quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Mulher condenada a 12 anos de cadeia porque foi violada

Uma mulher afegã foi condenada a 12 anos de prisão porque foi violada. Os tribunais locais consideram a violação de Gulnaz, por parte do marido de uma prima, como adultério. A única forma de evitar a prisão é casar com o violador.

Uma mulher afegã foi violada por um primo, há dois anos. As autoridades locais consideram-na culpada de adultério, por isso Gulnaz foi condenada a 12 anos de cadeia.

Da agressão que Gulnaz sofreu aos 19 anos, nasceu uma menina que agora tem dois anos. É por ela que a mulher diz que vai aceitar casar-se com o agressor, como lhe foi proposto pelo tribunal, em vez de cumprir a pena. "Assim, a minha filha pode continuar a ter uma mãe", contou a mulher, explicando como aconteceu a violação.



"Tinha uma roupa suja que usava para o trabalho doméstico. Quando a minha mãe saiu entrou em minha casa e fechou as portas e as janelas. Comecei a gritar mas ele tapou-me a boca com as mãos", contou Gulnaz, na prisão de Badam Bagh, à "CNN".

As mulheres que passam pela mesma situação de Gulnaz, consideradas desonradas, são assassinadas pela vergonha que trazem à comunidade, quer pela própria família ou pelos entes do agressor. Viver na prisão é, por agora, o mais seguro para Gulnaz.

(Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui)

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Wall Street encerra no vermelho pela sexta sessão consecutiva

Crise da dívida soberana voltou hoje a penalizar os mercados norte-americanos. Wall Street caiu mais de 2% e completou a sexta sessão consecutiva em terreno negativo. 
O S&P 500 recuou 2,21% para os 1.161,79 pontos. O Dow Jones perdeu 2,05% para os 11.257,55 pontos e o Nasdaq caiu 2,43% para os 2.460,08 pontos.

Os mercados norte-americanos foram mais uma vez penalizados pela crise da dívida soberana na Zona Euro, que levou hoje os juros da dívida e os CDS (seguros contra incumprimento) para máximos em alguns países da região.

Na Bélgica, por exemplo, os juros da dívida atingiram máximos desde a fundação no euro. As "yields" pedidas pelos investidores no mercado secundário para deterem títulos de dívida da Bélgica a dois anos chegaram a disparar 69 pontos base para 4,987%. Nas taxas com maturidade inferior a 10 anos, as subidas foram superiores a 30 pontos base.

Outro sinal de preocupação chegou também da maior economia da Zona Euro. A Alemanha emitiu hoje um montante de dívida pública, que ficou abaixo do máximo que propôs vender.

O país queria colocar 6 mil milhões de euros mas não colocou mais de 3,664 mil milhões de euros, ou seja, 61% do total pretendido. A taxa de juro foi inferior à registada no leilão anterior, mas a procura decepcionou os economistas.

Além disso, também hoje foi divulgada a terceira contracção mensal consecutiva da actividade dos serviços e da indústria (PMI – índice de gestores de compras) na Zona Euro.

"A Europa está a ficar sem tempo. Há uma pressão real nos mercados da dívida. A única solução é o crescimento [económico] e os dados económicos são cada vez mais fracos", disse o estratega David Joy, da Ameriprise Financial, à agência Bloomberg.

No S&P foram os títulos do sector das matérias-primas e da banca que mais penalizaram. O Bank of America e o Citigroup caíram mais de 3% depois da Reserva Federal ter anunciado que vai realizar testes de “stress” mais rigorosos a 31 instituições financeiras.  

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Shakhtar Donetsk vs FC Porto - Online

O jogo entre o Shakhtar Donetsk e o FC Porto, a contar para a Liga dos Campeões pode ser visto através da SportTV1, ou então Online, para isso, siga o link abaixo indicado.


O jogo teve o seu inicio às 19H45 e neste momento as equipas encontram-se empatadas a 0-0



Link: Shakhtar Donetsk vs FC Porto

Vítor Gaspar é o 12º melhor ministro das Finanças europeu

Está à frente da sua ainda colega espanhola, do francês, do italiano e do grego. Deve a sua boa classificação às qualidades e conhecimento que lhe reconhecem. Se dependesse só se si, Gaspar seria o 5º melhor ministro europeu. O contexto do país é o que puxa para trás.

 
Mais uma vez, o Financial Times volta a publicar o seu “ranking” para avaliar quem são os melhores - e os piores – ministros das Finanças, considerando um universo um pouco bizarro: 19 países da União Europeia (que integra 27), 13 dos quais pertencentes ao euro (num total de 17).

Vítor Gaspar é um dos seis estreantes nesta avaliação e surge na 12ª posição, atrás do seu colega irlandês (Michael Noonan) e holandês (Jan Kees de Jager), mas à frente da ainda ministra espanhola (Elena Salgado), da austríaca (Maria Fekter), do seu colega francês (François Baroin), do italiano (Giulio Trementi, entretanto substituído por Mário Monti) e do ministro grego, Evangelos Venizelos, que figura no fim de uma tabela liderada pelo sueco Anders Borg. O segundo lugar é ocupado pelo alemão Wolgang Schauble.

