domingo, 31 de janeiro de 2010
Enfim, site do Sisu começa a operar com rapidez
No mural do JC Online, os internautas contam que tiveram êxito nas tentativas. "Hoje o sistema está impressionante. Pegou de primeira. Não sei que milagre foi esse", disse o estudante identificado apenas como Daniel. "Finalmente consegui me inscrever!! Tava rapidinho que foi uma beleza", comentou Carla. Mas ainda há quem reclame de problamas no acesso. "Há mais de 42 horas que estou tentando nscrever minha filha e não consigo. O aviso que aparece é 'as credenciais fornecidas são inválidas'. Vou até a página do Inep, entro com o número da inscrição do Enem e constato que está tudo certo. Volto ao Sisu e continua a mesma coisa. Não sei mais o que fazer", disse Edna.
Quem estiver tendo problema com as credenciais deve tentar trocar a senha do Enem, pelo site do Inep. Quando conseguir acessar a página do Sisu, o aluno deverá informar o número de inscrição do Enem e a senha. O sistema pedirá então que seja digitada uma nova senha, que valerá para os acessos seguintes no Sisu. O vestibulando poderá escolher apenas um curso e instituição e continuar acompanhando o processo de inscrição até quarta-feira (3), quando essa primeira fase será encerrada.
Você está encontrando dificuldade para acessar o Sisu ou conseguiu concluir a inscrição? Comente no mural do JC Online.
SISU - O processo será divido em três etapas. Na primeira delas, que acontece até a próxima quarta-feira (3), cada estudante poderá escolher uma opção de curso e instituição. Durante todo esse período, o sistema vai atualizar diariamente a nota de corte (nota mínima para o candidato ficar entre as vagas do curso). Isso dá ao estudante a possibilidade de alterar a opção de inscrição caso não tenha nota suficiente para obter a vaga no curso que escolheu inicialmente. Cada aluno poderá mudar a opção quantas vezes quiser durante esse período. Para ampliar as chances de conseguir uma vaga, recomenda-se que os candidatos acessem diariamente o Sisu, para mudar de opção caso a nota já não seja suficiente para entrar no curso após as mudanças dos outros candidatos.
Algumas instituições vão conferir pesos diferentes para cada uma das provas do Enem. O próprio Sisu vai informar sobre os pesos e calcular de acordo com os critérios de cada universidade.
Ao final da etapa, o sistema vai classificar os candidatos de acordo com as notas e com as vagas oferecidas em cada curso e instituição. Caso haja notas iguais para o mesmo curso, o primeiro critério de desempate será a nota da redação. Em seguida, serão observadas as notas em cada uma das provas objetivas (linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias). Se persistir o empate, será considerada a data e a hora de efetivação da inscrição pelo candidato, prevalecendo a inscrição mais antiga. Os alunos classificados terão até o dia 12 de fevereiro para realizarem as matrículas diretamente nas instituições.
O MEC afirmou que se houver possibilidade de prorrogação de inscrição, a decisão será tomada.
Nas segunda e terceira etapas ficarão disponíveis apenas as vagas que não foram ocupadas na etapa anterior (confira calendário abaixo). O processo de escolha será o mesmo da primeira etapa.
Todos os estudantes que fizeram o Enem poderão concorrer a qualquer uma das vagas do Sisu. No entanto, no caso de serem aprovados tanto numa das instituições que integram o sistema quanto em uma outra instituição federal que não faz parte, eles só poderão efetivar a matrícula em uma das duas. Ou seja, a partir deste ano, não será possível matricular-se em duas instituições de ensino superior públicas.
Confira o calendário (no horário do Recife):
Primeira etapa
Inscrições: Até as 22h59 de 3 de fevereiro
Resultado: 5 de fevereiro
Matrículas nas universidades: de 8 a 12 de fevereiro
Segunda etapa
Inscrições: das 5h do dia 15 de fevereiro até as 22h59 do dia 20 de fevereiro
Resultado: 22 de fevereiro
Matrículas nas universidades: 23 a 26 de fevereiro
Terceira etapa
Inscrições: das 5h do dia 1° de março até as 22h59 do dia 3 de março
Resultado: 5 de março
Matrículas nas universidades: de 9 a 12 de março
Visite a fonte da informação aqui
Geleia de frutas
Assim, deixo abaixo uma excelente receita de geleia de frutas, que mistura frutas vermelhas, açúcar cristal e suco de limão.
Geleia de frutas
Preparação: 20 minutos
Rendimento: 750 g
Conservação em geladeira ou freezer
Ingredientes
- 450 g de frutas vermelhas mistas
- 450 g de açúcar cristal
- suco de 1 limão grande
Modo de preparação
- Misture bem as frutas e o açúcar numa panela grande e junte o suco de limão. Aqueça em fogo brando, mexendo com cuidado até o açúcar dissolver.
