Segundo um estudo da
Deloitte sobre o impacto económico do Facebook na União Europeia, a
empresa da rede social criou 232 mil postos de trabalho na região em
2011.
O Facebook criou 232 mil postos de trabalho em 2011 na União Europeia e na Suíça, de acordo com um estudo sobre o impacto económico da empresa realizado pela Deloitte.
A
estimativa da receita bruta proporcionada pelas actividades do Facebook
é de 32 mil milhões de euros, a qual se converteu num impacto económico
de 15,3 mil milhões de euros e sustentou 232 mil empregos em 2011.
A
consultora revela ainda que o Facebook cria o seu impacto económico
através de efeitos limitados, criados pelas suas actividades do dia a
dia dentro da Europa, e efeitos amplos, provenientes de terceiros como
resultado do ecossistema do Facebook.
Os efeitos limitados são os
efeitos directos - tais como os salários dos trabalhadores, o pagamento
de impostos, e os lucros gerados da actividade de 2011 -, os efeitos
indirectos - os quais contabilizam o valor criado nas indústrias da
cadeia de fornecimentos resultantes do fornecimento de material
necessário ao Facebook - e ainda os efeitos induzidos.
Existem
depois os efeitos amplos, os quais contabilizam as participações
empresariais, os efeitos de plataforma e as vendas de tecnologia.
A
Deloitte divide o impacto económico do Facebook por estes dois tipos de
efeitos e atribui a cada um deles diferentes criações de valor e
emprego.
Aos efeitos limitados atribui-se um impacto económico de
214 milhões de euros e uma criação de 3.200 empregos. Já os efeitos
amplos representam 15,1 mil milhões de euros de impacto económico e
permitem uma criação de emprego de 229 mil postos de trabalho.
Relativamente
ao impacto por país, quase três quartos da contribuição económica ampla
do Facebook advêm da Irlanda, dado que a empresa tem as suas principais
operações aí localizadas.
Contudo, quando considerados os
efeitos amplos e limitados, os impactos económicos do Facebook são
concentrados num grupo de países mais amplo, com o Reino Unido, Espanha, França, Itália e a Alemanha a contabilizarem 73% do impacto económico total do Facebook nos 27 países da União Europeia.
Fonte: Jornal de Negócios