sexta-feira, 22 de julho de 2011

Apple ultrapassa Nokia na liderança mundial na venda de smartphones

A Apple ultrapassou a Nokia, no segundo trimestre, assumindo a liderança mundial de smartphones, após vender mais 4 milhões de telemóveis inteligentes.


No segundo trimestre do ano, a fabricante finlandesa comercializou 16,7 milhões de smartphones, enquanto a fabricante do iPhone vendeu 20,3 milhões de unidades do seu terminal móvel.

A Nokia está confiante que o seu acordo com a Microsoft alavanque as vendas de “smarpthones”, como refere a imprensa internacional. O mercado espera que a fabricante lance o primeiro terminal com o Windows Phone 7 até ao final do corrente ano.

A empresa finlandesa tem perdido, consecutivamente, quota de mercado para as suas adversarias, nomeadamente para a Apple e para a Samsung. O desempenho da norte-americana Apple é de sublinhar, uma vez que é a única com apenas um terminal, o iPhonem enquanto as suas concorrentes apresentam no mercado vários modelos.

A consultora IDC estima que o mercado de smartphones cresça 49,2%, “motivado pelo consumidor que quer melhorar sua experiência móvel substituindo seu feature phone por um smartphone”.

No primeiro trimestre do ano, a Nokia liderava o mercado com uma quota de 24,3%, seguida da Apple com 18,7%, da RIM (Blackberry) com 14%, da Samsung que chegou aos 10,8% e da HTC com uma quota 8,9%.

Assim, este ano deverão ser comercializados mais de 450 milhões de smartphones, bem mais que os 303,4 milhões de aparelhos vendidos em 2010. Isto representa um crescimento superior a quatro vezes o crescimento do mercado total de telemóveis.

A guerra entre os fabricantes de telemóveis e outros players de mercado fez com que a guerra não se fizesse pelos terminais, mas pelos seus sistemas operativos.

Para a IDC, este ano vai ser o ano do sistema operativo da Google vingar, o Android, em detrimento do Symbian, o sistema da Nokia que até agora liderou. Já a proposta da Nokia e da Microsoft poderá posicionar melhor o Windows Phone 7.

A estimativa para este ano aponta que o sistema Android garantirá uma quota de 39,5%, seguido do Symbian com 20,9% e do e do iOS (Apple) com 15,7%. O Windows Phone 7 aparece em 5º lugar, com 5,5% atrás do Blackberry com 14,9%.

Para 2015, a IDC prevê uma mudança no ranking. O Android ganhará terreno, passando a ter uma quota de 45,4%, seguido do Windows Phone 7 com 20,9% e do iOS com 15,3%. A consultora estima que nesse ano, o Symbian é o único que perde quota ficando apenas com 0,2% do mercado mundial.

Visite a fonte da informação clicando aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário