O papa Bento 16, em uma carta aos fiéis irlandeses, se disse envergonhado pelos abusos cometidos no seio da Igreja Católica da Irlanda, criticou a postura das autoridades eclesiásticas dessa diocese e ordenou aos bispos que ajudem as autoridades civis.
Diante da "gravidade" dos pecados relacionados aos crimes de pedofilia cometidos na Irlanda, houve uma "resposta inadequada" por parte "das autoridades eclesiásticas", afirmou o Pontífice, em um texto divulgado hoje e que fora assinado por ele na tarde de ontem.
"Expresso abertamente a vergonha e o remorso que todos provamos", complementou o Papa, esclarecendo às vítimas que este também é um "grande dano" à Igreja e "à pública percepção do sacerdócio e da vida religiosa".
"A Justiça de Deus exige que assumamos nossas ações sem ocultar nada", por isso, "reconheçam abertamente a sua culpa, submetam-se às exigências da Justiça", determinou aos envolvidos nas agressões.
Aos padres pedófilos, Bento 16 reiterou que estes devem responder por seus crimes, "perante ao Deus onipotente e também frente aos tribunais devidamente constituídos".
Dirigindo-se especificamente aos "sacerdotes e aos religiosos que abusaram das crianças", ele disse compartilhar do "temor" de tantos fieis, pela "traição" dos abusos e desejou "o renascimento" da Igreja Católica na Irlanda.
Às vítimas, que "sofreram muito" e "que nunca se poderá anular o mal que suportaram", Bento 16 reconheceu que "foi traída a vossa confiança, a vossa dignidade foi violada".
"Muitos de vocês experimentaram que, quando eram suficientemente corajosos para falar do que havia ocorrido, ninguém os ouvia", por isso, "é compreensível que, para vocês, seja difícil perdoar ou se reconciliar com a Igreja" e "sei que para alguns de vocês é difícil também entrar em uma igreja depois do que ocorreu", disse.
"Com humildade", o Pontífice pediu ainda que as pessoas que foram abusadas "não percam a esperança" e as convidou a confiarem "no poder do amor de Jesus", pois ele também "foi vítima da injustiça e do pecado", que leva "à libertação e à promessa de um novo começo".
Os casos de abusos contra crianças, cometidos por décadas por integrantes de instituições católicas irlandesas e que foram acobertados pela diocese de Dublin, vieram à tona em novembro do último ano com a divulgação do relatório da Comissão Murphy, elaborado pela juíza Yvonne Murphy.
Ao tomar conhecimento da denúncia, o Papa se disse "chocado e angustiado" e condenou qualquer tipo de abuso contra crianças. Depois disso, diversos bispos apontados pelo relatório renunciaram.
A carta divulgada hoje foi anunciada por Bento XVI após reuniões com os religiosos. O texto era aguardado com grande expectativa diante dos diversos casos denunciados recentemente em outros países.
Em 2002, foi descoberto que sacerdotes abusaram sexualmente de cerca de 14 mil crianças nos Estados Unidos. Atualmente, são investigadas denúncias em várias nações, como Alemanha, Áustria, Brasil, Holanda e México.
Fonte: UOL
sábado, 20 de março de 2010
ExcelArt Freeware 1,1
ExcelArt Freeware ilumina planilhas do Excel, importando sua imagem de arquivos para criar pequenas obras de arte.
Converter bitmaps, JPEGs, GIFs e imagens PNG em mosaicos coloridos em minutos. Óptimo para personalizar planilhas com logótipos, fotos, etc... etc...
7 / 98 / XP / Vista
Download: ExcelArt Freeware 1,1
Converter bitmaps, JPEGs, GIFs e imagens PNG em mosaicos coloridos em minutos. Óptimo para personalizar planilhas com logótipos, fotos, etc... etc...
7 / 98 / XP / Vista
Download: ExcelArt Freeware 1,1
Palmeiras vs Ponte Preta - Online
O jogo ente as equipas Brasileiras do Palmeiras e o Ponte Preta, pode ser visto Online, para isso, siga o link abaixo indicado.
