quinta-feira, 3 de março de 2011

Brasil ultrapassa França e Reino Unido com crescimento de 7,5%

O Brasil ultrapassou a França e o Reino Unido e é agora a sétima maior economia mundial, após o resultado preliminar de 7,5% de crescimento em 2010.

Guido Mantega, ministro brasileiro da Fazenda, disse, com base em dados preliminares, que o crescimento de 7,5% da economia brasileira, em 2010, o melhor resultado desde 1986, demonstra a "capacidade [de o país] crescer cada vez mais".

Entre os países do G20, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro foi o quinto maior, atrás apenas da China, Índia, Argentina e Turquia.

"Isso mostra a capacidade produtiva da economia brasileira, o potencial que vem sendo realizado nesses últimos anos", salientou o ministro.

Segundo Guido Mantega, o resultado de 2010 "habilita [o país] a continuar o crescimento nos próximos anos, com mais oferta de produto afastando problemas de abastecimento e de inflação".

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, também comemorou o desempenho da economia, no ano passado, mas demonstrou cautela quanto ao futuro crescimento do PIB.

"Eu esperava que o crescimento fosse elevado. Então, 7,5% é um número bastante razoável", disse, ao afirmar que Brasil ficará "numa faixa entre 4,5% e 5%, tranquilamente", nos próximos anos.

Em 2009, a economia brasileira registou uma quebra de 0,6%, resultado do impacto negativo da crise financeira global.


Visite a fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário