terça-feira, 30 de março de 2010

Mais de 700 presos foram condenados à morte em 2009

Dados da Amnistia Internacional apontam para 714 execuções e 2.000 condenações à morte em todo o mundo no ano passado.

O Iraque lidera a lista dos 18 países que aplicaram a pena capital em 2009, com 388 execuções conhecidas, seguido pelo Iraque (120) e pela Arábia Saudita (69).

Os números da China, Coreia do Norte e Malásia não são conhecidos, embora se saiba que os três países aplicaram a pena de morte.

Segundo a Amnistia Internacional, o Médio Oriente e o Norte de África são as regiões que registam maior número de execuções ‘per capita' em todo o mundo, através de métodos que incluem o enforcamento, a decapitação, o apedrejamento e a injecção letal.

Em relação às condenações à morte, é o Iraque quem ocupa o primeiro lugar com o número mais elevado, pelo menos 366, seguido pelo Paquistão (276) e pelo Egipto (269). Os EUA ocupam o sexto lugar da lista com 105 condenações conhecidas.

Visite aqui a fonte da informação

Operadoras devem 17 milhões à Youtsu pelos Magalhães

As quatro operadoras móveis que estão envolvidas projecto e-escolinhas, para fornecer portáteis aos alunos do primeiro ciclo, devem neste momento 17 milhões de euros, relativos ao portátil Magalhães, de um total de 86 milhões de euros, disse Luís Cabrita, presidente da Prológica e administrador do consórcio Youtsu.

Luís Cabrita, durante a Comissão Parlamentar de Inquérito sobre a Fundação para as Comunicações Móveis, detalhou que a TMN é o operador que tem a maior dívida à Youtsu, consorcio formado pela Prológica e pela JP Sá Couto.

“À Optimus, dos 11 milhões de euros a dívida é de 1,3 milhões de euros, à Vodafone dos 28 milhões de euros, a dívida é de 3,8 milhões de euros, à Zon dois 2,23 milhões, a dívida é de 260mil euros, à TMN dos 45 milhões de euros, falta 11 milhões de euros.

Acrescida a esta dívida, Luís Cabrita detalhou que a Youtsu teve encargos financeiros na ordem dos 888 mil euros.

Visite aqui a fonte da informação

Portugal aumenta emissão de dívida pública este ano para 24 mil milhões

O Governo aprovou o programa de financiamento da República Portuguesa deste ano, que prevê a emissão de entre 24 a 25 mil milhões de euros de dívida pública em 2010, o que compara com os 16 mil milhões de euros do ano passado.

Em comunicado, o Instituto de Gestão do Crédito Público salienta que a sua proposta, aprovada pela tutela, tem já em conta o financiamento realizado durante grande parte do primeiro trimestre do ano.

As necessidades de financiamento, que serão satisfeitas com recurso à emissão de dívida, ascendem entre 24 a 25 mil milhões de euros. Um valor que representa um aumento de 50% face aos 16 mil milhões de euros do ano passado e superam os 20 mil milhões de euros estimados pelo presidente do IGCP.

Em declarações ao "Financial Times", a 25 de Fevereiro, o presidente do IGCP estimava em 20 mil milhões de euros o valor das emissões de obrigações do tesouro (OT) a realizar pelo instituto que gere a dívida do Estado.

Agora, de acordo com o comunicado do IGCP, o montante de financiamento a ser satisfeito através da emissão bruta de OT situar-se-á entre 20 e 22 mil milhões de euros.

“O programa de financiamento visa assegurar o financiamento requerido pela execução orçamental, prosseguindo os objectivos de minimização dos custos da dívida numa perspectiva de longo prazo e a não exposição a riscos excessivos, através da implementação das estratégias definidas para a emissão de instrumentos de dívida pública, redução do saldo da dívida, minimização dos excedentes de tesouraria e limitação e controlo dos riscos, incluindo de refinanciamento, crédito e taxa de juro”, refere o comunicado.

O IGCP lembra que no mês de Fevereiro de 2010 foi já emitida uma nova série de OT, na maturidade dos 10 anos, prevendo-se a abertura de uma segunda nova série durante o segundo trimestre, com maturidade e data a ser oportunamente anunciada ao mercado.

Através de bilhetes do tesouro, instrumentos de dívida de prazo mais curto, o IGCP prevê emitir entre 1 e 2 mil milhões de euros, sendo que serão lançadas 8 novas linhas em 2010.