Transmissão agendada para as 20:00 (Hora Portuguesa)
Link: Palmeiras vs Ponte Preta
Transmissão agendada para as 20:00 (Hora Portuguesa)
Link: Palmeiras vs Ponte Preta
Etiquetas:
Brasil,
Desporto,
Desporto Online,
Futebol Internacional,
Internet,
Tecnologia
"Vamos ter uma Primavera chuvosa"
Não é uma pessoa qualquer a dizê-lo. José Manuel da Costa Teso, o meteorologista avisa que a Primavera vai ser chuvosa e mais fria do que a anterior. O calor, esse, só chega mesmo em Junho.
O inverno foi rigoroso e faltou mesmo o "luar de Janeiro",caracterizado pelas noites frias e sol pela manhã, diz José Teso. "Desde Novembro de 2009 até hoje predominou a chuva", afirma. Fenómenos adversos como os mini-tornados, neve nas terras baixas, e o "desconforto térmico", provocado pelas temperaturas baixas foram também uma constante.
Primavera começa hoje às 17:32
O meteorologista antecipa uma Primavera mais chuvosa e menos soleira do que a anterior. "A Primavera tem de ter alguma chuva, para não termos défice de água em Agosto", acrescenta.
Até ao final do mês de a chuva vai predominar ainda, e em Abril, segundo o meteorologista, o tempo vai fazer jus ao provérbio "Abril águas mil".
Em relação Verão, a estação mais quente parece ainda estar longe. "O Verão deverá começar a surgir só mesmo no mês de Junho, avisa Joé Manuel Teso.
"Meteorologistas não são bruxos"
José Manuel Teso apelida-se um "meteorologista jubilado". Há 41 anos que se dedica à meteorologia e diz que não acertou em 100 % das vezes em que previu o tempo. Os meteorologistas não são bruxos, apenas prevêm com base em cálculos matemáticos que muitas vezes "não têm completa precisão". Tudo isto é agravado pelo facto de o tempo ser um factor imprevisível.
José Manuel da Costa Teso é uma cara conhecida da televisão no que toca ao tempo. Apresentou a meteorologia no programa da manhã na RTP 1 e orgulha-se de mesmo fazendo as associações culturais ao estado do tempo nunca ter ultrapassado os dois minutos de rubrica obrigatórios. "Tentava transmitir a informação, aquilo que era interessante ao cidadão, não só em termos de tempo, mas também transmitir-lhe mais alguma coisa de conhecimento. Desde muito novo que gosto de me cultivar e de transmitir essas informações às pessoas.", afirma. Não há Porto sem "Invicta" ou Lisboa sem "a cidade das sete colinas", ou Portalegre sem "José Régio.
Visite a fonte da informação aqui
O inverno foi rigoroso e faltou mesmo o "luar de Janeiro",caracterizado pelas noites frias e sol pela manhã, diz José Teso. "Desde Novembro de 2009 até hoje predominou a chuva", afirma. Fenómenos adversos como os mini-tornados, neve nas terras baixas, e o "desconforto térmico", provocado pelas temperaturas baixas foram também uma constante.
Primavera começa hoje às 17:32
O meteorologista antecipa uma Primavera mais chuvosa e menos soleira do que a anterior. "A Primavera tem de ter alguma chuva, para não termos défice de água em Agosto", acrescenta.
Até ao final do mês de a chuva vai predominar ainda, e em Abril, segundo o meteorologista, o tempo vai fazer jus ao provérbio "Abril águas mil".
Em relação Verão, a estação mais quente parece ainda estar longe. "O Verão deverá começar a surgir só mesmo no mês de Junho, avisa Joé Manuel Teso.
"Meteorologistas não são bruxos"
José Manuel Teso apelida-se um "meteorologista jubilado". Há 41 anos que se dedica à meteorologia e diz que não acertou em 100 % das vezes em que previu o tempo. Os meteorologistas não são bruxos, apenas prevêm com base em cálculos matemáticos que muitas vezes "não têm completa precisão". Tudo isto é agravado pelo facto de o tempo ser um factor imprevisível.
José Manuel da Costa Teso é uma cara conhecida da televisão no que toca ao tempo. Apresentou a meteorologia no programa da manhã na RTP 1 e orgulha-se de mesmo fazendo as associações culturais ao estado do tempo nunca ter ultrapassado os dois minutos de rubrica obrigatórios. "Tentava transmitir a informação, aquilo que era interessante ao cidadão, não só em termos de tempo, mas também transmitir-lhe mais alguma coisa de conhecimento. Desde muito novo que gosto de me cultivar e de transmitir essas informações às pessoas.", afirma. Não há Porto sem "Invicta" ou Lisboa sem "a cidade das sete colinas", ou Portalegre sem "José Régio.
