quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Festa do Livro no Museu do Oriente arranca na sexta-feira

O Museu do Oriente (MdO) vai promover a partir de 20 de Novembro a segunda edição da Festa do Livro, com títulos do catálogo do museu.
O público poderá adquirir «a preços convidativos», até 6 de Dezembro, obras que integram o catálogo publicado pela Fundação Oriente, segundo o divulgado em comunicado.

Trata-se de um conjunto de textos sobre os estudos da presença da língua, cultura e história dos portugueses na Ásia, de edições críticas de fontes históricas e de traduções (para chinês) de textos relevantes da Literatura e História de Portugal.

O espaço funciona diariamente (excepto à terça-feira), das 10:00 às 18:00. Às sextas-feiras, o público pode visitar das 10:00 às 22:00 horas.

A entrada é livre.


Visite a fonte da informação aqui

Governo vai informar escolas sobre novas regras da avaliação

A Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) revelou, esta terça-feira, a intenção do Governo de informar as escolas sobre a cessação dos procedimentos a seguir relativamente à avaliação dos professores, «pois haverá novas regras».

«As escolas vão ser informadas muito em breve que será desnecessário levar por diante os procedimentos, pois haverá novas regras», disse secretário-geral da FNE, no final de uma reunião com os secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura. O Governo reúne-se, esta quarta-feira, com as várias organizações sindicais do sector da Educação para apresentar o calendário negocial relativo à avaliação do desempenho dos professores e ao estatuto da carreira docente.

Até ao final de Dezembro, as reuniões irão repetir-se semanalmente. Em declarações aos jornalistas, o dirigente sindical mostrou-se satisfeito com os resultados da primeira reunião, sublinhando que «haverá um novo ciclo avaliativo», que irá decorrer «com outras regras». «Há razões para dizer que este é o continuar de um processo em direcção ao fim da avaliação do desempenho e ao fim da divisão de categorias entre professores titulares e não titulares», frisou o João Dias da Silva, recusando sempre utilizar o termo suspensão. Relativamente à situação dos professores que não entregaram os elementos de avaliação, o dirigente da FNE adiantou que da parte do secretário de Estado «não houve rejeição nem concordância» sobre a exigência de todos serem objecto de avaliação. Quanto à discussão das propostas alternativas apresentadas pela oposição, cuja discussão parlamentar está agendada para quinta-feira, João Dias da Silva considerou tratar-se de «um contributo importante».

«Mas, sempre dissemos que a solução se encontra em sede de negociação entre o Governo e as organizações sindicais», concluiu.

Veja a fonte da informação aqui

Argentina e Uruguai querem candidatura conjunta para Copa-30, diz jornal

Argentina e Uruguai deverão ter candidatura conjunta para a Copa do Mundo de 2030, que marcará o centenário dos mundiais de futebol, segundo reportagem desta quarta-feira matéria do jornal argentino "Clarín".

De acordo com a publicação, as federações dos dois países já apresentaram a ideia ao presidente da Fifa, Joseph Blatter, que teria ficado entusiasmado com o projeto.
O "Clarín" diz que a ideia de que o Uruguai volte a receber uma Copa cem anos depois de realizar a primeira edição, em 1930, agrada à Fifa. No entanto a entidade considera que, sozinho, o país não tem condições de organizar a competição --para isso precisa do suporte da vizinha Argentina.

O jornal ainda diz que as federações de Argentina e Uruguai apostam que a Fifa vê com bons olhos candidaturas conjuntas, após o sucesso na organização do Mundial de 2002, no Japão e na Coreia do Sul, e das Eurocopas de 2000, na Holanda e Bélgica, e 2008, organizada por Suíça e Áustria.

A próxima Copa do Mundo será disputada em 2010, na África do Sul. Quatro anos depois, será a vez de o Brasil ser o anfitrião.

Dez candidaturas brigam pelos Mundiais de 2018 e 2022. São elas: Austrália, Bélgica e Holanda, Inglaterra, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Qatar, Rússia, Espanha e Portugal, e Estados Unidos. Antes da Copa de 2030, ainda será realizado outro Mundial, em 2026.