- Aumente o fogo e deixe ferver por 3-5 minutos, até obter o ponto de geleia.
- Envasilhe quente em potes esterilizados, vede e rotule.
A escolha das frutas
Uma das grandes vantagens desta receita é que não importa a proporção das diferentes frutas utilizadas, mas sim o seu peso total que, deve ser igual ao do açúcar. Caso utilize morangos, tire os cabinhos.
Rodovias do PR têm 17 pontos com problemas; 13 cidades sofrem com falta de água
Requião e Tissot sobrevoaram as cidades de Sengés --onde quatro pessoas morreram--, Tomazina e Pinhalão. "O principal objetivo é restabelecer o tráfego. A Secretaria dos Transportes já tem 35 pontes e vigas disponíveis e as equipes já estão trabalhando nos locais em que houve queda de barreira", afirmou Requião, por meio da assessoria.
Ainda segundo a assessoria do governo do Estado, a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) trabalha desde sábado para restabelecer a normalidade dos sistemas de abastecimento de água, que foram danificados pelas fortes chuvas. Em todo o Paraná, 13 cidades tiveram o fornecimento prejudicado parcial ou totalmente.
O problema mais crítico é em Ibaiti, onde uma encosta cedeu levando árvores e terra para dentro das instalações da captação de água. Conjuntos de motobombas e instalações elétrica foram danificados. A previsão é de que o sistema comece a voltar à normalidade na segunda-feira (1º), se o tempo melhorar. Até lá, a cidade seria abastecida com caminhão-pipa.
Em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba, e Itaperuçu, 50% da produção foi comprometida com a inundação dos equipamentos elétricos que bombeiam a água. A previsão para normalização do abastecimento é para a noite deste domingo.
Segundo balanço divulgado hoje pela Defesa Civil do Estado, são 4.041 pessoas afetadas em 14 cidades paranaenses, 12 feridos, 748 desalojados (em casas de amigos e parentes), 778 desabrigados (dependem de abrigos públicos), 719 casas danificadas e 73 casas destruídas em todo o Estado.
Mortes
Em Sengés, no norte do Paraná, próximo à divisa com o Estado de São Paulo, quatro pessoas morreram, uma está desaparecida e 38 estão desabrigadas. Entre os mortos, estão uma criança de três anos, uma mulher 34 e um homem de 70.
A chuva deixou Sengés isolada depois de provocar duas crateras de cerca de dez metros de profundidade na rodovia PR-239 (prolongamento da PR-151). As pontes entre São João da Boa Vista (SP) e Itararé (SP), nas PR-151 e PR-90, caíram. A cidade também ficou sem comunicação. Telefones fixos e móveis não funcionam.
Estradas
A concessionária Rodonorte, responsável pela manutenção das rodovias PR-151 e PR-239, informou que um grupo de profissionais da empresa está no local, mas ainda não há previsão de quando o tráfego será normalizado. A recomendação é de que os motoristas trafeguem pela rodovia Régis Bittencourt.
Para os motoristas que seguem do Paraná para o Estado de São Paulo, uma alternativa é trafegar pela PR-92 até Wenceslau Braz e, depois, pelas estradas PR-151 e PR-272 até em São Paulo.
De São Paulo para o Paraná, a opção é seguir por Itapeva (SP), no sentido Taquarituba, pela SP-255, passando por Taguaí (SP) e Fartura (SP) até chegar em Carlópolis (PR).
Na BR-476 (estrada da Ribeira) foram registradas oito quedas de barreiras pela PRF (Polícia Rodoviária Federal. O tráfego é parcial e liberado apenas para automóveis.
A PR-151, que passa por Ponta Grossa, Sengés e Itararé (SP), tem quedas de barreiras nos km 200 e 185. A SP 239, no km 8, também há registro da mesma ocorrência.
No km 15 da PR-90 existe uma cratera de, aproximadamente, 7 metros. O desvio é feito por Campo Magro (PR). No km 27, parte do asfalto baixou e o tráfego está liberado em meia pista. Nos km 37 e 39 -- trecho sem pavimentação -- a passagem está bloqueada. O desvio é feito por Bateias (PR).
A rodovia PR-192, conhecida como rodovia dos Minérios, também está com problemas causados pela chuva. Os quilômetros 7 e 9,5 estão alagados e veículos leves não conseguem transitar. barreiras nos quilômetros 28 e 19 bloquearam meia pista.