Visite a fonte da informação aqui
Etiquetas:
Ambiente,
Ciência,
Meteorologia,
País
Costinha avisa plantel de que Izmailov não joga mais
O director para o futebol do Sporting, Costinha, comunicou hoje ao plantel, numa reunião antes do treino matinal, que Izmailov "não voltará a vestir a camisola do clube", revelou à Agência Lusa um jogador "leonino".
Costinha criticou a atitude do futebolista russo por se ter recusado a "ajudar os companheiros" num momento importante como era o do jogo de quinta-feira com o Atlético de Madrid, para a Liga Europa, e quando alguns deles se tinham disponibilizado "a sacrificar-se pela equipa" apesar dos problemas físicos que os afectavam.
O responsável pelo futebol "leonino" considerou, ainda, uma "falta de respeito" a ausência de Izmailov na reunião e fez saber que, com ele a mandar no futebol, o jogador russo "não tinha condições" para voltar a representar o Sporting.
O russo não compareceu ao treino, na Academia de Alcochete, alegadamente por se ter deslocado ao Consulado Russo para tratar de documentos pessoais com permissão do Sporting, mas o clube já desmentiu no respectivo "site" que tivesse autorizado tal deslocação.
Horas antes do jogo de quinta-feira com o Atlético de Madrid, Izmailov comunicou ao médico do Sporting, Gomes Pereira, que não se sentia com confiança para jogar, razão pela qual foi alvo de uma observação e avaliação clínica.
Não lhe tendo sido detectado qualquer impedimento de ordem física ou clínica para alinhar frente aos espanhóis, Izmailov manteve a versão de que não estava em condições para jogar, mesmo depois de ter sido interpelado por Costinha, com quem teve uma discussão acalorada.
Face à recusa do jogador russo, Costinha deu-lhe ordem para abandonar o estágio da equipa, cinco horas antes do início do jogo com o Atlético de Madrid.
Quinta-feira, o Sporting foi afastado dos quartos-de-final da Liga Europa, ao empatar 2-2 na recepção ao Atlético de Madrid, na segunda “mão” dos “oitavos”, depois de ter empatado a zero na capital espanhola.
Visite a fonte da informação aqui
Costinha criticou a atitude do futebolista russo por se ter recusado a "ajudar os companheiros" num momento importante como era o do jogo de quinta-feira com o Atlético de Madrid, para a Liga Europa, e quando alguns deles se tinham disponibilizado "a sacrificar-se pela equipa" apesar dos problemas físicos que os afectavam.
O responsável pelo futebol "leonino" considerou, ainda, uma "falta de respeito" a ausência de Izmailov na reunião e fez saber que, com ele a mandar no futebol, o jogador russo "não tinha condições" para voltar a representar o Sporting.
O russo não compareceu ao treino, na Academia de Alcochete, alegadamente por se ter deslocado ao Consulado Russo para tratar de documentos pessoais com permissão do Sporting, mas o clube já desmentiu no respectivo "site" que tivesse autorizado tal deslocação.
Horas antes do jogo de quinta-feira com o Atlético de Madrid, Izmailov comunicou ao médico do Sporting, Gomes Pereira, que não se sentia com confiança para jogar, razão pela qual foi alvo de uma observação e avaliação clínica.
Não lhe tendo sido detectado qualquer impedimento de ordem física ou clínica para alinhar frente aos espanhóis, Izmailov manteve a versão de que não estava em condições para jogar, mesmo depois de ter sido interpelado por Costinha, com quem teve uma discussão acalorada.
Face à recusa do jogador russo, Costinha deu-lhe ordem para abandonar o estágio da equipa, cinco horas antes do início do jogo com o Atlético de Madrid.
Quinta-feira, o Sporting foi afastado dos quartos-de-final da Liga Europa, ao empatar 2-2 na recepção ao Atlético de Madrid, na segunda “mão” dos “oitavos”, depois de ter empatado a zero na capital espanhola.
