quinta-feira, 24 de novembro de 2011

BESI no "top 10" da colocação de dívida no Brasil

O BES Investimento tem conseguido ombrear com os maiores bancos locais e internacionais na montagem de operações de financiamento e venda de acções no Brasil. A instituição portuguesa está este ano no "top" 10 na colocação de dívida e no 11º lugar na dispersão de capital.

(Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui )

Freddie Mercury deixou-nos há 20 anos


Com enorme tristeza venho aqui lembrar que faz hoje 20 anos que Freddie Mercury nos deixou!

Com a sua partida, a música ficou muito mais pobre!
 


Mulher condenada a 12 anos de cadeia porque foi violada

Uma mulher afegã foi condenada a 12 anos de prisão porque foi violada. Os tribunais locais consideram a violação de Gulnaz, por parte do marido de uma prima, como adultério. A única forma de evitar a prisão é casar com o violador.

Uma mulher afegã foi violada por um primo, há dois anos. As autoridades locais consideram-na culpada de adultério, por isso Gulnaz foi condenada a 12 anos de cadeia.

Da agressão que Gulnaz sofreu aos 19 anos, nasceu uma menina que agora tem dois anos. É por ela que a mulher diz que vai aceitar casar-se com o agressor, como lhe foi proposto pelo tribunal, em vez de cumprir a pena. "Assim, a minha filha pode continuar a ter uma mãe", contou a mulher, explicando como aconteceu a violação.



"Tinha uma roupa suja que usava para o trabalho doméstico. Quando a minha mãe saiu entrou em minha casa e fechou as portas e as janelas. Comecei a gritar mas ele tapou-me a boca com as mãos", contou Gulnaz, na prisão de Badam Bagh, à "CNN".

As mulheres que passam pela mesma situação de Gulnaz, consideradas desonradas, são assassinadas pela vergonha que trazem à comunidade, quer pela própria família ou pelos entes do agressor. Viver na prisão é, por agora, o mais seguro para Gulnaz.

(Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Wall Street encerra no vermelho pela sexta sessão consecutiva

Crise da dívida soberana voltou hoje a penalizar os mercados norte-americanos. Wall Street caiu mais de 2% e completou a sexta sessão consecutiva em terreno negativo. 
O S&P 500 recuou 2,21% para os 1.161,79 pontos. O Dow Jones perdeu 2,05% para os 11.257,55 pontos e o Nasdaq caiu 2,43% para os 2.460,08 pontos.

Os mercados norte-americanos foram mais uma vez penalizados pela crise da dívida soberana na Zona Euro, que levou hoje os juros da dívida e os CDS (seguros contra incumprimento) para máximos em alguns países da região.

Na Bélgica, por exemplo, os juros da dívida atingiram máximos desde a fundação no euro. As "yields" pedidas pelos investidores no mercado secundário para deterem títulos de dívida da Bélgica a dois anos chegaram a disparar 69 pontos base para 4,987%. Nas taxas com maturidade inferior a 10 anos, as subidas foram superiores a 30 pontos base.

Outro sinal de preocupação chegou também da maior economia da Zona Euro. A Alemanha emitiu hoje um montante de dívida pública, que ficou abaixo do máximo que propôs vender.

O país queria colocar 6 mil milhões de euros mas não colocou mais de 3,664 mil milhões de euros, ou seja, 61% do total pretendido. A taxa de juro foi inferior à registada no leilão anterior, mas a procura decepcionou os economistas.

Além disso, também hoje foi divulgada a terceira contracção mensal consecutiva da actividade dos serviços e da indústria (PMI – índice de gestores de compras) na Zona Euro.

"A Europa está a ficar sem tempo. Há uma pressão real nos mercados da dívida. A única solução é o crescimento [económico] e os dados económicos são cada vez mais fracos", disse o estratega David Joy, da Ameriprise Financial, à agência Bloomberg.

No S&P foram os títulos do sector das matérias-primas e da banca que mais penalizaram. O Bank of America e o Citigroup caíram mais de 3% depois da Reserva Federal ter anunciado que vai realizar testes de “stress” mais rigorosos a 31 instituições financeiras.  

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Shakhtar Donetsk vs FC Porto - Online

O jogo entre o Shakhtar Donetsk e o FC Porto, a contar para a Liga dos Campeões pode ser visto através da SportTV1, ou então Online, para isso, siga o link abaixo indicado.