Visite a fonte de informação aqui

Historiadores relacionam morte de Darwin com doença de Chagas

No ano do bicentenário de Charles Darwin (1809-1882), historiadores investigam novos indícios que relacionam a insuficiência cardíaca com a doença de Chagas, patologia que o estudioso contraiu em uma viagem à América do Sul.

Veja a restante informação clicando aqui

Avó britânica dá à luz 13 anos após ligar as trompas

Uma britânica de 43 anos deu à luz o quarto filho 13 anos após ligar as trompas.
Debbie Amos, que teve de fazer tratamento para engravidar de dois dos três filhos anteriores, descobriu a última gravidez quando já estava com mais de cinco meses.

Veja a restante informação aqui

Time Warner vai se separar da AOL

O conglomerado de mídia Time Warner anunciou no final da segunda-feira que vai promover a cisão de sua divisão America Online em 9 de dezembro, após nove tumultuados anos de uma das mais desastrosas fusões empresariais da história.

Pessoas e instituições que tiverem ações da Time Warner em 27 de novembro receberão uma ação da America Online como dividendo para cada 11 ações ordinárias da Time Warner que controlem.

Com base no preço de fechamento de 32,35 dólares das ações da Time Warner e em seu total de 1,17 bilhão de ações em circulação, a conversão confere um valor de mercado para a America Online de cerca de 3,44 bilhões de dólares.

Veja restante informação aqui

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Kaio Márcio nega ter dívida com ex-técnica

O nadador Kaio Márcio de Almeida, atual recordista mundial dos 200m borboleta em piscina curta, negou que tenha dívidas com sua ex-treinadora, Rosane Carneiro. De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira, o atleta teria deixado de repassar porcentagem de seus ganhos à técnica, como estava registrado em contrato. Além disso, ela também não teria recebido pagamentos no início da parceria, quando foi para a Paraíba treinar Kaio Márcio.

"Não tenho dívidas. O problema que tive com a Rosane não foi dívida, ou no aspecto profissional. O problema foi pessoal, de relacionamento. Por isso a parceria acabou. Eu acabei com a parceria. Se eu devesse alguma coisa, então quem teria de acabar com a parceria seria ela", disse o nadador.

Veja a restante informação aqui

Novas centrais na capital geram energia sem cortes

A ministra da Energia, Emanuela Vieira Lopes, visitou ontem as obras das três novas subestações, Cacuaco, Viana e Camama, que vão reforçar o fornecimento de energia eléctrica a Luanda.

As subestações estão associadas à nova linha de transporte de energia que vai ligar Capanda a Luanda. O director Nacional de Energia Eléctrica, Paulo Matos, que acompanhou a ministra, garantiu que estão a ser criadas condições para melhorar o fornecimento de energia à cidade de Luanda.

A subestação da Camama vai também suportar as novas edificações que estão a surgir na zona, como o estádio de futebol que vai ser palco da abertura e da final do Campeonato Africano de Futebol.

“Trata-se de uma visita de avaliação a projectos que estão a ser executados para reforço na rede de abastecimento de energia à região de Luanda. Estão previstas novas urbanizações e, também, algumas actividades industriais nestas zonas. Vamos melhorar a energia para estes objectivos”, acrescentou Paulo Matos. A subestação de Viana foi ampliada para receber a linha de alta tensão e a linha normal, de 220 kw.
A visita da ministra da Energia, que se enquadra no programa de acompanhamento e avaliação dos projectos de reabilitação e expansão da rede eléctrica, foi acompanhada pelos presidentes de conselho de Administração da EDEL e ENE, José Manuel António Francisco e Fernando Barros.

Mais projectos para Luanda

Vários projectos estão a ser executados para a melhoria e reforço da capacidade de produção de energia eléctrica na província de Luanda. Os projectos constam no programa de emergência para o reforço da capacidade termoeléctrica instalado na capital do país.
O objectivo é instalar 200 MW, entre Dezembro de 2009 e Abril de 2010, através da instalação de quatro novas centrais, que vão operar em regime isolado. Está igualmente em curso a reabilitação e modernização da central hidroeléctrica de Cambambe, incluindo o alteamento da barragem para garantir maior disponibilidade da central.