Visite a fonte da informação aqui
sexta-feira, 19 de março de 2010
Índia, Fed, finanças e petróleo derrubam Wall Street
As principais praças bolsistas norte-americanas encerraram em queda, penalizadas pelo anúncio de que o banco central indiano aumentou inesperadamente as taxas de juro, pela primeira vez desde Julho de 2008, depois de a inflação no país disparar para um máximo de 16 meses.
A probabilidade de a Fed aumentar a taxa de desconto e a forte queda dos títulos financeiros e do sector energético ajudaram a carregar a tónica negativa.
Os mercados accionistas do outro lado do Atlântico tinham aberto em alta, com as tecnológicas a contribuir para o bom desempenho. As expectativas em torno de uma reforma da saúde nos EUA também estiveram a ajudar, mas não foram suficientes para manter as bolsas à tona.
O índice industrial Dow Jones fechou a ceder 0,35%, fixando-se nos 10.741,98 pontos. O S&P 500 perdeu 0,51% para se estabelecer nos 1.159,88 pontos.
Por seu lado, o índice tecnológico Nasdaq desvalorizou 0,71% para 2.374,41 pontos.
“O maior risco que actualmente se coloca aos mercados não tem a ver com défices orçamentais, mas sim com o facto de os autoridades terem apostado tanto na retoma da economia que agora têm de retirar esses estímulos. Esse é, na verdade, o grande risco”, comentou à Bloomberg o director de “research” do Barclays, Larry Kantor.
A Exxon Mobil e a Schlumberger lideraram a queda dos títulos energéticos, que foram o grupo que mais afundou no Standard & Poor’s 500, numa sessão em que o petróleo se fixou abaixo dos 80 dólares por barril.
Os títulos financeiros também desceram fortemente, depois de o Goldman Sachs rever em baixa as estimativas para a banca e as sociedades de corretagem.
A Palm Inc perdeu 26%, depois de prever um volume de negócios aquém das estimativas dos analistas, uma vez que os seus telefones não foram capazes de alcançar a popularidade de modelos rivais que funcionam com o “software” Android da Google. Além disso, a Canaccord Financial cortou para zero o preço-alvo para a Palm, o que fez a empresa a afundar ainda mais.
Do lado positivo esteve a Boeing, que subiu 1%, animada pelos planos de aceleração da produção.
As bolsas norte-americanas – que chegaram a atingir máximos de 17 meses esta semana – estão também receosas perante a possibilidade de a Reserva Federal aumentar a taxa de desconto – que é a taxa cobrada sobre os empréstimos directos à banca. Os economistas dizem, segundo a Bloomberg, que isso poderá acontecer antes da próxima reunião do Comité do Open Market da Fed, agendada para 28 de Abril.
Visite a fonte da informação aqui
A probabilidade de a Fed aumentar a taxa de desconto e a forte queda dos títulos financeiros e do sector energético ajudaram a carregar a tónica negativa.
Os mercados accionistas do outro lado do Atlântico tinham aberto em alta, com as tecnológicas a contribuir para o bom desempenho. As expectativas em torno de uma reforma da saúde nos EUA também estiveram a ajudar, mas não foram suficientes para manter as bolsas à tona.
O índice industrial Dow Jones fechou a ceder 0,35%, fixando-se nos 10.741,98 pontos. O S&P 500 perdeu 0,51% para se estabelecer nos 1.159,88 pontos.
Por seu lado, o índice tecnológico Nasdaq desvalorizou 0,71% para 2.374,41 pontos.
“O maior risco que actualmente se coloca aos mercados não tem a ver com défices orçamentais, mas sim com o facto de os autoridades terem apostado tanto na retoma da economia que agora têm de retirar esses estímulos. Esse é, na verdade, o grande risco”, comentou à Bloomberg o director de “research” do Barclays, Larry Kantor.
A Exxon Mobil e a Schlumberger lideraram a queda dos títulos energéticos, que foram o grupo que mais afundou no Standard & Poor’s 500, numa sessão em que o petróleo se fixou abaixo dos 80 dólares por barril.
Os títulos financeiros também desceram fortemente, depois de o Goldman Sachs rever em baixa as estimativas para a banca e as sociedades de corretagem.