O jogo teve o seu inicio às 19H45 e neste momento as equipas encontram-se empatadas a 0-0



Link: Shakhtar Donetsk vs FC Porto

Vítor Gaspar é o 12º melhor ministro das Finanças europeu

Está à frente da sua ainda colega espanhola, do francês, do italiano e do grego. Deve a sua boa classificação às qualidades e conhecimento que lhe reconhecem. Se dependesse só se si, Gaspar seria o 5º melhor ministro europeu. O contexto do país é o que puxa para trás.

 
Mais uma vez, o Financial Times volta a publicar o seu “ranking” para avaliar quem são os melhores - e os piores – ministros das Finanças, considerando um universo um pouco bizarro: 19 países da União Europeia (que integra 27), 13 dos quais pertencentes ao euro (num total de 17).

Vítor Gaspar é um dos seis estreantes nesta avaliação e surge na 12ª posição, atrás do seu colega irlandês (Michael Noonan) e holandês (Jan Kees de Jager), mas à frente da ainda ministra espanhola (Elena Salgado), da austríaca (Maria Fekter), do seu colega francês (François Baroin), do italiano (Giulio Trementi, entretanto substituído por Mário Monti) e do ministro grego, Evangelos Venizelos, que figura no fim de uma tabela liderada pelo sueco Anders Borg. O segundo lugar é ocupado pelo alemão Wolgang Schauble.

A classificação decorre da ponderação de três critérios: o político, assente em opiniões recolhidas pelo jornal junto de sete economistas internacionais que julgaram três atributos (conhecimento dos assuntos, impacto das suas opiniões no palco europeu, e eficácia interna); o económico (que combina sete indicadores, entre os quais a recuperação do PIB desde a crise de 2008 e a evolução do défice e dívida públicos); e, por fim, o critério da credibilidade, que o FT assume poder medir-se pela evolução das “yields” da dívida pública a dez anos.

É no critério político que Vítor Gaspar melhor pontua, sendo considerado o 5º melhor ministro, depois do sueco, do alemão, do irlandês e do britânico. Já no critério económico e credibilidade, a classificação fica colada ao fundo da tabela: 16º e 18º lugares, respectivamente.

O FT apresenta Gaspar como antigo director de research do BCE "que teve de impor medidas de austeridade cada vez mais duras". "Sucesso longe de estar garantido", escreve o jornal.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

Galp abre dois novos postos de combustível em África

Petrolífera portuguesa abriu novas unidades de venda nas capitais da Gambia e da Suazilândia, mercados onde tem agora 34 postos de abastecimento e cujos volumes de negócios estão a crescer a dois dígitos.

 A Galp Energia abriu dois novos postos de abastecimento de combustível no continente africano, alargando a sua rede em Banjul, capital da Gambia, e Mbabane, capital da Suazilândia.

A petrolífera portuguesa passou assim a dispor de 11 postos de combustível na Gambia e de 23 na Suazilândia. “Com estas duas novas posições a Galp Energia reforça a sua presença e consolida a sua liderança no mercado de combustíveis daqueles países”, refere a Galp em comunicado.

Com uma quota de mercado de 38%, a Galp Gâmbia alcançou no primeiro semestre de 2011 um volume de negócios de 19 milhões de euros, mais 33% que em igual período de 2010 e 20 mil toneladas de produtos petrolíferos vendidos, mais 15% que no período homólogo. Quanto à Suazilândia, o volume de vendas da Galp Energia no primeiro semestre deste ano atingiu as 58 mil toneladas e o volume de negócios cresceu 27%, face a 2010, para os 52 milhões de euros.

A Galp Energia actua no mercado de distribuição de produtos petrolíferos em África a partir de
três pólos de desenvolvimento: a África Ocidental, que inclui Cabo Verde, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, a África Austral-Índico, que inclui Moçambique e a Suazilândia, e a África Austral-Atlântico, que abrange Angola.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Sonda russa perdida no espaço volta a dar sinal de vida

Depois de duas semanas de silêncio, a sonda russa Phobos-Grunt - que tinha como destino uma lua de Marte e falhou a trajectória - finalmente deu os primeiros sinais, captados pela estação da Agência Espacial Europeia (ESA) na Austrália.

“Às 20h25 de 22 de Novembro, a estação da ESA em Perth, Austrália, estabeleceu contacto com a sonda russa Phobos-Grunt. Este foi o primeiro sinal recebido na Terra desde que a missão foi lançada a 8 de Novembro”, escreve a agência europeia em comunicado.