Fonte: Folha Online
Egipto vence CAN e faz o "tri"
Nagy Gedo, melhor marcador do torneio, saiu mais uma vez do banco para marcar o único golo do desafio, aos 85 minutos, garantindo o triunfo que atenua a dor do país pela ausência no Mundial2010 da África do Sul.
O Egipto, que venceu a prova pela sétima vez, faz assim história na CAN, pois é o primeiro país a conquistar o "tri", depois dos triunfos em casa em 2006, no Gana em 2008 e agora em Angola.
O renovado e surpreendente Gana, que perseguia o quinto troféu, perdeu a possibilidade de reconquistar o título, 28 anos depois do último êxito na prova.
Fonte: Jornal de Notícias
Presidente haitiano vaiado frente ao palácio presidencial
O presidente haitiano, René Préval, foi vaiado sábado durante uma manifestação espontânea de várias centenas de pessoas, quando foi visto pela primeira vez desde o sismo, enquanto visitava as ruínas do Palácio presidencial em Port-au-Prince.
"Préval não fez nada por nós desde o sismo!", "Préval não fala às pessoas", "Aristide deve regressar", gritaram os jovens junto à vedação do Palácio nacional, que à sua frente tem um campo de refugiados desde o sismo de 12 de Janeiro.
"Somos todos sinistrados, nos nossos bairros não recebemos ajuda desde o sismo", protestaram os manifestantes, que criticam o presidente René Préval "pelo seu despeito pelas pessoas".
O presidente haitiano, que muito raramente apareceu em público desde a catástrofe de 12 de Janeiro, aproximou-se da vedação que cerca o Palácio presidencial em ruínas para falar à multidão agressiva.
"Préval deve pôr os jovens a trabalhar. Se não trabalharmos, o que vamos fazer? Devemos roubar?", perguntou Herbie, de 20 anos, que se apresentou ao presidente como uma das vítimas da catástrofe.
John Bernis, outro manifestante em cólera, desejou que o presidente "faça baixar os preços dos produtos de primeira necessidade porque a ajuda não é eterna".
Outros manifestantes agitaram cartazes com fotografias de Jean-Bertrand Aristide, desejando o regresso do antigo presidente no exílio na África do Sul desde 2004, considerando que sob o seu governo "o povo era melhor servido".
Fonte: Jornal de Notícias
Dez americanos detidos quando tentavam sair do Haiti com 33 crianças
O grupo, a maioria do estado norte-americano de Idaho, foi detido na noite sexta-feira quando viajava num autocarro com crianças haitianas com idades entre os dois meses e os 12 anos, sem documentos de adopção, indicou o ministro das Comunicações do Haiti, Marie-Laurence Jocelyn Lassegue.
O grupo alegou que ia levar as crianças para um orfanato na fronteira com a República Dominicana, onde se concentra grande número de refugiados haitianos depois do sismo que devastou o país em 12 de Janeiro.
"Com este caos, estamos a fazer a coisa certa", afirmou a porta-voz do grupo, Laura Silsby, citada pela agência Associated Press, nas instalações da polícia em Port-au-Prince, onde os americanos permanecerão até segunda-feira, dia em que serão presentes a um juiz.
O plano consistia em juntar até 100 crianças e levá-las de autocarro para um hotel em Cabarete, uma estância balnear na República Dominicana, que o grupo estava a transformar num orfanato, segundo a porta-voz do grupo.
Laura Silsby disse que o grupo, que incluía cidadãos dos estados do Texas e do Kansas, tinha a melhor das intenções e não pagou para levar as crianças, que afirmou terem sido indicadas pelo pastor haitiano Jean Sanbil.
A porta-voz do grupo explicou ainda que as crianças tinham sido entregues ao pastor haitiano por familiares afastados e que os únicos que seriam indicados para adopção seriam aqueles que não tivessem familiares que pudessem cuidar deles.
Questionada sobre se não considerava ingénuo atravessar a fronteira do país sem documentos de adopção numa altura em que os haitianos estão preocupados com o tráfico de crianças, Laura Silsby respondeu: "De modo algum. É exactamente isso que estamos a tenta combater".
O ministro dos Assuntos Sociais e do Trabalho, Yves Cristallin disse que o grupo de cidadãos americanos é suspeito de participar num esquema de adopção ilegal.
Numerosas crianças foram adoptadas desde o tremor de terra que devastou o Haiti e fez cerca de 170.000 mortos.
A UNICEF e outras Organizações Não Governamentais (OMG) têm vindo a registar crianças que podem ter sido separadas dos pais.
O Haiti impôs novas formas de controlo sobre as adopções desde o sismo, que deixou milhares de crianças sem pais ou separadas das suas famílias.
O governo exige agora que seja o primeiro-ministro, Max Bellerive, a autorizar pessoalmente a saída de qualquer criança, como forma de prevenir o tráfico.