A Palm Inc perdeu 26%, depois de prever um volume de negócios aquém das estimativas dos analistas, uma vez que os seus telefones não foram capazes de alcançar a popularidade de modelos rivais que funcionam com o “software” Android da Google. Além disso, a Canaccord Financial cortou para zero o preço-alvo para a Palm, o que fez a empresa a afundar ainda mais.
Do lado positivo esteve a Boeing, que subiu 1%, animada pelos planos de aceleração da produção.
As bolsas norte-americanas – que chegaram a atingir máximos de 17 meses esta semana – estão também receosas perante a possibilidade de a Reserva Federal aumentar a taxa de desconto – que é a taxa cobrada sobre os empréstimos directos à banca. Os economistas dizem, segundo a Bloomberg, que isso poderá acontecer antes da próxima reunião do Comité do Open Market da Fed, agendada para 28 de Abril.
Visite a fonte da informação aqui
BCP não vai pagar prémios nem reforçar o fundo de pensões
O Millennium bcp decidiu não pagar as remunerações variáveis referentes ao exercício de 2009, acordadas anteriormente, nem vai reforçar o fundo de pensões.
A notícia está a ser avançada pelo “Público”, que cita uma comunicação por via electrónica que terá apanhado de surpresa os mais de 20 mil trabalhadores e pensionistas.
Segunda a informação divulgada, a administração do banco diz que, “na perspectiva do retorno para os accionistas” os lucros correspondem “a uma insuficiência rendibilidade dos capitais próprios (o Return on Equity foi de 4,6%)”.
Pelo que foi decidido “não proceder ao pagamento da remuneração variável aos seus colaboradores referente ao exercício 2009”, segundo o “Público”.
O fundo de pensões também não vai ser reforçado por ser considerado que não se verifica a “condição necessária” face ao ROE observado.
O BCP registou um lucro de 225,2 milhões de euros em 2009, mais 12% do que os verificados em 2008, num ano em que os resultados líquidos incorporaram uma mais-valia contabilística no Banco Millennium em Angola de 21,2 milhões de euros e os ganhos obtidos na alienação de activos de 57,2 milhões de euros.
Fonte: Jornal de Negócios
A notícia está a ser avançada pelo “Público”, que cita uma comunicação por via electrónica que terá apanhado de surpresa os mais de 20 mil trabalhadores e pensionistas.
Segunda a informação divulgada, a administração do banco diz que, “na perspectiva do retorno para os accionistas” os lucros correspondem “a uma insuficiência rendibilidade dos capitais próprios (o Return on Equity foi de 4,6%)”.
Pelo que foi decidido “não proceder ao pagamento da remuneração variável aos seus colaboradores referente ao exercício 2009”, segundo o “Público”.
O fundo de pensões também não vai ser reforçado por ser considerado que não se verifica a “condição necessária” face ao ROE observado.
O BCP registou um lucro de 225,2 milhões de euros em 2009, mais 12% do que os verificados em 2008, num ano em que os resultados líquidos incorporaram uma mais-valia contabilística no Banco Millennium em Angola de 21,2 milhões de euros e os ganhos obtidos na alienação de activos de 57,2 milhões de euros.
Fonte: Jornal de Negócios
Greve obriga Bristish Airways a cancelar mais de mil voos
A Bristish Airways cancelou 1.100 voos para os próximos três dias, devido à greve que 12 mil tripulantes de cabine da companhia aérea britânica iniciam a partir da meia-noite.
Um total de 12 mil tripulantes de cabine foram convocados pelo sindicato britânico, Unite, para fazerem greve este mês, entre os dias 20 e 22, e os dias 27 a 30 de Março. Os tripulantes de cabine protestam contra o congelamento de salários e o corte de pessoal nas rotas de longa distância.
A direcção da British Airways e os representantes da Unite, encerraram hoje as negociações, que já duravam há dois dias, não tendo chegado a nenhum acordo.
O secretário geral da unidade sindical, Tony Woodley, mostrou-se decepcionado pelo fracasso das negociações e afirmou que “a British Airways quer guerra com o sindicato”.
A companhia aérea britânica já elaborou um plano de contingência de modo a evitar danos maiores, segundo o qual prevê transportar 65% dos passageiros durante os dias de greve.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, acha que a greve deve ser cancelada, pois “não tem nenhum interesse e só vai causar inconvenientes aos passageiros”, segundo as declarações do porta-voz do primeiro-ministro citado pela Bloomberg.