A sonda foi lançada acoplada a um foguetão Zenit a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, e alcançou a órbita terrestre, de onde depois deveria seguir uma trajectória em direcção ao planeta vermelho. Mas, por razões ainda desconhecidas, os motores da sonda não foram accionados e a Phobos-Grunt não saiu da órbita da Terra, onde permanece até hoje.

Todas as tentativas de estabelecer contacto têm falhado, até agora. As equipas da ESA estão a “trabalhar com os engenheiros da Rússia para determinar qual a melhor forma de manter a comunicação com a sonda”, acrescenta o comunicado da agência.

A sonda “parece ter vida própria, ignorando os comandos a partir da Terra”, disse um especialista espacial russo à agência Itar-tass. “Por incrível que pareça, a sonda está a manter a sua órbita.”

Ontem, o porta-voz da agência federal russa espacial, Vitaly Davydov, admitiu que não há dados que permitam compreender o comportamento da sonda, que não é errático. “Simplesmente não sabemos o que se está a passar lá em cima.”

Davydov acredita que os fragmentos da sonda poderão cair na Terra algures entre o final de Dezembro e Fevereiro, avança a Itar-tass.

Recolher amostras de solo

A missão da Phobos-Grunt era recolher amostras de solo de Phobos, lua de Marte, e regressar à Terra em 2014. Os cientistas queriam determinar se Phobos é efectivamente uma lua do planeta vermelho ou se se trata de um pequeno asteróide (18 quilómetros de diâmetro) que ficou bloqueado em torno do Planeta Vermelho. Conhecer a origem de Phobos - o maior dos dois satélites marcianos - permitirá compreender os mecanismos da formação do sistema solar, indicou o cosmódromo de Baikonur.

Esta missão também era importante na medida em que a sonda transportava o primeiro satélite marciano chinês, o Yinghuo-1, que deveria ser colocado na órbita de Marte.

A sonda Phobos-Grunt foi a primeira tentativa da Rússia de proceder a uma missão de exploração interplanetária desde o falhanço de Novembro de 1996 aquando do lançamento da sonda Mars 96, que caiu no Oceano Pacífico. O último sucesso de uma missão interplanetária para Moscovo data da época da URSS, com o envio das sondas Vega que exploraram Vénus e o cometa Halley.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Álbuns de Springsteen e Paul Simon no Grammy Hall of Fame

Discos históricos como «Born in the U.S.A.» de Bruce Springsteen e «Graceland» de Paul Simon vão entrar para o Grammy Hall of Fame de gravações.
 
Na lista anunciada pela Recording Academy encontram-se ainda o discurso «I Have a Dream» de Martin King Luther King Jr., «I Started Out as a Child» de Bill Cosby, «Exile on Main. St» dos Rolling Stones, «Santana» de Santana, «What´s Love Got Do With It», de Tina Turner e «Deja Vu» dos Crosby, Stills, Nash & Young, entre outros menos conhecidos. Todas as gravações têm que ter, pelo menos, 25 anos.

A 54º cerimónia dos Grammys está marcada para o dia 12 de Fevereiro no Staples Center de Los Angeles. Ainda não foram revelados os nomeados nas restantes categorias.


Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui

PIB pressiona Wall Street

As bolsas norte-americanas foram ser penalizadas pelo crescimento abaixo do estimado nos Estados Unidos.

O índice industrial Dow Jones cedeu 0,46%, fixando-se nos 11.493,88 pontos, enquanto o índice tecnológico Nasdaq desvalorizou 0,07% a negociar nos 2.521,28 pontos.

O S&P 500, por seu lado, perdeu 0,41% para se estabelecer nos 1.188,06 pontos.

As praças do outro lado do Atlântico foram pressionadas pela divulgação de que o PIB dos EUA registou um crescimento no terceiro trimestre abaixo do que tinha sido previamente estimado.

A Boeing e a Intel fecharam a cair mais de 1,5% em baixa, bem como a Hewlett-Packard, que está foi penalizada pelo facto de ter apresentado previsões para os lucros abaixo das estimativas do mercado.

O sector financeiro também continuo sob pressão, especialmente devido à crise da dívida soberana na Zona Euro com o JP Morgan a ceder mais de 1%.


 Para visitar a fonte da informação, click aqui