O Ministério da Energia está a preparar o projecto de construção da segunda central de Cabambe, o que vai permitir elevar a capacidade total do empreendimento para 700 MW. O projecto vai ser desenvolvido em 2013.
O projecto de reconstrução da Central Hidroeléctrica das Mabubas, que começa a operar em Dezembro 2010, está em execução.

No que se refere à melhoria e reforço da capacidade de transporte de energia e reforço de rede de alta tensão de Luanda, está em fase de execução o projecto de construção do sistema de transporte de energia eléctrica Capanda-Lucala-Luanda.
Ainda para Luanda, no domínio da distribuição, estão em curso projectos para a reabilitação e expansão das redes de média e baixa tensão, que incluem a construção de novas subestações nas áreas de Viana, CAOP, Morro Bento, Boavista, Zango, Ramiro e Benfica.

Visite a fonte de informação aqui

Bovespa fecha no maior patamar do ano

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em alta de 1,17% nesta terça-feira (17), o maior patamar deste ano. Chegando a atingir 67.405 pontos.

Mesmo assim, o percentual ainda está distante dos 73.516 pontos atingidos em maio do ano passado. A Bolsa Brasileira já acumulou o ganho de 79,5% em 2009 e o câmbio ficou em R$ 1,71.

As ações da Petrobras contribuíram para a alta e foram responsáveis por 20% do giro da bolsa.

Visite a fonte da informação aqui

EUA e China querem acordo com "efeito imediato" em Copenhague, diz Obama

Estados Unidos e China desejam que a conferência internacional sobre o clima, no próximo mês em Copenhague, resulte em um acordo com "efeito imediato", mesmo que o objetivo inicial de chegar a um acordo de cumprimento obrigatório esteja fora de alcance, anunciou o presidente americano Barack Obama em uma entrevista coletiva em Pequim ao lado do colega Hu Jintao.

A declaração acontece depois do clima pessimista de domingo (15), em que líderes mundiais, incluindo Obama e o anfitrião de Copenhague, o primeiro-ministro da Dinamarca Lars Lokke Rasmussen, haviam concordado em adiar um acordo legal e definitivo; na segunda-feira (16), o dinamarquês indicou o novo prazo de 2010.

Do mesmo modo, a declaração acontece depois de uma reunião com o presidente chinês, Hu Jintao, que pressionava por um resultado robusto em Copenhague e se recusou a apoiar uma proposta de destravar as negociações por meio de um acordo político menos ambicioso.

Depois de destacar progressos na questão nas conversações com o presidente Jintao, Barack Obama declarou: "Sem os esforços da China e dos Estados Unidos, os maiores consumidores e produtores de energia, não pode haver soluções".

"Concordamos em trabalhar juntos para alcançar um êxito em Copenhague", completou Obama.

"Nosso objetivo não é um acordo parcial, nem uma declaração política, e sim um acordo que cubra todas as questões nas negociações e que tenha um efeito imediato".

Maiores poluentes

China e Estados Unidos são os dois maiores poluentes do planeta e muitos países esperam iniciativas das duas grandes potências econômicas na Conferência sobre o Clima, prevista de 7 a 18 de dezembro para a capital da Dinamarca.

Em um comunicado conjunto, os dois países reiteram que um acordo em Copenhague deverá estar "baseado no princípio de responsabilidades comuns, mas diferenciadas", com metas de redução de emissões por parte dos países desenvolvidos e ações nacionais apropriadas de atenuação por parte dos países em desenvolvimento".

A comunidade internacional havia estabelecido o prazo de dezembro deste ano para chegar a um acordo para combater o aquecimento global a partir de 2013, mas houve um racha entre países desenvolvidos e em desenvolvimento sobre quem deve reduzir emissões, em quanto e quem deve pagar por isso.

Obama, que publicamente defende uma ação forte contra a mudança climática mas sofre para aprovar uma legislação de cumprimento obrigatório no Congresso dos EUA, defende a proposta de adiamento para 2010 do acordo de cumprimento legal obrigatório.

Com informações da France Presse e Reuters

Fonte: Folha Online