Fonte: Jornal de Negócios

Líder do maior fundo do mundo encontrado morto

Director-geral do Abu Dhabi Investment Authority estava desaparecido desde sexta-feira depois de um acidente.

O responsável pelo maior fundo soberano do mundo, Sheikh Ahmed bin Zayed al-Nahayan, foi resgatado sem vida de um lago em Marrocos, noticia a agência Reuters. O gestor, que fazia parte da família real do emirado de Abu Dhabi, tinha desaparecido na sexta-feira, na sequência de um acidente com uma aeronave.

Zayed al-Nahayan, de 41 anos, era o responsável pelo Abu Dhabi Investment Authority (ADIA), fundo soberano com um poder de fogo estimado em cerca de 700 mil milhões de dólares para investir globalmente. Era um dos 30 homens mais poderosos do mundo, de acordo com a revista Forbes.

Os analistas esperam que o sucessor de Al-Nahayan, que trabalhou seis anos como analista no fundo antes de se tornar director-geral, seja outro membro da família real. "O ADIA é essencialmente uma custódia da riqueza de Abu Dhabi, que pertence à família no poder", explicou um especialista à Reuters.

Não é a primeira vez que a tragédia se abate sobre os dirigentes do emirado. Um dos irmãos de Al-Nahayan morreu em 2008 na sequência de um acidente com um helicóptero.

O ADIA, que investiu no Citigroup durante a crise financeira, teve um retorno anualizado de 6,5% nos últimos 20 anos.


Visite a fonte da informação aqui

segunda-feira, 29 de março de 2010

Tesouro americano anuncia venda ordenada de sua parte no Citigroup

Sem anunciar um calendário preciso para colocar no mercado os US$ 7,7 bilhões em ações que ainda possui, o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos manifestou intenção de vender de "forma ordenada" sua participação no banco Citigroup, nesta segunda-feira, dia 29.

A transferência dos papéis da instituição financeira deve acontecer até o fim de 2010.


Fonte: eBand

Plano Nacional de Banda Larga fica fora da estreia do PAC 2

O anúncio da segunda etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), feito nesta segunda-feira, não contemplou o Plano Nacional de Banda Larga. O governo federal havia alardeado que o projeto de universalização de internet em alta velocidade já estaria desenhado para o início do PAC 2, mas ainda há pendências.

Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, os custos do projeto ainda não foram definidos, assim como a reativação da Telebrás, o ponto mais polêmico do assunto. "Isso era pra ter sido feito em março e não conseguimos, por conta de agenda", disse.

"Nós estamos com as linhas gerais prontas, mas temos algumas definições, principalmente o orçamento, o impacto do plano e a forma de operacionalização. Você colocar uma coisa que não está bem definida, ia gerar um elemento de polêmica dentro do PAC 2", apontou.

Paulo Bernardo afirmou que há boas condições para que o plano seja concluído em abril, e que a falta de tempo para reunir os envolvidos no assunto é que tem atrasado a conclusão do projeto. Com sua conclusão, o projeto será inserido no PAC 2, disse.


Fonte: Folha Online

Deco: assessor revela contacto do Fluminense

Luso-português pode mesmo regressar ao Brasil

Deco já disse estar interessado num regresso rápido ao Brasil. Acaz Felleger, assessor do internacional português, revelou agora ter recebido um contacto do Fluminense. O clube carioca demonstrou interesse em contar com o actual jogador do Chelsea.

«Houve um contacto com o Deco feito pelos dirigentes do Fluminense. Outros clubes também o procuraram, mas não se soube. O Flu ligou ao Deco, divulgou isso na imprensa e depois negou. Nós não mentimos. Eles procuraram-nos, mas não fizeram uma proposta oficial», esclareceu Felleger.


Visite a fonte da informação aqui

Açores é um dos melhores locais do mundo para ver baleias

O arquipélago dos Açores acolhe mais de duas dezenas de espécies de cetáceos, entre residentes e visitantes de passagem, o que o torna um dos melhores locais do mundo para a observação de baleias.

«Entre as cerca de 80 espécies que existem a nível mundial, conseguem-se avistar 24 nos Açores e a surpresa é poder encontrar uma diversidade muito grande», afirmou Rui Rodrigues, responsável de uma empresa de observação de baleias em Ponta Delgada. Por essa razão, Rui Rodrigues não estranhou que uma revista estrangeira tenha recentemente considerado os Açores um dos dez melhores locais do mundo para observação de baleias, frisando que neste arquipélago «há sempre baleias, podem é não existir condições para as ver».