A classificação decorre da ponderação de três critérios: o político, assente em opiniões recolhidas pelo jornal junto de sete economistas internacionais que julgaram três atributos (conhecimento dos assuntos, impacto das suas opiniões no palco europeu, e eficácia interna); o económico (que combina sete indicadores, entre os quais a recuperação do PIB desde a crise de 2008 e a evolução do défice e dívida públicos); e, por fim, o critério da credibilidade, que o FT assume poder medir-se pela evolução das “yields” da dívida pública a dez anos.

É no critério político que Vítor Gaspar melhor pontua, sendo considerado o 5º melhor ministro, depois do sueco, do alemão, do irlandês e do britânico. Já no critério económico e credibilidade, a classificação fica colada ao fundo da tabela: 16º e 18º lugares, respectivamente.

O FT apresenta Gaspar como antigo director de research do BCE "que teve de impor medidas de austeridade cada vez mais duras". "Sucesso longe de estar garantido", escreve o jornal.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

Galp abre dois novos postos de combustível em África

Petrolífera portuguesa abriu novas unidades de venda nas capitais da Gambia e da Suazilândia, mercados onde tem agora 34 postos de abastecimento e cujos volumes de negócios estão a crescer a dois dígitos.

 A Galp Energia abriu dois novos postos de abastecimento de combustível no continente africano, alargando a sua rede em Banjul, capital da Gambia, e Mbabane, capital da Suazilândia.

A petrolífera portuguesa passou assim a dispor de 11 postos de combustível na Gambia e de 23 na Suazilândia. “Com estas duas novas posições a Galp Energia reforça a sua presença e consolida a sua liderança no mercado de combustíveis daqueles países”, refere a Galp em comunicado.

Com uma quota de mercado de 38%, a Galp Gâmbia alcançou no primeiro semestre de 2011 um volume de negócios de 19 milhões de euros, mais 33% que em igual período de 2010 e 20 mil toneladas de produtos petrolíferos vendidos, mais 15% que no período homólogo. Quanto à Suazilândia, o volume de vendas da Galp Energia no primeiro semestre deste ano atingiu as 58 mil toneladas e o volume de negócios cresceu 27%, face a 2010, para os 52 milhões de euros.

A Galp Energia actua no mercado de distribuição de produtos petrolíferos em África a partir de
três pólos de desenvolvimento: a África Ocidental, que inclui Cabo Verde, a Gâmbia e a Guiné-Bissau, a África Austral-Índico, que inclui Moçambique e a Suazilândia, e a África Austral-Atlântico, que abrange Angola.

Para visitar a fonte da informação, click aqui

Sonda russa perdida no espaço volta a dar sinal de vida

Depois de duas semanas de silêncio, a sonda russa Phobos-Grunt - que tinha como destino uma lua de Marte e falhou a trajectória - finalmente deu os primeiros sinais, captados pela estação da Agência Espacial Europeia (ESA) na Austrália.

“Às 20h25 de 22 de Novembro, a estação da ESA em Perth, Austrália, estabeleceu contacto com a sonda russa Phobos-Grunt. Este foi o primeiro sinal recebido na Terra desde que a missão foi lançada a 8 de Novembro”, escreve a agência europeia em comunicado.

A sonda foi lançada acoplada a um foguetão Zenit a partir do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, e alcançou a órbita terrestre, de onde depois deveria seguir uma trajectória em direcção ao planeta vermelho. Mas, por razões ainda desconhecidas, os motores da sonda não foram accionados e a Phobos-Grunt não saiu da órbita da Terra, onde permanece até hoje.

Todas as tentativas de estabelecer contacto têm falhado, até agora. As equipas da ESA estão a “trabalhar com os engenheiros da Rússia para determinar qual a melhor forma de manter a comunicação com a sonda”, acrescenta o comunicado da agência.

A sonda “parece ter vida própria, ignorando os comandos a partir da Terra”, disse um especialista espacial russo à agência Itar-tass. “Por incrível que pareça, a sonda está a manter a sua órbita.”

Ontem, o porta-voz da agência federal russa espacial, Vitaly Davydov, admitiu que não há dados que permitam compreender o comportamento da sonda, que não é errático. “Simplesmente não sabemos o que se está a passar lá em cima.”

Davydov acredita que os fragmentos da sonda poderão cair na Terra algures entre o final de Dezembro e Fevereiro, avança a Itar-tass.

Recolher amostras de solo

A missão da Phobos-Grunt era recolher amostras de solo de Phobos, lua de Marte, e regressar à Terra em 2014. Os cientistas queriam determinar se Phobos é efectivamente uma lua do planeta vermelho ou se se trata de um pequeno asteróide (18 quilómetros de diâmetro) que ficou bloqueado em torno do Planeta Vermelho. Conhecer a origem de Phobos - o maior dos dois satélites marcianos - permitirá compreender os mecanismos da formação do sistema solar, indicou o cosmódromo de Baikonur.