A British Airways prevê que os seis dias de greve, que começam este fim-de-semana, possam custar 105 milhões de libras (118 milhões de euros) à companhia. De acordo com o “El Pais”, os 1.100 voos cancelados dizem respeito apenas aos primeiros três dias de greve.
Segundo a Lusa, as ligações a Portugal serão afetadas, prevendo-se que apenas levante voo o avião de Lisboa com destino a Londres com partida às 07h30 de sábado. Todas as restantes ligações entre Lisboa e Londres no sábado, domingo e segunda-feira estão canceladas, bem como o primeiro voo entre Lisboa e Londres de terça-feira. A greve afecta também as ligações aéreas da companhia entre Londres e Faro, que serão canceladas nos três dias de greve.
Recorde-se que em Portugal, está agendada uma greve dos pilotos da TAP prevista para as férias da Páscoa, 26 a 30 de Março. Convocada pelo Sindicato de Pilotos de Aviação Civil, os pilotos reivindicam aumentos superiores a 1,8% proposto pela administração da TAP.
Fonte: Jornal de Negócios
Um total de 12 mil tripulantes de cabine foram convocados pelo sindicato britânico, Unite, para fazerem greve este mês, entre os dias 20 e 22, e os dias 27 a 30 de Março. Os tripulantes de cabine protestam contra o congelamento de salários e o corte de pessoal nas rotas de longa distância.
A direcção da British Airways e os representantes da Unite, encerraram hoje as negociações, que já duravam há dois dias, não tendo chegado a nenhum acordo.
O secretário geral da unidade sindical, Tony Woodley, mostrou-se decepcionado pelo fracasso das negociações e afirmou que “a British Airways quer guerra com o sindicato”.
A companhia aérea britânica já elaborou um plano de contingência de modo a evitar danos maiores, segundo o qual prevê transportar 65% dos passageiros durante os dias de greve.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, acha que a greve deve ser cancelada, pois “não tem nenhum interesse e só vai causar inconvenientes aos passageiros”, segundo as declarações do porta-voz do primeiro-ministro citado pela Bloomberg.
A British Airways prevê que os seis dias de greve, que começam este fim-de-semana, possam custar 105 milhões de libras (118 milhões de euros) à companhia. De acordo com o “El Pais”, os 1.100 voos cancelados dizem respeito apenas aos primeiros três dias de greve.
Segundo a Lusa, as ligações a Portugal serão afetadas, prevendo-se que apenas levante voo o avião de Lisboa com destino a Londres com partida às 07h30 de sábado. Todas as restantes ligações entre Lisboa e Londres no sábado, domingo e segunda-feira estão canceladas, bem como o primeiro voo entre Lisboa e Londres de terça-feira. A greve afecta também as ligações aéreas da companhia entre Londres e Faro, que serão canceladas nos três dias de greve.
Recorde-se que em Portugal, está agendada uma greve dos pilotos da TAP prevista para as férias da Páscoa, 26 a 30 de Março. Convocada pelo Sindicato de Pilotos de Aviação Civil, os pilotos reivindicam aumentos superiores a 1,8% proposto pela administração da TAP.
Fonte: Jornal de Negócios
quinta-feira, 18 de março de 2010
Remo vs Santos FC - Online
O jogo entre o Remo e o Santos FC, pode ser visto Online, mas para isso, siga o link abaixo mencionado.
Transmissão agendada para as 00:50 (Hora Portuguesa)
Link: Remo vs Santos FC
Transmissão agendada para as 00:50 (Hora Portuguesa)
Link: Remo vs Santos FC
Etiquetas:
Brasil,
Desporto,
Desporto Online,
Futebol Internacional,
Internet
São Paulo FC vs Club Nacional - Online
O jogo entre o São Paulo FC e o Club Nacional, a contar para a Copa dos Libertadores pode ser visto Online, mas para isso, siga o link abaixo mencionado.
Transmissão agendada para as 00:30 (Hora Portuguesa)
Link: São Paulo FC vs Club Nacional
Transmissão agendada para as 00:30 (Hora Portuguesa)
Link: São Paulo FC vs Club Nacional
Etiquetas:
Brasil,
Desporto,
Desporto Online,
Futebol Internacional,
Internet
Subscrever:
Mensagens (Atom)