A mesma opinião foi manifestada por Norberto Serpa, que tem uma empresa de observação de cetáceos na Horta, para quem os Açores são «um santuário de cachalotes», uma espécie que se pode encontrar durante todo o ano. «Todas as ilhas dos Açores podiam fazer observação de cetáceos, porque podem ser vistos golfinhos, cachalotes e baleias de bico durante todo o ano», frisou, salientando que, no ano passado, conseguiu ver baleias em «93% das vezes» que saiu para o mar.

Apesar dos animais estarem no mar dos Açores durante todo o ano, nem sempre as condições meteorológicas permitem a sua observação, já que, como frisou Rui Rodrigues, «quanto melhor estiver o tempo, melhor é a visibilidade». As pessoas «têm que vir com espírito de aventura e deixar-se surpreender com o que houver», afirmou, recordando que, além das espécies residentes, entre Março e Agosto, passam pelo arquipélago nas suas rotas migratórias as baleias de barbas, que incluem a azul, a comum, as sardinheiras ou as de bossas.

Um dos casos mais impressionantes ocorreu com uma baleia-franca boreal, a espécie mais ameaçada no Atlântico Norte, que foi avistada em Setembro de 2008, na baía de Fundy, no Canadá, e foi vista a sul do Pico, nos Açores, em Janeiro de 2009, o que significa que percorreu 3.320 quilómetros em 101 dias. Oito meses depois, em Setembro do ano passado, voltou a ser vista na baía de Fundy.

A importância dos Açores nas rotas migratórias das baleias está documentada com dados recolhidos pelos investigadores, que incluem o caso de um cachalote avistado em 1990 nos Açores, visto nas Canárias em 1993 e novamente nos Açores em 2008, 18 anos depois de ter sido aqui observado pela primeira vez.


Faça uma visita à fonte da informação clicando aqui

Carro mais barato do mundo explode outra vez

Este é o quarto acidente e põe em causa a qualidade e a segurança do carro. O caso está a ser investigado.

Satish Sawant, engenheiro electrotécnico, a mulher e o filho de cinco anos escaparam por pouco. O carro onde seguiam incendiou-se e em poucos segundos ficou destruído.

A marca propôs-se oferecer um novo Nano ou o reembolso do valor do carro. No entanto, "a minha mulher já não quer carro nenhum", disse Sawant, citado pela Associated Press. "Ela diz que não entra sequer num Mercedes".

Segundo um porta-voz da Tata, o caso está a ser investigado, mas o fabricante acredita que este é um caso isolado, apesar de no Outono três clientes na Índia se terem queixado que os seus carros libertavam fumo.

"Estamos a tentar descobrir o que causou o incêndio", disse o porta-voz da empresa que atribui estas falhas a um problema eléctrico, garantindo ter já trocado de fornecedor para este tipo de material.

O Nano é tido como o carro mais barato do mundo. O preço na Índia ronda os 1.800 euros. O modelo chega ao mercado europeu em 2012.


Visite a fonte da informação aqui

Microsoft já transferiu 1,8 milhões para a Fundação das Comunicações

A Microsoft já transferiu 1,8 milhões de dólares, de um total de 10,4 milhões de dólares, para a Fundação para as Comunicações Móveis, com o objectivo de financiar os conteúdos, para aumentar a literacia digital, no âmbito do acordo que havia firmado com o Governo, disse hoje Nuno Duarte, ex-director-geral da Microsoft Portugal.

A Microsoft aproveitou a vinda de “Steve Ballmer (CEO da Microsoft a Portugal) “para assinar um acordo para financiarmos até 10,4 milhões de dólares para a criação de conteúdos”, e ajudar à literacia digital, disse Nuno Duarte, durante a comissão parlamentar de inquérito sobre a Fundação para as Comunicações Móveis.

E até Junho de 2009, “foram transferidos 1,3 milhões de dólares, mas já há mais contribuições pagos à Fundação, mas já não sei precisar”, acrescentou.

O responsável detalhou que de Junho de 2009, até agora já foram transferidos um total de 1,8 milhões de dólares e já estão pré-contratualizados mais um milhão, num total de 2,8 milhões de dólares.


Nuno Duarte detalhou ainda que em Dezembro de 2008, a Microsoft recebeu “uma carta que indica que a entidade que ira receber a transferência é a Fundação”.

Por cada licença de Windows Vista vendida no âmbito do programa e-escolas, a Microsoft recebia 23 dólares.


Fonte: Jornal de Negócios