Esta missão também era importante na medida em que a sonda transportava o primeiro satélite marciano chinês, o Yinghuo-1, que deveria ser colocado na órbita de Marte.

A sonda Phobos-Grunt foi a primeira tentativa da Rússia de proceder a uma missão de exploração interplanetária desde o falhanço de Novembro de 1996 aquando do lançamento da sonda Mars 96, que caiu no Oceano Pacífico. O último sucesso de uma missão interplanetária para Moscovo data da época da URSS, com o envio das sondas Vega que exploraram Vénus e o cometa Halley.


Para visitar a fonte da informação, click aqui

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Álbuns de Springsteen e Paul Simon no Grammy Hall of Fame

Discos históricos como «Born in the U.S.A.» de Bruce Springsteen e «Graceland» de Paul Simon vão entrar para o Grammy Hall of Fame de gravações.
 
Na lista anunciada pela Recording Academy encontram-se ainda o discurso «I Have a Dream» de Martin King Luther King Jr., «I Started Out as a Child» de Bill Cosby, «Exile on Main. St» dos Rolling Stones, «Santana» de Santana, «What´s Love Got Do With It», de Tina Turner e «Deja Vu» dos Crosby, Stills, Nash & Young, entre outros menos conhecidos. Todas as gravações têm que ter, pelo menos, 25 anos.

A 54º cerimónia dos Grammys está marcada para o dia 12 de Fevereiro no Staples Center de Los Angeles. Ainda não foram revelados os nomeados nas restantes categorias.


Se assim o desejar, visite a fonte da informação clicando aqui

PIB pressiona Wall Street

As bolsas norte-americanas foram ser penalizadas pelo crescimento abaixo do estimado nos Estados Unidos.

O índice industrial Dow Jones cedeu 0,46%, fixando-se nos 11.493,88 pontos, enquanto o índice tecnológico Nasdaq desvalorizou 0,07% a negociar nos 2.521,28 pontos.

O S&P 500, por seu lado, perdeu 0,41% para se estabelecer nos 1.188,06 pontos.

As praças do outro lado do Atlântico foram pressionadas pela divulgação de que o PIB dos EUA registou um crescimento no terceiro trimestre abaixo do que tinha sido previamente estimado.

A Boeing e a Intel fecharam a cair mais de 1,5% em baixa, bem como a Hewlett-Packard, que está foi penalizada pelo facto de ter apresentado previsões para os lucros abaixo das estimativas do mercado.

O sector financeiro também continuo sob pressão, especialmente devido à crise da dívida soberana na Zona Euro com o JP Morgan a ceder mais de 1%.


 Para visitar a fonte da informação, click aqui

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Nem um trabalhador do Estado escapará aos cortes nos subsídios

Vítor Gaspar garantiu esta tarde no Parlamento que todos os funcionários, sem excepção, sofrerão cortes nos subsídios de Natal e de férias, desde que tenham remunerações acima do salário mínimo. 

O corte nos subsídios de férias e de Natal a vigorar pelo menos até 2013 abrangerá todos os que prestem serviços para o Estado, não havendo qualquer excepção, nem para assessores recém-nomeados para o Governo, nem para funcionários autárquicos, nem para trabalhadores da Assembleia da República.

A garantia foi hoje dada pelo ministro das Finanças no Parlamento, na sequência de uma pergunta colocada por Nuno Reis, deputado do PSD, filho do antigo autarca barcelense Fernando Reis que nas ultimas autárquicas perdeu as eleições para o PS.

"Não haverá qualquer das excepções [de que se tem falado]". "Nem para assessores", nomeadamente os recém-nomeados cujo despacho de nomeação menciona a atribuição dos dois subsídios. Também não haverá excepções para "deputados ou trabalhadores da Assembleia da República". Nem tão pouco para "trabalhadores municipais, numa alusão ao município de Barcelos, onde o presidente da Câmara, do PS, já disse que pretende compensar os cortes salariais.

Para Vítor Gaspar, esta é uma questão "crucial para a percepção da equidade social na austeridade".


Para visitar a fonte da informação, click aqui

Impasse no orçamento provoca forte queda em Wall Street



O S&P 500 registou mesmo o maior ciclo de quedas desde Setembro. 
 
Os mercados norte-americanos encerraram hoje a cair mais de 1% devido ao impasse das negociações sobre os cortes orçamentais. Hoje é o último dia para o Super Comité, constituído por 12 membros dos partidos republicano e democrata, chegarem a um entendimento. Mas tudo indica que tal não será possível, o que poderá atirar a discussão para o próximo ano.

Os mercados abriram a sessão em queda mas acentuaram a tendência depois de um membro do partido democrata ter admitido que as negociações poderão não chegar a bom porto em tempo oportuno.

Os mercados encerraram assim em forte queda, com o S&P 500 a completar o maior ciclo de queda desde Setembro. O índice está em queda há quatro sessões consecutivo e fechou hoje a perder 1,86% para os 1.192,98 pontos.

O Dow Jones recuou 2,11% para os 11.547,31 pontos e o Nasdaq perdeu 1,92% para os 2.523,14 pontos. 


Para visitar a fonte da informação, click aqui