actualmente superior a 46% e prevê-se que o seu crescimento seja cada vez mais rápido, segundo a provedora de soluções de segurança informática.

O sistema Android consolidou a sua posição como o alvo mais popular entre as plataformas dos programas maliciosos para smartphones.

O segundo semestre de 2011 está a ser muito activo para os cibercriminosos, que cada vez mais procuram novas fórmulas que lhes permitam concretizar esquemas ilícitos através de dispositivos móveis, refere a Kaspersky em comunicado.

Em Setembro de 2011, o número de malware descoberto para dispositivos com sistema operativo Android cresceu mais de 30%. Além disso, é cada vez mais frequente que estes ataques dirigidos a aplicações móveis tenham como finalidade obter os dados pessoais dos utilizadores.
Com efeito, o malware dirigido à plataforma Android em Outubro de 2011 tinha em 34% dos casos a intenção de roubar dados de carácter pessoal. Esta tendência é alarmante, sobretudo se tivermos em conta que estes programas maliciosos móveis são por vezes descarregados directamente do Android Market.

O mais preocupante é que, além de roubar dados pessoais, enviar mensagens de texto e fazer chamadas para números de valor acrescentado, o malware móvel também tem por alvo os serviços bancários que costumam enviar passwords e códigos de confirmação de operações para os smartphones dos seus clientes.
Mas este crescimento não constitui grande surpresa se tivermos em conta que o Android é a plataforma móvel líder do mercado, sendo também a que maior flexibilidade e abertura oferece. De acordo com os analistas da Kaspersky Lab, «o Android dispõe de um controlo fraco no que toca à distribuição de software. E o resultado é uma quota de programas maliciosos para Android actualmente superior a 46%, prevendo-se que o seu crescimento seja cada vez mais rápido».

Um exemplo de uma aplicação maliciosa distribuída através da loja oficial é o «Trojan-Spy.AndroidOS.Antammi.b». Este programa, que se faz passar por uma aplicação para descarregar tipos de toque, esteve disponível no Android Market, embora tenha sido imediatamente retirado após a notificação da Kaspersky Lab.

O programa foi concebido para utilizadores da Rússia que utilizavam a aplicação para enviar mensagens de texto para um serviço pago de venda de músicas para telemóvel.

Outro caso é o do malware «Antammi.b», que é capaz de roubar quase tudo, contactos, textos, coordenadas GPS e até fotos. O registo de actividade é enviado para os cibercriminosos através de uma mensagem de correio electrónico e os dados são transferidos para um servidor controlado por estes perpetradores.



Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Literatura: Nuno Gomes dos Santos vence Prémio Poesia e Ficção 2011 da Câmara de Almada


«Adeus faraó. Nós só adoramos o Sol», de Nuno Gomes dos Santos, é a obra vencedora da edição de 2011 do Prémio Literário Poesia e Ficção de Almada.
O prémio foi atribuído por unanimidade por um júri que integrava o escritor Cristino Cortes, da Associação Portuguesa de Escritores, Elsa Rodrigues dos Santos, da Sociedade de Língua Portuguesa, e António José da Costa Neves, em representação da Câmara Municipal de Almada.

As candidaturas ao prémio são feitas sob anonimato tendo Nuno Gomes dos Santos concorrido com o pseudónimo Impenitente.


Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Katy Perry vai ausentar-se no próximo ano

Katy Perry vai estar afastada da música em 2012 para constituir família com o marido Russell Brand.


A artista entrou na recta final da digressão «American Dreams». O derradeiro espectáculo está marcado para dia 23 em Los Angeles.

O New York Post avança que Perry já comunicou à sua agência a ausência no próximo ano. O Music-News acrescenta que, em entrevista a Ellen DeGeneres, a cantora assumiu estar ansiosa para ter filhos.

«É uma das razões para alguém casar», terá dito. «Pensa-se: esse alguém vai ser um bom companheiro, um bom pai...», explicou.

 Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação

Tecnologias e energia penalizam Wall Street

As bolsas norte-americanas encerraram em queda, com excepção do índice Dow Jones. S&P 500 regista maior queda semanal em dois meses.

As praças do outro lado do Atlântico fecharam no vermelho, penalizadas sobretudo pelo mau desempenho dos títulos ligados às tecnologias e à energia. Esta má performance ofuscou o optimismo em relação ao crescimento da economia, renovado com os bons dados do índice dos indicadores económicos avançados.

A excepção às quedas foi do índice industrial Dow Jones, que conseguiu manter-se sustentado e que terminou com um ganho de 0,22% para 11.797,21 pontos.

Em contrapartida, o índice tecnológico Nasdaq desvalorizou 0,60% a negociar nos 2.572,50 pontos.

O S&P 500, por seu lado, perdeu 0,03% para se estabelecer nos 1.215,72 pontos. Se bem que a descida tenha sido ligeira, com as perdas acumuladas no resto da semana este índice registou a maior perda semanal em dois meses.

Apesar dos bons dados económicos hoje revelados, as bolsas norte-americanas foram pressionadas pelo mau desempenho de alguns sectores e ainda pelos receios em torno da crise da dívida soberana na Zona Euro.

O facto de a agência noticiosa alemã DPA ter avançado que o Ministério alemão dos Negócios Estrangeiros terá referido que Berlim pondera a possibilidade de “defaults ordenados” além da Grécia, na Zona Euro, contribuiu para penalizar a tendência dos mercados accionistas.



Se assim o desejar, visite aqui a fonte da informação