Fonte: Jornal de Notícias
sábado, 30 de janeiro de 2010
FC Porto vence Nacional na Madeira (4-0)
O jogo fcou marcado pela expulsão do estreante Alex Bruno, bem como pelo 1º golo dos portistas, fruto de uma grande penalidade.
Com a arbitragem de Carlos Xistra (AF Castelo Branco), as equipas alinharam:
Nacional: Bracali; patacas, Felipe Lopes, Alex Bruno e Nuno Pinto; Luís Alberto, Cléber, Pecnik (Edgar Costa, 41 m) e Leandro Salino; João Aurélio (Anselmo, 55 m) e Edgar Silva (Diego Barcelos, 51 m).
Suplentes: Douglas, Tomasevic, Pacheco, Edgar Costa, Juliano, Diego Barcelos e Anselmo.
FC Porto: Helton; Fucile, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira; Belluschi, Fernando (Tomas Costa, 71 m) e Ruben Micael; Varela, Falcao (Orlando Sá, 77 m) e Rodriguez (Mariano, 19 m).
Suplentes: Nuno, Nuno André Coelho, Miguel Lopes, Guarín, Tomás Costa, Mariano e Orlando Sá.
Marcadores: 0-1 por Varela (30 m, de g.p.); 0-2 por Falcão (44 m), 0-3 por Falcao (61 m); 0-4 por Varela (85 m).
Disciplina: cartão amarelo a Alex Bruno (9 e 29 m), Nuno Pinto (51 m), Mariano (53 m), Fernando (69 m), Luís Alberto (75 m), Patacas (77 m); cartão vermelho por acumulação a Alex Bruno (29 m).
Benfica vs Guimarães - Online
Transmissão agendada para as 19:15
Link: Benfica vs Vitoria Guimarães
Site localiza capítulos da Bíblia geograficamente
Basta digitar o capítulo desejado e, através de um aplicativo do Google Maps, ele identificará a exata localização em que se passou a história, além de disponibilizar o capítulo em inglês.
A página foi desenvolvida por funcionários do “HeLives.com”, um site religioso. Segundo a descrição do “BibleMap”, “[...]a motivação para criar o site foi simples: criar um ‘atlas’ gratuito da Bíblia com o Google Maps.
Nós esperamos que a página seja uma benção para você e o ajude a deixar o livro da Bíblia mais vivo em sua vida”.
Visite a fonte da informação clicando aqui
sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
Tecnológicas deprimem praças norte-americanas
As bolsas tinham aberto em alta, essencialmente impulsionadas pelos bons dados do PIB norte-americano no quarto trimestre de 2009. A contribuir esteve também o dado relativo à confiança dos consumidores norte-americanos, que aumentou em Janeiro, pelo segundo mês consecutivo e mais do que o esperado, uma vez que a expansão económica levou as empresas a limitarem a redução de postos de trabalho.
No entanto, a tendência da abertura rapidamente se inverteu e Wall Street entrou em terreno negativo, não tendo conseguido recuperar.
O índice industrial Dow Jones fechou a ceder 0,52%, fixando-se nos 10.067,33 pontos.
O S&P 500 perdeu 0,99%, para se estabelecer nos 1.073,82 pontos. Ontem, o Standard & Poor’s tinha descido para perto de mínimos de três meses, depois de a Qualcomm ter revisto em baixa as suas previsões de vendas e de se ter intensificado a especulação de que a Grécia poderá não ser capaz de financiar o seu défice orçamental.
Por seu turno, o índice tecnológico Nasdaq terminou a valer 2.147,35 pontos, marcando um decréscimo de 1,45%.
A Microsoft, que chegou a estar a subir depois de anunciar que o seu “software” Windows 7 estimulou as vendas e lucros da empresa, acabou por liderar a queda das tecnológicas. Este foi o grupo que mais afundou de entre os 10 grupos do S&P500. A Microsoft foi penalizada por declarações do seu CEO, Peter Klein, que disse que a empresa está ainda à espera de observar uma verdadeira retoma do consumo do seu “software”.
A SanDisk, maior fabricante de cartões de memória flash, afundou 13% depois de divulgar um volume de negócios que ficou aquém das previsões dos analistas.
A Amazon.com, que estava animada na abertura da sessão pelo anúncio de que o seu volume de negócios trimestral poderá aumentar, acabou por ser contagiada pela pressão baixista e também encerrou no vermelho.
O Departamento norte-americano do Comércio anunciou hoje que a economia dos EUA cresceu 5,7% no passado trimestre, contra uma expansão de 4,7% estimada pelos economistas inquiridos pela Bloomberg.
Visite a fonte da informação clicando aqui